Como aplicar a disciplina positiva na prática?

ago 31, 2020 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Educação, Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Disciplina Positiva tem como princípio uma educação mais gentil e firme com os filhos. Ajuda as crianças a parar com comportamentos ruins e ensina-lhes autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades de resolução de problemas. Porém, como aplicar a disciplina positiva na prática?

Disciplina Positiva na Prática: Uma educação mais gentil e firme com os filhos 

A disciplina positiva consiste em não ser permissivo, nem rígido, mas um equilíbrio: ser gentil e firme ao mesmo tempo.  Eliminar a rigidez e a punição em um lar, não consiste em deixar o filho fazer o que quiser, mas fortalecer a responsabilidade e oferecer escolhas limitadas. Quando as crianças têm alguma escolha, elas se sentem mais fortalecidas e gera conexão.

Existem quatro critérios para uma disciplina positiva efetiva:

1. Seja gentil e firme ao mesmo tempo.

2. Ajuda as crianças a desenvolverem um senso de aceitação e de importância.

3. É efetiva a longo prazo, ao contrário da punição, por exemplo que funciona a curto prazo.

4. Ensina habilidades de vida valiosas na formação de um bom caráter, como respeito, preocupação com os outros, resolução de problemas, responsabilidade, contribuição e cooperação.

Não podemos esquecer, que crianças são crianças. Portanto, pensam como crianças e seus cérebros estão em desenvolvimento. Precisam muito do apoio dos adultos no ajustamento do seu comportamento e regulação das emoções e não apenas serem criticadas em um comportamento desajustado.

Conta para a gente, como você aplica a disciplina positiva na sua casa?

Leia mais:

Elen Montanari

Mestre em Saúde, psicóloga e pedagoga. Atua como psicóloga clínica e orientação parental. Apaixonada pela infância, pelo universo infantil, pela ludicidade, pela leitura e pelo brincar, pois acredita que a infância é a fase mais rica no desenvolvimento do ser humano, formará o futuro adulto. *Elen é especialista em psicologia infantil e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais