Dislexia: superando os desafios com a leitura

set 23, 2015 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança, Escola, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Coluninha | Por Cíntia Salgado.

Os primeiros anos de vida são essenciais no desenvolvimento da criança. Assim, aprender a falar, correr, brincar e ler são peças fundamentais no processo de aprendizagem. O prazer e a motivação pela leitura ampliam as habilidades de comunicação e cognição de nossos aprendizes nesta fase da vida.

No entanto, muitas crianças apresentam mais dificuldades comunicativas, ainda mais evidentes no período de alfabetização. Este pode ser um sinal de dislexia.

O que é a Dislexia?

A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a aprendizagem da leitura em torno de 5% da população escolar infantil.

Embora as crianças com este transtorno inicialmente se esforcem e tenham interesse em aprender a ler, com o passar do tempo, o desempenho não é compatível com sua inteligência. Isto faz, em muitos casos, com que os pais e professores julguem ser preguiça ou qualquer outro tipo de problema, emocional ou comportamental.

As dificuldades na leitura para pessoas com dislexia estão relacionadas a não identificação de letras, leitura muito silabada e lenta, além de falhas na memória envolvendo os sons das letras (estas características podem variar para cada indivíduo).

As Dificuldades na Leitura

A criança pode demorar muito tempo na tentativa de ler uma palavra. A frustração pode fazer com que ela se afaste dos livros e, consequentemente, perca (ou nem adquira!) o prazer pela leitura. Portanto, a escolha dos livros é fundamental no auxílio a estas crianças.

Inicialmente, no processo da leitura são indicados livros com palavras curtas e mais simples, texto pequeno e letra bastão maiúscula; com o tempo, o texto pode se tornar maior, com palavras mais complexas até que a criança adquira a velocidade ideal para uma leitura em voz alta fluente; temas instigantes, atuais e relacionados à sua cultura podem proporcionar maior motivação para que se mantenha na atividade.

Pequenos com dislexia podem se tornar leitores!

A família pode e deve introduzir o hábito da leitura em casa. Os momentos prazerosos sempre reforçam positivamente a evolução de seu filho!

É extremamente importante que família e escola tenham a sensibilidade em detectar estas dificuldades com orientações, acompanhamento de profissionais especializados e adaptações – como por exemplo, oferecer mais tempo para a criança ler e estimular a leitura em voz alta para auxiliá-la na compreensão.

O que todos precisam saber é que a criança com dislexia pode sim aprender e gostar de ler, desde que com estratégias diferenciais e respeitando-se o tempo de aprendizagem, que é naturalmente mais lento que o tempo das crianças proficientes.

O incentivo ao magnífico universo da leitura, é uma das principais ferramentas que proporcionará segurança à criança no seu ambiente escolar, familiar e social.


Cíntia Alves Salgado Azoni é fonoaudióloga e professora do curso de fonoaudiologia da UFRN. Atua há 15 anos com estimulação da leitura em crianças com dislexia.

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais