4 brincadeiras para aprender inglês na infância

Mar 22, 2023 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança, sem categoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Que a melhor forma para aprender é brincando, todo mundo já sabe, e, obviamente, com o inglês não seria diferente! O fator ludicidade para a vivência e absorção da língua inglesa é super importante para que a criança se torne efetivamente bilíngue a longo prazo. E, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a estratégia para estimular o inglês é extremamente importante, mais, às vezes, do que a própria língua. Por isso, aqui vão 4 dicas de brincadeiras para aprender inglês para você estimular a sua criança em casa!

1. Red light green light

Essa brincadeira é ótima para crianças que amam correr e são super ativas! Para brincar é simples e a partir de duas pessoas já dá certo! Uma das pessoas vai ficar em um lado de um cômodo, quadra ou praça enquanto a(s) outra(s) ficarão do outro lado. O objetivo é chegar o mais rápido possível no Sign (que é a pessoa que fala: red light or green light). Quando essa pessoa fala GREEN LIGHT, ela deve se virar de costas enquanto as outras correm até elas, mas quando essa pessoa fala RED LIGHT, ela vira de frente e todas as outras devem parar feito estátua. É muito divertido e é um ótimo momento para estimular a categoria de palavras sobre cores, no inglês!

2. Row row your boat

Essa brincadeira veio de uma música com o mesmo nome que é assim:

Row row row your boat

Gently down the stream

If you see a Crocodile don’t forget to scream: AH!

A ideia é a mesma de um pega-pega: uma pessoa canta essa música e depois que terminar deve correr atrás das outras para serem o crocodile. Muito boa para estimular a percepção fonética e de padrão da língua inglesa através da música.

3. Duck duck goose

É uma brincadeira bem legal e parecida com Corre-cotia: todas as crianças ficam sentadas em roda e uma outra vai andando atrás delas, tocando na cabeça das outras e falando: Duck, Duck, Duck… GOOSE! Quando ela toca na cabeça de uma e fala GOOSE, deve correr o mais rápido possível e sentar no lugar da que foi o ganso (goose) que fará a mesma coisa.

4. I spy with my little eyes

“Eu espio com meus olhinhos” é a tradução dessa brincadeira fofa e ótima para adquirir vocabulário novo. Mais calma do que as outras, mas tão divertida quanto. Funciona assim: uma das pessoas deve falar: I spy with my little eyes… e pode falar uma cor, um objeto ou qualquer coisa que a outra pessoa deva encontrar e assim ficam brincando por quanto tempo quiserem. Uma outra forma de brincar e que eu, particularmente, gosto muito é fazer com sons de letras ou palavras durante a leitura, então eu falo: I spy with my little eyes a word with the letter P ou the word BOOK, e meu filho deve encontrar. Muito legal, né?

Qual dessas brincadeiras você vai fazer por aí?

Conheça o Flap, o clube de livros infantis em inglês da Leiturinha

O Flap nasceu para incentivar o futuro bilíngue das crianças! Assine agora e receba todo mês na sua casa 1 livro infantil #OriginalLeiturinha em inglês, acesso ao audiobook da história e o Play Poster, com atividades divertidas. A união desses elementos garante que a criança leia, ouça, escreva e fale em inglês ao lado de suas histórias e personagens favoritos! Demais, né?

Os livros são selecionados por uma equipe de curadoria composta por especialistas em desenvolvimento infantil. É Leiturinha, mas em inglês

👉 Conheça o Flap e incentive o aprendizado do inglês com diversão

Louise Machado

Escritora, pesquisadora e mãe de um pequeno bilíngue de 7 anos. Formada em Letras/UFF e mestranda em Neurociência/UFABC, pesquisa o bilinguismo infantil há mais de 7 anos. *Louise é especialista em bilinguismo e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais