Dicas para quarentena: 5 livros infantis para confortar

maio 15, 2020 | sem categoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Explicar o mundo para as crianças é uma tarefa difícil, porém necessária. Ao mesmo tempo que eles são apegados ao concreto, ao real, eles também necessitam de uma explicação que traga um pouco da fantasia e da ludicidade. Este momento de pandemia e isolamento social  é ainda mais delicado de ser explicado por nós e compreendido pelas crianças.

Justamente por se tratar de uma situação inédita, tanto para nossa geração, quanto pros pequenos, a literatura é sempre um auxílio para conversas sobre os mais diferentes assuntos. Também pode ser usada neste momento. Pensando nisso, preparamos uma lista de cinco livros como dicas para quarentena. Eles possuem temáticas que se relacionam ao período que estamos vivendo.

1. Carta aos Meninos e Meninas em Tempo de Covid-19

Fórum Mineiro de Educação Infantil da FAE

Nesses tempos, mais do que nunca, a união faz a força. Pensando nisso, o Fórum Mineiro de Educação Infantil da FAE, Faculdade de Educação/UFMG, se uniu a 11 ilustradores. Produziu uma carta para contar aos pequenos o que está acontecendo no mundo. A publicação é virtual e você pode acessar gratuitamente através link: carta às meninas e aos meninos em tempos de COVID-19.


2. A Casa

Editora: Cia das Letrinhas 

Se é para ficar em casa, que seja uma estadia bem divertida! Este Lançamento Exclusivo Leiturinha, com texto de Vinícius de Moraes e ilustrações de Silvana Rando, apresenta essa incrível canção conhecida pela maioria de nós. Principalmente por ser um clássico da Música Popular Brasileira. Seja para contar ou cantar, este livro visa proporcionar o contato com os ritmos, sons e compassos. Estimulando a aquisição da linguagem por meio da repetição. E de momentos lúdicos, vividos em família.

 

3. Hora do Jantar, Cachorrinho

Editora: Yoyo Books

Quem tem bebê em casa sabe como é uma tarefa difícil cuidar da rotina, alimentação e ainda manter a casa organizada. Mas, é importante que estimulemos os bebês a cooperar desde muito cedo. Por meio da mediação da leitura, você poderá tratar de assuntos relevantes. Como por exemplo a rotina e a alimentação, com os pequenos.

 

4. Diversão em Casa

Editora: Girassol

Este livro é um convite ao pequeno para participar das atividades diárias junto com os adultos, de forma lúdica e afetiva, por meio do brincar. A obra apresenta o dia a dia da casa como fonte de aprendizado e brincadeiras. Com abas e elementos interativos, os pequenos são estimulados a se envolver com elementos da vida real. Descobrindo uma nova brincadeira em cada cantinho da casa!

 

5. Respira

Editora: Telos

Inspirar e expirar. Dois movimentos tão simples e vitais, que nunca percebemos quando ou como o fazemos. Este livro chama a atenção dos pequenos a esse simples ato, que influencia diretamente em sua qualidade de vida e saúde. Respirar de forma pausada, ritmada e consciente pode acalmar em momentos de estresse como esse. Além de ajudar na melhora da atenção e concentração ou até mesmo a diminuir a ansiedade relacionada a esta época de pandemia.

Gostou das dicas? É importante lembrar que qualquer livro pode ser um aliado para amenizar os sentimento difíceis deste momento. 

Para  garantir muita diversão e aprendizado em sua casa, acesse a Loja Leiturinha!

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais