Os brinquedos com formas geométricas são sempre úteis na primeira infância. Eles vão desde a estimulação sensorial e motora até a percepção de conceitos matemáticos como formas, números, cores, tamanhos. Este mês, os pequenos irão brincar com os Dados Divertidos, uma Surpresinha da Leiturinha incrível e que podem ser usados em muitas brincadeiras. Por isso, preparamos várias atividades para fazer com os pequenos em casa conforme a idade. 

Brincadeiras sensoriais para bebês

Este mês, aproveite a temática da alimentação usando os Dados Divertidos! Preparamos 3 brincadeiras para você fazer com seu pequeno utilizando os Dados Divertidos. Vamos lá?

1. Carimbo com frutas

Faça tinta caseira com frutas e legumes para seu pequeno e use os Dados para fazer carimbos em folhas de papel! Para fazer a tinta você pode usar beterrabas, cenouras, abacates, amoras, entre outras. 

Faça um purê com cada uma dessas frutas e legumes. Assim, ao processá-las (ou ralar), você obterá um purê espesso para seu bebê usar como tinta. E o melhor, ele pode até se lambuzar e comer. Depois, é só usar os Dados Divertidos como carimbo!

2. Caixa sensorial para bebês 

Use uma caixa de papelão que tenha em casa. Faça recortes redondos, para que seu pequeno coloque suas mãozinhas lá dentro. Depois, coloque os Dados Divertidos lá dentro para que seu bebê os encontre.

Uma super dica para incrementar a brincadeira: coloque também outros objetos, de diferentes texturas. Peça então para que seu bebê encontre qual deles é o dado da Leiturinha! Ele vai adorar e será ótimo para os estímulos sensoriais.  

3. Encaixando as formas.

Use uma caixa de papelão que tenha em casa. Faça recortes em formato de triângulo, quadrado e círculo. Super dica: use o Squish Laminha para ajudar na hora de fazer os círculos.  Depois decore a parte de fora, conforme desejar. Dê para seu pequeno a caixa e os Dados Divertidos. Essa atividade irá desenvolver o controle dos movimentos finos. Além de claro,  estimular a percepção das formas e das cores!

Uma super dica para incrementar a brincadeira: comece com essas formas básicas, depois vá aumentando e acrescentando novos formatos com diferentes objetos.

Para os maiores de 3 anos

Criamos também algumas brincadeiras divertidas para fazer com os Dados Divertidos se seu pequeno têm mais de 3 anos!

Vamos brincar de adivinha? 

Os dados numéricos são ótimos para ensinar sobre números e quantidades. Para complementar a experiência de leitura do mês, preparamos um jogo de perguntas e respostas. 

Objetivo: os pequenos devem responder as 25 charadas, aprendendo sobre cores, profissões, frutas, brincadeiras e até sobre os mascotes Leiturinha. 

Preparando o tabuleiro: desenhe 25 quadrados em uma folha, em formato de um percurso de tabuleiro (podem usar o verso da embalagem Leiturinha). Numere as casinhas, de zero a vinte e cinco. Ou você pode imprimir o tabuleiro que disponibilizamos aqui em PDF. A pirâmide azul será o “pião”. Posicione-o na casa zero, que é a casa de partida do jogo.

Começo do jogo: o pequeno deve jogar o dado numérico e avançar quantas casas o dado indicar. Se cair na Gigi, deve jogar novamente o dado. A cada parada, ele(a) deve responder uma charada da lista de perguntas (segue abaixo) que você escolher. O tabuleiro indica qual grupo de perguntas você deve fazer. Caso tenha dificuldades, ajude-o dando mais dicas ou fazendo uma mímica! 

Fim do jogo: o jogo chega ao fim quando o participante chegar ao final do percurso. 

Lista de perguntas

Preparamos perguntas sobre temas relacionados aos livros do mês e outros que fazem parte da rotina do seu pequeno.

Perguntas para fazer com o tema cores:

  • Sou da cor do tomatinho maduro. As crianças me usam muito para colorir os corações. Eu sou o… (Resposta: Vermelho).
  • O céu, de dia, tem a minha cor. O mar, também gosta de se pintar de mim. Eu sou o… (Resposta: Azul).
  • Tenho a cor da grama e de plantas. Estou também na bandeira do Brasil. Eu sou o… (Resposta: Verde).
  • O sol brilha a minha cor. E quando ele se põe, fico ainda mais bonito e forte, me transformo em laranja e até avermelhado. Eu sou o… (Resposta: Amarelo).
  • Gigi – Quando falta a luz, eu estou lá. No céu da noite, também. Sou o contrário da cor branca, sou a cor mais escura de todas. Eu sou o… (Resposta: Preto).

 Perguntas para fazer com o tema frutas:

  • Espremida, vira suco. Com sua casca e bagaço, fazemos doces! Descascada, é boa para comer. No lanche da tarde, ou depois do almoço, gosto dela sem caroço. Ela é a… (Resposta: Laranja).
  • Sempre a levam como lanchinho para todo lado. Porque ela é muito fácil de descascar e dá sustento para brincar. É amarelinha e os macacos também a amam! Ela é a… (Resposta: Banana).
  • Sua casca é vermelha e por dentro ela é branquinha. Docinha, docinha! Na nossa boca ela faz chomp, chomp! Bem crocante e macia. Ela é a… (Resposta: Maçã).
  • Verde por fora, vermelha por dentro é a… (Resposta: Melancia).
  • Gigi – Sou de muitos tipos: Verde, roxa, rosa, com ou sem caroço. Nasci na parreira. Faço bons sucos e até sequinha sou lanchinho. Fico boa na salada do almoço ou como sobremesa. Redondinha e pequenininha, sou a… (Resposta: Uva).

Perguntas para fazer com o tema profissões:

  • Amo aprender e ensinar. A sala de aula é o meu lugar! Quem sou eu? (Resposta: Professor / Professora).
  • Quando alguém se machuca ou está doente, vem até mim. No consultório é onde atendo meus pacientes. Quem sou eu? (Resposta: Médico/Médica).
  • Os animais são meus pacientes. Ajudo cães, gatos, vacas e até aves! Quem sou eu? (Resposta: Veterinário/Veterinária).
  • Faço coisas de madeira. Uso muitas ferramentas. Trabalho na carpintaria. Quem sou eu? (Resposta: Carpinteiro/Carpinteira).
  • Gigi: Invento histórias e escrevo livros. Quem sou eu? (Resposta: Escritor/Escritora).

Perguntas para fazer com o tema brincadeiras:

  • Chame dois amigos, peguem uma corda e pulem sem sair do lugar. Vamos brincar de… (Resposta: pular corda)
  • Desenhe quadradinhos no chão. Escreva os números dentro e jogue uma pedrinha dentro. Vamos brincar de… (Resposta: amarelinha).
  • Feche os olhos, conte até 10. Diga, “lá vou eu!” e encontre um a um, seus amigos. Vamos brincar de… (Resposta: esconde-esconde).
  • Corra o mais rápido que puder, seja para pegar ou fugir! Vamos brincar de… (Resposta: pega-pega).
  • Gigi: Com os amigos, ou brincando sozinho, ela é sempre divertida! Pra jogar queimada ou futebol. Vamos brincar de… (Resposta: jogar bola).

Perguntas para fazer com o tema mascotes Leiturinha:

  • Tenho asas para voar. Entrego livros sem parar. Nas horas vagas, produzo mel! Sou a… (Resposta: Bebel).
  • Sou um caranguejo muito divertido. Vermelhinho, ando sempre de ladinho. Sou o… (Resposta: Pablito).
  • Meu casco é forte e resistente. Ando devagar, sou verdinho e inteligente. Sou o… (Resposta: Tatá).
  • Peninha -Tenho asas. Nasci de dentro de um ovo. Minhas penas são amarelinhas. Sou o… (Resposta: Peninha).
  • Gigi: Meu pescoço é compriiiido. Tenho os pêlos manchados. Alcanço o topo das árvores para comer as folhinhas dali. Sou a… (Resposta: Gigi).

Terminou as charadas? Que tal inventar novas charadas para continuar a brincadeira com seu pequeno? Depois de jogar, imprima também o pdf dos desenhos para seu pequeno colorir.