Dicas para uma boa convivência com os filhos na quarentena

abr 28, 2020 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Bebê, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Já falamos muitas vezes aqui o quanto as relações dentro de casa estão sendo afetadas por esse período de quarentena. Mas, de maneira geral, na vida, muitas vezes acabamos desgastando as relações. Não apenas por só por ficar tanto tempo junto ou estar passando por momentos delicados, mas sim por não estarmos devidamente atentos ao hábito de cultivar o bem estar. Acredite, precisamos não só estarmos mais atentos e cuidarmos mais das nossas relações amorosas ou do trabalho, mas também é necessário prestar muita atenção à convivência com os filhos. 

A rotina e as posições hierárquicas muitas vezes podem nos confundir ou cegar ao ponto de acreditarmos que está tudo bem brigar mil vezes por dia com nossos filhos. Esse hábito machuca e muito. Não desgasta apenas nós, mas deixa marcas em nossos pequenos. Pensando em relembrar da importância de cultivarmos a boa convivência com os filhos, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a lembrar a cuidar das suas relações dentro de casa.

Respeite seu pequeno

Sempre falo por aqui da importância de tratarmos crianças com muito respeito. Não é só porque é uma criança ou porque depende de você,  que você tem o direito de desrespeitar. Só é possível ensinar o respeito se o praticarmos. Por isso, tente não ser autoritário, interromper, dar ordens tiranas ou não deixar seu filho se explicar. Coloque-se no lugar dele, tente o ouvir de coração e mente aberta e lembre-se do que sempre falo por aqui.O adulto da relação é você, então, trate de segurar as rédeas e tentar conduzir a situação da melhor forma possível para as duas partes. 

Tente não gritar

Eu sei (por experiência própria) o quanto isso é difícil! Mas é só lembrando de estar sempre atento a explosões que podemos evitá-las. Quando gritamos somos permissivos para que as crianças nos copiem. Sabe daquela história faça o que eu digo e não faça o que eu faço? Nós pais somos mestres nisso! Querendo ou não, isso é sim hipocrisia. 

É claro que existem os limites que devem ser respeitados entre crianças e adultos, por uma questão de maturidade mesmo, mas, se você grita, não está sendo maduro. Tudo bem, às vezes somos imaturos mesmos e temos que nos permitir ser assim. Ninguém é perfeito e nem é bom ser. Mas, é necessário estarmos atentos e cuidarmos para que ataques explosivos não aconteça. Isso nunca é saudável para nenhuma relação, imagina então entre pais e filhos.

Converse!

Não deixe que situações passem sem serem resolvidas. Não se cale e, principalmente, não cale o outro. É preciso ouvir e ser ouvido e isso inclui as crianças também, viu? Crianças precisam desabafar e expor seus pontos de vistas. Só assim conseguiremos explicar nosso ponto de vista à elas e conduzi-las, educando-as. 

Carinho é necessário…

Estamos todos passando por um momento muito difícil. Por isso é necessário mais que nunca compreender o outro neste momento. Tente ser proativo e ajudar nas atividades. Além disso, compreenda quando seu filho ou o seu companheiro não atender suas expectativas Isso significa ser mais tolerante e sempre cultivar o bem e a paz. Muitas vezes este exercício requer pensar dez vezes antes de responder ou agir. Foque também em evitar o conflito e buscar soluções pacíficas.

Respire e tenha um tempo sozinho

Para estar bem com o outro, precisamos estar bem com nós mesmos. Por mais repetitiva e clichê que essa dica se apresente, ela é sempre importante de ser relembrada. É impossível manter a saúde emocional sem dispor de um tempo para se reorganizar internamente e retomar as energias. Por isso lembre-se sempre de cuidar de você. Lembra daquela história do avião? Que o adulto precisa colocar a máscara antes de colocar na criança? É isso.

Gostou das dicas? Lembre-se de colocá-las em prática diariamente aí na sua casa. Temos certeza que seus dias e da sua família ficarão bem mais leves.

Leia mais:

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais