Até quando as crianças devem acreditar no Coelhinho da Páscoa?

abr 15, 2022 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Participar do universo fantasioso dos pequenos e pequenas é mesmo uma delícia! Nesse sentido, a Páscoa pode ser um momento bastante especial para estimular o pensamento inventivo das crianças. Afinal, as idealizações que permeiam as datas comemorativas são importantes para seu desenvolvimento cognitivo e também emocional. Por isso, podemos aproveitar essas situações para propiciar um jogo simbólico junto às crianças. Mas, pensando nisso, até quando as crianças devem acreditar no Coelhinho da Páscoa? 🐰 Saiba mais no texto abaixo!

Leia mais:
👉 Como criar crianças curiosas?
👉 Ler para ser protagonista da sua história
👉 Por que incentivar a troca de cartas entre crianças?

A importância da fantasia para as crianças

Quando as crianças têm a possibilidade de expressar suas fantasias através da imaginação, seus limites são ultrapassados. 🌈 Afinal, por meio das brincadeiras de faz de conta, os pequenos e pequenas vivenciam infinitas possibilidades de ser!

Por isso, quando representam seu imaginário no mundo real, as crianças expandem suas capacidades e exercitam habilidades importantes. É o caso da criatividade, da autonomia, da confiança em si e também da tomada de decisões. No entanto, é fundamental que as crianças possam representar sem medo da imposição do mundo adulto, tudo bem?

Nesse sentido, os adultos podem aproveitar para incentivar os pequenos e pequenas a vestir fantasias, cantar cantigas populares, imitar seus personagens favoritos, encenar suas histórias prediletas e até inventar novas formas de se comportar! Isso porque, a partir do mundo imaginário, a criança poderá compreender melhor o mundo real. 😉

Além disso, incentivar a crença em elementos simbólicos (como é justamente o caso do Coelhinho da Páscoa, do Papai Noel ou da Fada dos Dentes), ajudará seu pequeno ou pequena a elaborar uma série de reservas afetivas. E essas lembranças prazerosas, por sua vez, servirão como um espaço seguro e confortável para que ele possa se refugiar. Sempre que necessário!

Até quando as crianças devem acreditar no Coelhinho da Páscoa?

A partir de certa idade, geralmente aos sete ou oito anos de idade, é natural que as crianças passem a se dar conta das diferenças entre o mundo real e o fictício. Por conta disso, os questionamentos em torno dos simbolismos culturais, como o Coelhinho da Páscoa, também começam a surgir.

Quando isso acontecer, cabe aos pais, mães e pessoas responsáveis conversarem com seus pequenos e pequenas, de forma honesta e sincera, sobre essa nova percepção. 💬 Afinal, negar a realidade e continuar a estimular a fantasia, nessa altura do desenvolvimento infantil, já não é uma opção.

Ao mesmo tempo, os adultos não devem romper com os simbolismos de forma abrupta e precipitada. É sugerido respeitar o tempo da criança, bem como o tempo das suas próprias descobertas. Por isso, que tal fazer perguntas que estimulem seu raciocínio lógico e permitir que as crianças realizem suas investigações?

Como celebrar a Páscoa com as crianças mais velhas?

Caso as suas crianças já não acreditem no Coelhinho da Páscoa, a celebração poderá ser feita de uma forma mais reflexiva, mas ainda lúdica! Por isso, uma sugestão é continuar a utilizar recursos (visuais e expressivos) para vivenciar essa festa junto ao seu pequeno ou pequena, como cartazes, cartões e decorações temáticas. 🐇 Isso porque a Páscoa continua sendo um momento especial em família, não é mesmo?

Ainda, uma outra dica é não deixar de conversar com as crianças sobre assuntos que cabem nesse momento, como consumo consciente, alimentação e até religiosidade, por exemplo. E por que não propor brincadeiras que agradem crianças e adultos de todas as idades, como uma caça aos ovos de Páscoa?

Por fim, o mais importante: aproveite o feriado para ler livros infantis, assistir a filmes que abordem esse tema e lembre-se de refletir com sua criança sobre essa época tão divertida e particular do ano! ❤️

Dicas da Leiturinha para a Páscoa

E se, junto ao ovo de chocolate, o seu pequeno leitor receber também um livro infantil? Essa é uma forma de tornar a celebração da Páscoa ainda mais significativa e inesquecível para as crianças! Com certeza, essa atitude será responsável por uma memória muito bonita. 🥰

E não precisa ser, necessariamente, um livrinho temático. Qualquer obra que puder se conectar, de alguma forma, com o momento que estamos vivendo, será especial. Então, vamos às recomendações da Loja Leiturinha?

Cadê o Meu Coelhinho?

Cadê o Meu Coelhinho

Se a sua criança ainda acredita no Coelhinho da Páscoa, ela irá adorar as texturas e as imagens de cores vibrantes do livro Cadê o Meu Coelhinho?. É só seguir o coelhinho e descobrir as muitas texturas que vão ajudar no desenvolvimento sensorial dos pequenos e pequenas! 🌼

👉 Clique aqui para conferir o livro “Cadê o Meu Coelhinho” na Loja Leiturinha!

O Pulo do Coelho

O Pulo do Coelho

Em O Pulo do Coelho, conhecemos Gusmão, um menino “querente”. Queria aprender o passinho de dança, queria tomar chuva sem hora pra acabar, queria acalmar a avó. Queria tudo e ao mesmo tempo! Como toda criança!

Um dia, Gusmão teve um sonho. Sonhou que era um coelho e que estava em um circo. 🎪 Mas Gusmão, todo querente, não queria ser coelho, queria mesmo era ser mágico. No meio dessa aventura circense, o menino vai descobrir que o mais importante é não desistir do próprio sonho.

👉 Clique aqui para ver o livro “O Pulo do Coelho” na Loja Leiturinha!

A Fantástica Fábrica de Chocolate

A Fantástica Fábrica de Chocolate

Charlie Bucket adora chocolate. 🍫 E o Sr. Willy Wonka, o mais incrível inventor no mundo, está abrindo os portões de sua Fantástica Fábrica de Chocolate para cinco crianças sortudas. É um prêmio de uma vida! Quebra-queixos, doces mexe-mexe e um rio de delícias de chocolate derretido os aguardam. Charlie precisa apenas de um Cupom Dourado, e essas guloseimas poderão ser todas dele!

👉 Clique aqui para comprar o livro “A Fantástica Fábrica de Chocolate” na Loja Leiturinha!

Você gostou das dicas da Leiturinha para celebrar a Páscoa? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais