4 experimentos científicos para fazer com os pequenos

ago 13, 2020 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Os experimentos científicos são ótimas maneiras de incentivar o aprendizado dos pequenos, além de despertar a curiosidade e o interesse por ciências. Tudo com muita diversão e ludicidade! Além, é claro, de proporcionar deliciosos momentos em família e com os amigos. Pensando nisso, nós trouxemos 4 experimentos científicos para fazer com os pequenos em casa, confira:

1. Pé de feijão

Este já é um clássico que muitos de nós, inclusive, já fizemos em nossos tempos de escola! Observar a germinação da vida é um aprendizado importante e pode despertar o interesse e curiosidade pelas plantas!

Você vai precisar de:

– Pote de vidro (assim é possível ver o processo de germinação completo)

– Um grão de feijão

– Algodão

Modo de fazer:

Umedeça o algodão com a água, encha o vidro com o algodão úmido. Encaixe o feijão no algodão na lateral do vidro. Aí é só cuidar da sementinha! Cuidado para não deixar o algodão ficar seco, colocando água aos pouquinhos, uma vez ao dia ou quando necessário. Em cerca de 3 dias, a raiz começa a aparecer no feijão. Quando o feijão crescer mais de 20cm, transfira ele para um pote com terra!

2. Areia movediça

Este é um experimento muito simples, que instiga a curiosidade dos pequenos e proporciona uma experiência sensorial diferente.Quando colocamos os dedos (ou qualquer objeto) devagar no líquido, eles afundam. Mas, se batemos os dedos bem rápido na superfície, ela fica dura, como o chão.

Você vai precisar de:

– Amido de milho

– Água

– Corante (opcional)

– Um recipiente, que pode ser desde um copo até uma bacia

Modo de fazer:

Coloque os ingredientes na proporção de 2 copos de água para 1 de amido de milho. Se preferir, adicione algumas gotas de corante para deixar o líquido colorido, lúdico e divertido!

Super Hands:

Você já conhece o SuperHands? Conteúdo original de PlayKids, as simpáticas mãos apresentam brinquedos e atividades que são feitas a partir de materiais recicláveis. Trouxemos aqui duas dicas de Superhands – Ciência com experimentos super legais para os pequenos:

3. Super Hands: Vulcão em Erupção

4. Super Hands: Ilusão de Ótica

Gostou? Então compartilha aqui com a gente as experiências que seu pequeno fez em casa!

Leia mais:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais