Confira 20 brincadeiras para bebês

jun 2, 2020 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Já falamos diversas vezes aqui no Blog da Leiturinha sobre a importância da interação para o desenvolvimento dos bebês. Seja por meio de músicas, histórias, carinho ou brincadeiras, interagir com o pequeno colabora para que ele se desenvolva de forma mais plena e saudável, além de fortalecer o vínculo de afeto entre vocês.

No entanto, no momento de brincar com os pequeninos, os pais podem ficar em dúvida sobre o quê e como fazer. Por isso, reunimos aqui 20 ideias de brincadeiras para bebês! Confira:

Brincadeiras para bebês

1. Caretas

Bebês adoram observar rostos e expressões. Com certeza, seu pequeno vai adorar ver sua boca, olhos e mãos em movimentos diferentes. Mesmo que ele não demonstre grandes reações, como dar risadas, ficará entretido observando.

2. Brincadeiras com a voz

Em alguns momentos, brinque com sua voz, fazendo vozes mais grossas e mais finas, falando mais rápido ou mais devagar e imitando sons de animais.

3. Rodar, pular e dançar

Segurando o bebê no colo, você pode rodar, dançar, pular e balançar o corpo. Faça isso ouvindo diferentes músicas, alternando movimentos mais lentos e mais rápidos. Seu pequeno vai adorar as sensações que esses movimentos proporcionam. Tome cuidado apenas para sempre deixar a coluna do e o pescoço do bebê apoiados em seus braços.

4. Esconde-esconde

Sabe a tradicional brincadeira de “Cadê? Achou!”? Pois é, ela é sempre um sucesso! Esconda seu rosto com as mãos ou com um pano e divirta o pequeno. Se o bebê não ficar irritado, você também pode brincar de esconder o rostinho dele. Além de se divertir, seu filho aprenderá que quando algo desaparece, não significa que deixa de existir.

5. Brincadeira com os dedos

Outra brincadeira tradicional e bem simples: finja que seus dedos são formiguinhas e vá “andando” pelo corpo do bebê. As risadinhas estão garantidas!

6. Pisca-pisca

Pisque seus olhos, fechando e abrindo em velocidades diferentes. Os bebês adoram ficar observando os movimentos e com o tempo tentarão imitar.

7. Rolar

Deite ao lado do bebê na cama ou em um edredom e estimule os movimentos, rolando seu corpinho ou colocando ele de bruços. Aperte o colchão para seu corpo dar pulinhos, como se estivesse em uma cama elástica. Ele vai adorar!

8. Teatro de fantoches

Use fantoches ou, até mesmo, os brinquedos do pequeno para conversar, cantar e interagir com ele. Os bebês se divertem observando os brinquedos criarem vida.

9. Mímica

Fazer mímicas é outra forma divertida de interação. O bebê vai achar engraçado ver os pais se movendo de forma diferente.

10. Histórias

Faça caretas e vozes diferentes, conforme narra as histórias para seu pequeno. Folhear livros infantis com ilustrações grandes e bonitas também vai diverti-lo, além de estimular o hábito da leitura e reforçar o vínculo entre vocês. “Deixar que ele manuseie o livro, com sua supervisão, também pode ser uma ótima brincadeira além de um grande estímulo tátil”, afirma Sarah Helena, psicóloga e curadora na Leiturinha.

11. Cabanas e túneis

Quando aprender a engatinhar, o bebê começará a explorar a casa e os móveis se transformarão em brinquedos. Participe da brincadeira montando cabaninhas e túneis para vocês entrarem e passarem por baixo. Lençóis, cobertas, cadeiras e sofás vão ajudar!

12. Caça ao brinquedo

Essa é uma brincadeira que além de divertida, colabora para fortalecer os músculos da perna do pequeno. Coloque o bebê sentado em uma extremidade do sofá e fique com o brinquedo na outra, para que ele tente pegá-lo. Se o bebê estiver no chão, tentará alcançar você e o brinquedo subindo no sofá.

13. Obstáculos

Coloque almofadas e travesseiros em cima de um edredom e deixe seu bebê rolar para lá e pra cá, explorando as alturas e os obstáculos que os objetos proporcionam. Prefira fazer isso no chão — e não em cima da cama —, para que você possa brincar mais relaxada, sem se preocupar com que o bebê caia.

14. Serra, serra, serrador…

Invista em todas as brincadeiras que seus pais faziam com você quando criança! Lembra do “serra, serra, serrador…”? Essa em particular, devido aos movimentos e à canção, é uma das preferidas dos pequenos!

15. Bolhas de sabão

As crianças ficam fascinadas com bolinhas de sabão, por isso é uma ótima maneira de brincar com elas. Vá fazendo as bolinhas próximo ao seu filho para que ele possa se movimentar para pegá-las.

16. Cantigas e músicas

Aproveite as primeiras palavras do pequeno para estimular a musicalização, cantando cantigas de roda com melodias e letras fáceis de decorar.

17. Teatro de sombras

Na hora de dormir, brinque de fazer sombras na parede, formando imagens de cachorro, coelhinho e outros bichinhos. No final, seu bebê estará tentando fazer também!

18. Carimbos com tinta

Coloque papel no chão, pinte os pézinhos e mãozinhas do pequeno e deixe que ele carimbe os papéis. Além de divertido, essa atividade rende belas recordações! A psicóloga Sarah também dá uma dica atóxica: use beterrabas e cenouras raladas e deixe que seu bebê os explore à vontade! Se levar à boca, melhor ainda!

19. Gangorra

Deite-se no chão ou no sofá, flexione as pernas e coloque o pequeno em cima, fazendo movimentos de gangorra. O friozinho na barriga será o máximo para ele.

20. Riscos e rabiscos

Libere tintas e pincéis e deixe seu filho pintar você! Sim, costas, braços e pernas podem ser ótimos lugares para os rabiscos infantis. Apenas garanta que o material usado saia facilmente com água e sabão. Ah, e não se esqueça de tirar fotos para o álbum da família! <3

Leia mais:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais