Como fazer uma festa junina em casa?

jun 22, 2021 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A festa junina é uma das festas típicas brasileiras mais comemoradas em nosso país. Inclusive, ela se chama assim por ser realizada no mês de junho. Então, já sabe: é o mês inteiro voltado para a produção dessas amadas festinhas! Quem não ama uma quermesse? Dançar uma quadrilha? A comida então, nem se fala: Canjica, arroz doce, milho verde, paçoca… O cheirinho aparece só de pensar. Porém, devido à situação que estamos vivendo, o ideal é ficar em casa e dar um jeitinho de não passar em branco com a família e as crianças. Não é porque é diferente que você vai ficar sem! Confira 5 dicas de como fazer uma festa junina em casa bem animada!

1. Capriche na decoração!

Festa junina tem uma decoração bem característica: As bandeirinhas, a fogueira e os balões são itens essenciais para criar o clima. Como fazer uma festa junina em casa de respeito sem esses elementos? Não dá! Por isso, capriche nas vestimentas típicas da família (cadê aquele chapéu de palha e as roupas xadrez?) e preste atenção em todos os detalhes. Para a fogueira, é importante tomar cuidado com os pequenos e as pequenas. Em vez de usar fogo de verdade, que tal usar plástico laranja e vermelho colorido para representar a tão famosa fogueira? Assim, todos podem pulá-la sem medo. 

2. Prepare a música

A música é clássica e cria toda a atmosfera! Prepare uma playlist especial de festa junina para divertir muito os pequenos e as pequenas. Hoje em dia, é bem fácil criar esse tipo de lista de músicas em aplicativos que podem ser acessados tanto pelo celular quanto pelo computador. Falando nisso, você já segue o perfil da Leiturinha no Spotify? 🎧 Faça a criançada se mexer e dançar muito com nossas seleções musicais para lá de animadas! 

3. A comida é especial

Comida de festa junina também é especial e bem típica! Pipoca, canjica, milho verde, paçoca… É só o começo. Confira aqui receitas de festa junina para fazer com a família!

Se você não quiser preparar a comida, pode encontrar várias opções de delivery para comprar e receber dentro de casa! Mas não se esqueça: É fundamental higienizar os recebidos muito bem. 

4. Não podem faltar brincadeiras para a criançada!

Pesca, argola, boca do palhaço… Aposto que você já brincou muito disso nos arraiás da vida! Como fazer uma festa junina em casa sem as barracas de brincadeiras? Calma, calma, nós temos dicas para adaptar algumas delas! Confira:

Jogo da Argola

Esse é bem fácil de organizar. Separe algumas garrafas vazias e, se quiser, pinte-as de cores diversas para ficarem bem chamativas (afinal, quanto mais distante a garrafa, mais pontos ela deve valer!). Use garrafas de diferentes tamanhos para tornar o jogo mais divertido. Solte a imaginação!

Bexiga na colher

Em vez de colocar o ovo na colher, faça uma competição com bexigas cheias de água! Assim, caso caia no chão, não irá sujar tanto. 

Pescaria

A pesca era e ainda é a minha brincadeira favorita da festa junina! Coloque uma piscina ou uma bacia com água e coloque os peixinhos plásticos dentro. Você pode encontrar os peixes em diversas lojas online, e caso não ache, improvise com outros objetos! O que importa é fazer os pequenos e as pequenas treinarem a concentração e o equilíbrio. E, é claro, se divertirem!

Acerte o Balde

Essa é uma adaptação da clássica brincadeira da Boca do Palhaço. Em vez de acertar a boca, as crianças precisam acertar o balde. Olha que divertido, hein?

5. Prepare as prendas!

Toda festa junina tem prendas para quem ganha o jogo ou competição. São prendas simples e baratinhas. Compre algumas online ou então faça você mesmo com a criançada em casa! Embrulhe e deixe como surpresa a cada vez que alguém ganhar. Certeza que vai tornar essa festa junina em casa ainda mais especial! 

Acho que agora você já está super preparado no que diz respeito a como fazer uma festa junina em casa, hein? E não deixe de contar para a gente como foi a sua!

📱 Você já tem o Aplicativo Leiturinha?

Acompanhe conteúdos exclusivos, acompanhe o envio do seu Kit Leiturinha, avalie os livros recebidos e muito mais! Basta procurar pela Leiturinha na barra de busca da AppStore ou do Google Play. Disponível tanto para assinantes quanto para não assinantes! 🐝

Leia mais:

Michelle Rachid

Apaixonada por comunicação, acredita que a aprendizagem eficaz acontece por meio da leitura e das brincadeiras. Leitora voraz, ama viajar e é fã de carteirinha de animações.

    Acompanhe nossas redes sociais