Todo mundo sabe que crianças são cheias de energia e passam o dia brincando, animadas e sem vontade de parar. Criar um hábito de relaxar o corpo e se preparar para dormir parece um desafio impossível para os pais, que são vistos como chatos pelos pequenos quando os chamam para ir para a cama. Mas, como transformar a hora de dormir em algo prazeroso, divertido e relaxante? Pensando nisso, preparamos 5 dicas para ajudar no sono das crianças. Confira!

1. Crie uma rotina

Por mais que a palavra “rotina” assuste, por ser vista por adultos como algo enfadonho, para crianças é eficaz. Criar hábitos como “a hora de brincar”, “a hora de comer”, “a hora de se arrumar”, dentre outras, é bom e ensina sobre disciplina. 

Manter um horário para “desligar a mente” e se preparar para o soninho é bom para os pequenos entenderem que a noite é feita para o descanso. Diminuir a iluminação do quarto, restringir o uso de conteúdos estimulantes e criar momentos em família para esse horário são ferramentas bastante úteis.

2. Faça disso um momento em família

Não adianta pedir para que a criança descanse se a casa continua em ritmo frenético. Para a criança, ver os demais membros da família se divertindo e fazendo barulhos altos pode soar como punição, como se ela não fizesse parte da vida familiar.

É importante que os demais membros entrem em um ritmo mais relaxado e tranquilo para que a criança entenda que é hora de todos descansarem. Tornar o momento algo gostoso inclui ler histórias para dormir, meditar em família, ouvir cantigas de ninar junto da criança. O importante é mostrar que é um horário especial para todos.

3. Fique de olho na alimentação

Dormir de barriga pesada não é uma boa ideia nunca. Para os pequenos, a sugestão é incluir na rotina alimentos leves como sopas, chás, pequenas porções e sucos que acalmam, como maracujá. Facilitar a digestão é essencial, não apenas para as crianças.

4. Incentive a criança a ter o seu cantinho do sono

Quando o pequeno quer dormir com os pais, o coração amolece e a tendência é deixar, mas é importante que a criança tenha amor pelo seu cantinho e sua cama.

Para isso, é legal investir em um travesseirinho aconchegante, alguma pelúcia ou cobertorzinho que favoreça a criação de um laço afetivo da parte da criança. Use a imaginação do pequeno ao favor da hora do sono.

Recursos como um umidificador com óleos essenciais (como o de lavanda, por exemplo), podem ajudar muito. E um abajur que crie uma luz diferenciada para a noite pode dar um toque mágico ao momento.

5. Use conteúdos ao seu favor

No PlayKids App há uma quantidade enorme de conteúdos para serem usados nestes momentos. Um deles é o Conteúdo Original Balãozinho, que traz meditações exclusivas feitas para os pequenos, com áudios que incentivam a imaginação, a respiração e o relaxamento. Há inclusive uma meditação chamada “Para dormir”.

Além disso, no vagão “Seleção especial” há uma curadoria chamada “Hora de Dormir”. Ela traz os melhores conteúdos para serem assistidos/ouvidos pelas crianças antes de pegar no sono. Há conteúdos de Patati & Patatá, Xuxa, Bia & Nino, Eu Amo Aprender, dentre outros.

A curadoria “Era uma Vez” também pode ser útil, já que traz contações de história em um ritmo mais tranquilo e relaxante.

Além disso, o vagão “zZz” do app traz um cenário inspirador, mostrando o personagem Junior dormindo. Durante o tempo demarcado pelo usuário, uma cantiga de ninar é executada, pronta para embalar a soneca do pequeno.

Espero que essas dicas sejam úteis e encerro desejando ótimas noites de sono e os sonhos mais lindos para toda a família!

Para ter acesso a esses e outros conteúdos incríveis junto com seu pequeno, em um ambiente totalmente seguro, assine o PlayKids App, disponível para iOS e Android.

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João Godoy é editor de conteúdo da PlayKids. Roteirista e produtor criativo, é um dos criadores dos personagens da série animada O Pequeno Mundo de Dante.