Em primeiro lugar o processo de aprendizado da linguagem não é nada simples e envolve diversos fatores. Para falar, o pequeno precisa escutar bem, ter um entendimento daquilo que ouve, fazer um raciocínio lógico, escolher palavras. Enfim, são muitos fatores envolvidos. Por isso, é muito comum encontrarmos dificuldades ao longo desse caminho do desenvolvimento da linguagem. Você sabe quais são os distúrbios da fala em crianças? Confira:
Atraso na fala
Sempre temos que pensar que cada pequeno é único e por isso também tem um desenvolvimento singular. Nem sempre uma criança não estar no mesmo estágio de desenvolvimento de outras, significa que tenha alguma coisa errada. Mas é sempre importante prestar atenção e investigar. A aquisição dos sons geralmente acontece da seguinte maneira:
- 18 meses: b, m;
- 2 anos: p, t, d, n;
- 2 anos e meio: k, g, n;
- 3 anos: f, v, s, z;
- 3 anos e meio: x (ch), j;
- 4 anos: l, lh, r, rr, s e r intermediários e encontros consonantais.
Aos 4 anos é esperado que o pequeno já tenha adquirido a capacidade de enunciar todos os sons. Se os pais perceberem que a criança está muito atrasada em relação a essa tabela ou não está adquirindo os sons corretamente. Por isso, é importantíssimo procurar uma ajuda profissional, o mais rápido possível.
Disfluência
Existem diferentes tipos de disfluência, por exemplo:
- Gagueira do desenvolvimento
Repetições de fonemas e sílabas, repetições de partes das palavras, prolongamentos de fonemas, bloqueios e pausas preenchidas.
- Disfluências comuns
Repetições de palavras inteiras, partes de frases ou frases inteiras e revisão de palavras.
- Caráter voluntário ou involuntário
Na disfluência comum há um grau de deliberação e controle da fala, ao contrário da gagueira do desenvolvimento que é completamente involuntária.
- Comportamento do corpo
Crianças que gaguejam podem apresentar tensão no rosto e/ou corpo e movimentos corporais associados à fala. Já na disfluência não há esse tipo de movimento ou tensão.
Apraxia da fala
A apraxia da fala é um distúrbio neurológico que interfere nos movimentos que produzem os sons linguísticos. Ou seja, trata-se de uma perturbação motora da fala que começa na infância e pode persistir até à idade adulta. Os sintomas da apraxia da fala infantil podem ser notados a partir dos 2 anos de idade. Em geral, a criança tem uma fala bastante limitada e pouco clara.
No entanto os distúrbio caracteriza-se pela dificuldade de planejar os movimentos necessários para produzir fonemas e construir palavras, o pequeno não consegue programar a sequência da fala. É como se a criança conseguisse pensar o que quer dizer, mas não consegue transformar esse pensamento em palavras.
Esses são os distúrbios da fala em crianças que são mais comuns de serem encontrados. Conta para a gente, seu pequeno sofre de algum desses acima?
Leia mais:
- Como saber se seu pequeno tem atraso de fala?
- Desenvolvimento da fala: descubra o que é esperado para cada idade
- A importância da fala no processo de alfabetização