Carona: um conto cumulativo para divertir as crianças

maio 5, 2020 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Carona é um livro daqueles que teremos que contar mil vezes para as crianças. Faz parte de um dos gêneros mais bem quistos pelas crianças: o conto cumulativo. 

Aliás, você sabe o que é um conto cumulativo?

Um conto cumulativo é um gênero literário caracterizado pela repetição de ações ou falas. Ou seja, a ação ou fala se acumulam e ao final da narrativa temos uma sequência de repetições que se somam. Dentre os inúmeros clássicos aclamados na literatura infantil, alguns desses contos habitam essa lista. Alguns exemplos conhecidos são: A Velha a Fiar, O Grande Rabanete e este livro, nosso mais novo lançamento, que com certeza entrará para a lista.

Carona!

Autor: Guilherme Karsten
Editora: Cia das Letrinhas

A brincadeira deste livro é um disparador para a diversão dos pequenos! Um surfista, bem animado, pretende ir à praia no feriado. Nada poderia dar errado, certo? Errado. Um bando de personagens folgados pedem carona para ele, um seguido do outro. Até que… Adivinhem só?Bummmm! As rodas não poderiam aguentar tanta gente.

A sonoridade deste conto com certeza é uma das explicações para que ele se tornasse um dos maiores sucessos da nossa seleção. Quem já o leu irá concordar que é uma delícia de contar. A leitura flui e logo no início da história já pegamos o ritmo. As ilustrações são uma atração à parte. Através das ilustrações conseguimos identificar alguns personagens já conhecidos…

Você sabe o que é um Crossover?

Se você leu a história, deve ter visto dois personagens que conhecia anteriormente.  Na brincadeira de pedir carona, o autor traz para a história dois velhos personagens do mundo infantil: Chapeuzinho Vermelho e o Lobo. É chamado de crossover um evento fictício (no caso, a carona), onde personagens sem relação anterior se encontram e interagem. A brincadeira com a história de Chapeuzinho Vermelho e o Lobo dão origem a um desfecho surpreendente e muito engraçado para a narrativa.

Um livro que se destaca!

O autor Guilherme Karsten recebeu o Prêmio Golden Pinwheel Grand Award (International), com o livro Aaahhh!, já foi enviado aos nossos pequenos leitores e também premiado na Feira de Bratislava (BIB Plaque). O livro Carona também recebeu o BIB Plaque em 2019 e é um dos altos da produção literária infantil e infanto-juvenil do ano. 

Para receber livros incríveis como esse e incentivar a leitura em sua casa desde cedo, faça parte do Clube Leiturinha!

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais