7 dicas para chá de revelação

mar 17, 2022 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Bebê a caminho? No comecinho da gestação, tudo é novidade, não é mesmo? E em meio àquele sentimento de ansiedade, que costuma permear quase toda gravidez, existem também muitos momentos especiais! Dentre eles, um bastante marcante pode ser descobrir o sexo do bebê. Por isso, para algumas famílias, nada é mais gostoso do que transformar esse momento em um chá de revelação!

Nós últimos anos, muitos dos chás de revelação têm sido comemorados como uma verdadeira festa, repleta de atividades para os pais, mães e seus convidados! Pensando nisso, que tal conhecer as melhores e mais divertidas brincadeiras para realizar com familiares e amigos? 🎈 Continue a leitura e confira 7 dicas para o seu chá de revelação!

Leia mais:
👉 Como evitar enjoo na gravidez?
👉 5 podcasts para mães escutarem
👉 Amamentação em livre demanda: o que isso realmente significa?

Como funciona o chá de revelação?

Para algumas famílias, descobrir o sexo do bebê é um momento muito esperado. Já para outras, ter um menino ou uma menina é apenas um detalhe. E há também aquelas famílias que, embora resolvam descobrir o sexo do bebê ainda na gestação, não são adeptas à festas e grandes comemorações. Por isso, fazer ou não um chá de revelação é uma decisão bastante particular!

Além disso, caso você tenha decidido realizar esse tipo de celebração, saiba que é possível fazer uma festa sem gastar uma fortuna. Afinal, a magia do chá de revelação está justamente na surpresa. Até para a família que está esperando o bebê! 🤰

Nesse sentido, até o momento da revelação, a família não pode saber se o bebê é um menino ou uma menina. Para isso acontecer, a mãe costuma escolher alguém de confiança, que será informada pelo(a) médico(a) sobre o sexo do bebê. Essa guardiã do segredo deverá guardar essa informação até o momento da festa, podendo participar e até mesmo organizar essa revelação especial.

7 dicas para chá de revelação

O chá de revelação costuma ser bastante parecido com um chá de bebê tradicional. Porém, pode envolver brincadeiras e dinâmicas que tornam essa festa ainda mais divertida! Vamos conhecer algumas dicas para tornar esse momento especial?

1. Melhor época

Há alguns poucos anos, era comum marcar o chá de revelação entre a 16ª e a 20ª semana da gestação. Isso porque, nesta época, espera-se que o bebê já esteja bem posicionado, de forma que facilite a visão do(a) médico(a) que irá fazer o ultrassom. E assim, a chance de acerto é bem maior!

No entanto, o exame de sexagem fetal já indica o sexo do bebê na 8ª semana de gestação. Então, se você escolher esse tipo de exame, poderá adiantar a data da festa! 🥰

2. Presentes

Por ser um evento relativamente novo para os brasileiros e brasileiras, algumas pessoas podem ficar em dúvida se devem levar algum presente no chá de revelação. 🎁 Por isso, como já acontece nos tradicionais chás de bebê, você poderá fornecer essa informação no próprio convite. Uma sugestão é dar dicas de presentes, como fraldas ou um mimo especial para o bebê.

3. Convidados

De forma geral, poucas pessoas são convidadas para um chá de revelação. Afinal, esse costuma ser um momento íntimo para a família, que convida apenas as pessoas mais próximas. Porém, isso não é uma regra! O importante é que você se sinta confortável com a sua lista de convidados, independente de quantos sejam.

Além disso, se você já definiu os possíveis nomes para o bebê, é comum colocá-los no convite. Dessa forma, a curiosidade já começa antes da festa! 🥳 Outra sugestão, é fazer os convites com as cores e tema que já escolheu para o chá de revelação.

4. Cores e tema

Tradicionalmente, as cores mais usadas nos chás de revelação são azul e rosa. Contudo, existe uma variedade imensa de cores, e você pode optar por elas para fugir do óbvio! É o caso do verde, roxo, laranja, amarelo, marrom, branco e até tons pastéis.

Lembre-se apenas de relacionar cada cor escolhida ao sexo do bebê, para deixar os convidados alinhados para as brincadeiras. Além disso, a revelação também poderá ser feita de acordo com essas escolhas de cores!

Quanto ao tema do chá de revelação, ele costuma ser mais infantil: ursinhos, nuvens, mamadeiras e chupetas, por exemplo. 👶 Por fim, balões e bexigas também são a cara dos chás de revelação! Por isso, não tenha receio de usá-los.

5. Comes e bebes

Muitos dos chás de revelação costumam acontecer aos finais de semana e durante o período da tarde. Contudo, sinta-se à vontade para fazer almoços especiais ou jantares também. Só não se esqueça de que o horário da festa define o cardápio, tudo bem?

Por exemplo, se o chá de revelação acontecer na hora do almoço, é interessante escolher pratos e bebidas leves. Se for à tarde, petiscos são uma ótima opção. Já se a sua família optar por um jantar, o cardápio poderá ser mais descontraído. Contudo, embora estas sejam práticas mais comuns, também não são regra!

Na verdade, o que é realmente costuma ser comum em um chá revelação são os docinhos. Não se sabe ao certo o motivo, mas eles nunca ficam de fora! Além de, claro, serem usados na decoração também. 🧁😋

6. Brincadeiras

As brincadeiras e o próprio momento da revelação do sexo do bebê são o que mais diferenciam o chá de revelação das outras festas! Sem elas, seria apenas um chá de bebê comum. Por isso, vamos às dicas de brincadeiras?

🎈 Peça aos seus convidados que escrevam em algum lugar (em um quadro negro ou em papéis) qual o seu palpite sobre o sexo do bebê. Depois da revelação, distribua prendas para quem errou!

🎈 No convite, peça que os convidados venham vestidos de acordo com a cor escolhida para cada sexo do bebê. Na hora da revelação, separe os convidados em dois times e crie uma pequena competição de torcidas!

🎈 Se você ainda não definiu os possíveis nomes do bebê, por que não pedir sugestões aos seus convidados? Ou então, caso você queira a opinião de familiares e amigos, monte uma lista e peça para que eles votem nos nomes que preferem! Por fim, se você já definiu os nomes e não os colocou no convite, que tal pedir para que os convidados tentem acertar?

🎈 Algumas brincadeiras que já são comuns nos chás de bebê, como tentar acertar o presente ou o tamanho da fralda, também cabem no chá revelação! O importante é fazer brincadeiras que façam sentido para a família do bebê e que deixem vocês confortáveis, tudo bem?

7. Revelação

É chegado o ponto alto do chá de revelação: a descoberta do sexo do bebê! No Brasil, costuma-se utilizar os bolos personalizados, que são decorados na parte interna de acordo com a cor escolhida para cada sexo do bebê. Por isso, somente quando a família corta o bolo, é que descobre se é menino ou menina!

Entretanto, existem outras opções de revelação, que tão bacanas quanto:

💗 Uma caixa bem grande, cheia de bexigas de gás hélio, é uma opção divertida para a revelação. Desta forma, quando a família abre a caixa, os balões coloridos voam, criando uma cena linda!

💗 Você se lembra daqueles balões enormes, recheados de doces, que costumavam fazer a festa da criançada? Eles também podem ser uma opção para o chá de revelação! É só trocar os doces por confetes ou papéis coloridos, por exemplo. Assim, ao estourar o balão, os confetes coloridos irão cair, revelando o sexo do bebê.

💗 O momento da revelação também pode envolver uma brincadeira com a família. É possível, por exemplo, vendar os olhos das pessoas da família, pintar as palmas suas das mãos de acordo com o sexo do bebê e pedir para eles carimbarem uma blusa branca. Legal, não é?

💗 Os pós coloridos também têm roubado a cena! A família pode jogar o pó para o alto, mas também em direção aos convidados. Então, se esta for a sua escolha, que tal pedir para que todos vistam branco? Assim, o contraste com a cor do sexo do bebê será maior e mais divertido!

💗 Sinalizadores coloridos também costumam ser muito utilizados. Neste caso, é importante cobrir a embalagem do sinalizador, para não dar spoilers, hein?

💗 Fogos de artifício coloridos podem ser uma opção, sobretudo se você escolheu fazer a festa no período da noite. Só lembre-se de optar pelos silenciosos!

Seja qual for a sua escolha para a revelação, tome apenas muito cuidado com a segurança da família e dos seus convidados. Evite acidentes e bom chá de revelação! 😉

Dicas da Leiturinha para a chegada do bebê

Aproveitando o clima do chá de revelação, que tal conhecer alguns livros que irão preparar a sua família para a chegada do bebê? Inclusive, eles podem ser ótimas opções de presentes para os futuros pais, mães e responsáveis! Por isso, conheça as sugestões da Loja Leiturinha agora mesmo:

A Incrível Jornada

A Incrível Jornada

O livro A Incrível Jornada é um diário que acompanha e ajuda a preparar as mulheres, tanto aquelas que estão tentando engravidar quanto as que já estão passando pela gestação. Uma das aventuras mais espetaculares da vida, o sonho de gestar, alimentar e educar uma criança costuma vir acompanhado de muitos desafios: consultas, exames, mudanças no corpo e na rotina, além de dúvidas. Várias dúvidas!

Por isso, A Incrível Jornada traz informações de qualidade e inspira você a eternizar as memórias desse período tão especial. Produzido com a participação de especialistas, o livro traz informações e dicas focadas em três etapas: as tentativas, a gestação e a amamentação. E inclui espaços para anotações, funcionando como um diário de memórias!

👉 Clique aqui para comprar o livro “A Incrível Jornada” na Loja Leiturinha!

2 em 1

2 em 1

Para o olhar da gestante, a literatura pode ser um alívio, uma provocação ou um retrato. Pensando nisso, que tal conhecer um pouco do que se convencionou chamar “maternidade real”?

No livro 2 em 1, a poeta Alice Ruiz nos traz o olhar da mãe, que vive as lutas cotidianas para cercar seu pequeno dos cuidados necessários e que, ainda, se descobre uma nova mulher, a cada curva da sua história! Nesta reunião, os textos de Alice Ruiz expõem o lado mulher-forte da poeta. Cada poema é como uma fotografia!

👉 Clique aqui para saber mais sobre o livro “2 em 1” na Loja Leiturinha!

Meu Livro de Recordações do Bebê

Meu Livro de Recordações do Bebê

O Meu Livro de Recordações do Bebê é um grande registro dos primeiros meses de vida das crianças. Afinal, a cada novo dia, os pequenos e pequenas vivem novas e importantes descobertas!

Por isso, este é um livro para os pais anotarem as principais lembranças e memórias, desde o nascimento do bebê até os primeiros anos de vida. Com ele, será possível que seu pequeno ou pequena conheça sua história de vida. A partir do seu olhar, de suas memórias afetivas, sabendo um pouco mais sobre sua família e sobre os detalhes que o tornam único!

👉 Clique aqui para ver o livro “Meu Livro de Recordações do Bebê” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas para o chá de revelação? E das sugestões de leitura que irão preparar a família para a chegada do bebê? Se você quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças, chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Paula Piffer

Acredita que a literatura transforma as pessoas e a educação transforma o mundo!

    Acompanhe nossas redes sociais