Biografias para crianças lerem e conhecerem da Loja Leiturinha

jun 30, 2020 | Leiturinha, Loja Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

As biografias são gêneros textuais que narram a vida de pessoas que, de alguma forma, tornaram-se marcantes ou impactaram de alguma forma a história. Estes textos trazem informações e dados biográficos da história de vida de determinada pessoa, mas não só. As biografias apresentam aos leitores as conexões entre o contexto social e história de vida e como as ideias ou práticas dessa pessoa afetaram o curso da história e vice versa. 

Com todas essas características, as biografias são importantes fontes de conhecimento da história. São fundamentais para entendermos como ações tomadas por uma pessoa podem, por vezes, mudar todo cenário histórico. Assim, ler biografias para crianças é uma ótima forma de inspirá-las e uma importante fonte de conhecimento. Por isso, separamos algumas biografias para crianças lerem e conhecerem da Loja Leiturinha. 

Inspirar os pequenos a serem tudo o que quiserem ser

Inspirar os pequenos a serem tudo o que quiserem ser é nosso maior objetivo enquanto pais. Mostrar um horizonte e dizer que depende dele a alcançá-lo, oferecendo todo apoio no caminho. Mas a realidade não é simples assim. Apresentar aos pequenos histórias de personagens reais marcantes, é uma forma de construir com eles a noção de historicidade. Afinal, todos nós estamos submetidos a condições históricas. Até que ponto um contexto te determina? Até que ponto suas ações podem impactar no curso da história?

Biografias nos mostram também como o preconceito, a desigualdade social e as crenças e valores de uma época, podem impactar em sonhos e histórias de vida. É uma ótima maneira também de gerar a reflexão e conversas. O que mudou?  O que continua igual? Se tal personalidade vivesse hoje, ainda passaria pelas mesmas situações? Se ele ou ela tivesse nascido em uma família com outro contexto social, como seria?

A representatividade importa

Mulheres fortes, grandes artistas, cientistas e empreendedoras, podem ser inspiração para deixar claro que sim, as mulheres podem ser o que quiserem. Representatividade negra, por sua vez, mostra a história que queremos e precisamos conhecer.  A história de pretos e pretas que fizeram e fazem a diferença e são fonte de inspiração para todos nós. 

São nessas pessoas que queremos que nossos filhos se inspirem. Então, ao escolher uma biografia para apresentar ao seu pequeno, saiba que estará ampliando seus horizontes e dando-lhe mais senso crítico sobre a vida.

O perigo da história única

Quem nos alertou recentemente sobre o perigo de uma história única foi Chimamanda Ngozi Adichie, escritora nigeriana reconhecida mundialmente. Ela aponta os perigos de só conhecermos um lado, uma versão, da história. Bem, as biografias são uma ótima oportunidade para se ter contato com diversas realidades e perspectivas dos fatos históricos.

Biografias para crianças lerem e conhecerem

Sabendo da importância desse gênero literário para os pequenos, na Loja Leiturinha preparamos uma categoria só para Biografias. Lá, você pode conferir algumas biografias escritas só para os pequenos, com foco em trazer esse conhecimento de forma acessível e lúdica.

Mulheres fortes, escritoras e personalidades políticas negras, grandes artistas clássicos… Tem um pouco de tudo por lá! Vamos conhecer?

1.  Garoto da Camisa Vermelha

 

Este é um livro autobiográfico do autor Otávio Júnior. A história do autor e do protagonista do livro se entrecruzam o tempo todo e mostram como o encontro com um livro no meio do lixão mudou o curso de sua história de vida. Para saber mais ou adquirir, acesse: O Garoto da Camisa Vermelha. 

 

2. Dorina Viu

Este livro conta um pouquinho da história de Dorina Nowill, uma mulher visionária e muito sensível que enxergou além de seu tempo e para além das aparências. Ela fez a diferença por onde passou! Hoje, existe uma fundação que leva seu nome e que, há mais de 70 anos, é referência em inclusão social. Para saber mais ou adquirir, acesse: Dorina Viu. 

3. Pequenos Compositores

 

A música está presente em muitos momentos de nossas vidas, marcam momentos felizes e também alguns não tão felizes assim. Essa coleção de livros infantis apresenta a vida e obra dos grandes compositores Heitor Villa-Lobos e Wolfgang Amadeus Mozart para crianças! Para saber mais ou adquirir, acesse: Pequenos Compositores. 

4. Biografia do Monteiro Lobato

Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Emília… Agora os pequenos vão conhecer mais sobre a vida e obra do autor do clássico Sítio do Picapau Amarelo. Essa Coleção de livros infantis vai apresentar a biografia do Monteiro Lobato para crianças, de uma forma leve e divertida! Para saber mais ou adquirir, acesse: Biografia do Monteiro Lobato. 

5. Grandes Artistas

 

A Coleção Grandes Artistas traz a história de três artistas latino-americanas, Frida Kahlo, Violeta Parra e Clarice Lispector. Recheados de informações sobre a vida e a obra dessas artistas, os livros infantis da coleção têm caráter biográfico e inspiram os pequenos a buscarem seus sonhos e não terem medo de serem quem são! Para saber mais ou adquirir, acesse: Grandes Artistas. 

6. João, Joãozinho, Joãozito

Livro presente na Coleção Guimarães Rosa para Crianças. “A chaminé da locomotiva soltou uma nuvem de fumaça e o trem seguiu valente, sempre em frente, sempre em frente. Joãozito sentiu um aperto no coração. Depois se lembrou dos livros da biblioteca e se ajeitou no seu banco todo felizinho.”. Finalista do 59º prêmio Jabuti, na categoria Infantil, este livro conta com uma narrativa poética, a infância de João Guimarães Rosa. As imagens completam o texto e, a cada página virada, vai ser impossível não se apaixonar ainda mais pelo menino Guimarães, depois de conhecer tão a fundo sua infância no interior de minas e compartilhar seu amor pelas palavras e pelos animais! Para saber mais ou adquirir, acesse: João, Joãozinho, Joãozito.   

7. Coleção Black Power

A Coleção Black Power, leva o nome de um movimento pelos direitos dos negros ocorrido nos EUA nas décadas de 1960 e 1970, luta que, infelizmente ainda é necessária nos dias de hoje em diversos países. Acreditando no poder dos livros como força transformadora, essa Coleção apresenta biografias de personalidades negras que são exemplo para as novas gerações. Esses livros são voltados para crianças e adolescentes. A ideia é que elas percebam que podem ter representatividade negra desde a infância! Para saber mais ou adquirir, acesse: Coleção Black Power.   

8. Pequenos Artistas

A arte é fundamental para que nos coloquemos no mundo enquanto sujeitos, expressando nossas subjetividades, habilidades e individualidades e contribuindo para um olhar mais crítico e sensível sobre o mundo. A Coleção de livros infantis Pequenos Artistas apresenta a arte para crianças por meio da vida e obra de Degas, Van Gogh e Monet! Para saber mais ou adquirir, acesse: Pequenos Artistas.   

9. Coleção Filosofinhos

Pensando na importância de trazer a filosofia para crianças, a filósofa Maria de Nazareth Agra Hassen, em parceria com a Tomo Editorial, lançou a Coleção Filosofinhos, uma coleção de livros infantis que conta com nove títulos que apresentam as histórias dos filósofos: Sócrates, René Descartes, Sigmund Freud, Sartre, Simone de Beauvoir, Platão, Karl Marx, Immanuel Kant, Jean Jacques Rousseau e Aristóteles. Para saber mais ou adquirir, acesse: Coleção Filosofinhos.   

Para saber mais e garantir muita diversão e aprendizado em sua casa, acesse a Loja Leiturinha!

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais