5 dicas de documentários sobre desenvolvimento infantil

maio 28, 2020 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Aprender sobre a infância está entre um dos compromissos básicos para todo e qualquer ser humano. Independente se você tem filho ou não, em algum momento da sua vida você irá esbarrar com algum pequeno. E o principal: você também já foi criança. Portanto, não há como se ausentar desse universo. Afinal a vida em sociedade revela o quanto somos responsáveis pela educação do outro. Aqui, não digo a educação formal escolar, mas sim a educação para vida, para a formação de pessoas. Pensando nisso, nada melhor do que adentrar nesse universo através da arte! Por isso, que tal assistir um documentário sobre desenvolvimento infantil? Separamos cinco sugestões que irão te apresentar a todo esse universo. A seleção está linda! Mas antes vale se perguntar: por que aprender sobre a infância? 

Primeiro: por que aprender sobre a infância?

As crianças estão em uma situação desigual em relação aos adultos. Seja do ponto de vista cognitivo, social ou econômico. Isto quer dizer que na balança do desenvolvimento, nós adultos temos mais peso do que elas. Afinal, falamos e escrevemos com desenvoltura, temos habilidades motoras refinadas, dirigimos automóveis, temos dinheiro e por aí vai. Já as crianças fazem o quê?

Não é nem preciso responder a pergunta para entender que temos mais poder em relação aos pequenos. Podemos decidir onde vão morar,  estudar, comer e por aí vai. Como todo poder vem acompanhado por responsabilidades, na educação de uma criança não seria diferente. Por isso, é dever do adulto, no alto de sua responsabilidade e poder, zelar pela qualidade de vida dos pequenos. 

Somos criados para pensar que a infância “vale menos”

É muito fácil que nós adultos encaremos essa relação desigual com pouca sabedoria. Afinal, somos criados para pensar que a infância “vale menos”. Inclusive, a própria palavra “criança” é usada para criticar adultos que se comportam desta ou daquela forma. Um exemplo que sabemos pouco sobre o desenvolvimento infantil, é quando vemos um pequeno no auge dos seus três anos sendo repreendido por não dividir seu o brinquedo. Essa repreensão revela o quão pouco sabemos sobre o desenvolvimento infantil. Afinal, se soubéssemos, o posicionamento teria sido outro. 

Se ainda não ficou claro, pense na seguinte situação: você pediria para uma senhora de 97 anos correr uma maratona? Se ela não conseguisse, você iria repreendê-la por mal comportamento? Espero que não. Afinal estamos falando de características biológicas e não de uma intenção moral. 

5 Documentários sobre Desenvolvimento Infantil

Agora que já sabemos que é indiscutível a importância do olhar para a infância, vamos as dicas cinematográficas!

1. Tarja Branca 

Tenho certeza que você já ouviu falar sobre a importância da brincadeira na infância. Mas você já parou para pensar o porquê dessa afirmação? Quais os impactos da brincadeira na vida das criança? E dos adultos? O documentário ‘Tarja Branca’ propõe uma importante e poética reflexão sobre o assunto!  

2. O Começo da Vida 

Não há lugar no mundo que não conheça o colorido de uma nova vida. Assim, enquanto você lê esse texto, chegam ao mundo bebês brasileiros, argentinos, italianos, africanos, canadenses… Como são os primeiros 1000 dias desses pequeninos? Será que tudo muda a depender do canto do mundo? Parece que algo permanece igual: o amor. Com delicadeza e maestria o documentário “O Começo da vida” deixa o espectador emocionado com a potência de uma criança! 

3. Repense o Elogio 

Um elogio traz graça e alegria para uma vida. Mas o mesmo elogio, também pode limitar experiências. Afinal, se durante toda uma vida o único elogio que eu ouço é sobre a minha aparência física, começo a acreditar que não me encaixo em outros adjetivos. É justamente sobre essa experiência que o documentário “Repense o Elogio” propõe uma reflexão. Longe de dizer que existem elogios certos ou errados, o documentário apresenta a importância de ampliar a gama de elogios apresentados aos pequenos. 

4. Criança e Natureza

Em apenas nove minutos, o documentário “Criança e Natureza”, que carrega o nome do projeto que promove a iniciativa, traz uma grande reflexão: a relação das crianças com a natureza. A terra que suja a roupa, também é aquele que promove vida, brincadeira e imaginação! Sem dúvida, uma reflexão que vale a pena conferir.

5. Apurando o olhar sobre o desenvolvimento infantil

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o documentário “Apurando o Olhar Sobre o Desenvolvimento Infantil” apresenta importantes recomendações para a saúde dos pequenos de 0 a 36 meses. Para tanto, o vídeo apresenta alguns marcos do desenvolvimento, tocando em temas como a interação social, a coordenação motora e a linguagem. Conteúdo especialmente relevante para quem tem um pequenino por perto!

Conta para a gente, gostou das dicas? Qual documentário vai assistir primeiro?

Leia mais:

Juliana Freitas

Formada em Psicologia, é apaixonada pela ciência e pelas artes literárias. Estuda o encontro entre a criança e o livro, a criança e o psicólogo e a criança e o mundo.

    Acompanhe nossas redes sociais