Os brinquedos dos seus filhos são separados por gênero?

Jun 28, 2017 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Família, Parentalidade

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você já reparou, ao entrar em uma loja de brinquedos, como as seções são muito bem definidas entre os brinquedos de meninos e os brinquedos de meninas? Não é de hoje que esse departamento se organiza dessa maneira. De um lado, uma imensidão cor-de-rosa, com bonecas, casinhas, e eletrodomésticos de brinquedo. Do outro lado, majoritariamente em azul e verde, os carros, aviões e super-heróis.

Os brinquedos sem gênero

Há algum tempo, vem surgindo um debate sobre a divisão tão rígida, desde cedo, entre o que é de menino e o que é de menina. Pensando nisso, algumas empresas ao redor do mundo tem se posicionado e criado brinquedos “sem gênero”, a fim de acabar com essa divisão e deixar que os pequenos brinquem juntos.

Aqui no Brasil, o Setor industrial de Laranjal Paulista (SP), maior polo industrial no setor de brinquedos, está investindo nessa produção também. Para isso, tem apostado na fabricação de, entre outros itens, kits de limpeza e cozinha nas cores verde e azul e carros cor-de-rosa. Essa ideia começou em 2011 e, embora no início tenha sofrido certa resistência por parte do público, hoje já faz bastante sucesso entre os clientes, tanto os pais quanto os pequenos.

Por que refletir sobre isso?

É muito importante colocar essa questão em debate pois, muitas vezes, o preconceito vem do próprio adulto. Ao deixar que as meninas se divirtam também com os brinquedos ditos “de menino”, contribui-se para que elas sejam mais exploradoras e independentes. Por outro lado, quando os meninos brincam com kits de cozinha e limpeza ou com bonecas, eles entendem desde cedo como funciona a dinâmica de um lar.

As crianças são curiosas e muito espertas e se espelham no que aprendem em casa. Se a família não limita ou restringe as brincadeiras, dificilmente, a criança irá separar os brinquedos e brincadeiras entre meninos e meninas. Afinal, não podemos esquecer que  brincar é brincar e brinquedo é brinquedo!

E você? O que acha dessa ideia dos brinquedos “sem gênero”? Qual a brincadeira favorita dos pequenos aí na sua casa?

Leia mais:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais