Era uma vez uma Chapeuzinho Vermelho diferente…

dez 13, 2019 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Quem não conhece a história da Chapeuzinho Vermelho? Aquela velha trama que embala momentos de leitura de diversas famílias. No entanto, a versão  europeia e antiga deste conto antigo faz com que a narrativa fique cada vez mais longe da realidade das crianças de hoje em dia. 

Hoje os principais personagens dos livros infantis são animais da savana, criaturas divertidas e as narrativas são compostas de elementos que fazem parte do cotidiano dos pequenos. Gerando, assim, identificação e, consequentemente, uma maior adesão à leitura.

As releituras: um gênero necessário

Histórias ouvidas no passado podem ganhar novos significados no presente se adequadas ao momento em que a criança está. A apresentação de novas culturas e formas de ser, mostrando a coexistência de diferentes pontos de vista e a noção de diferenças entre opiniões, são bem-vindas nesse contexto. Conteúdos que abordam noções de tempo e espaço, apresentando noções de diferentes localidades, têm a capacidade de ampliar seus conhecimentos geopolíticos.

Pensando em tudo isso, o Clube Leiturinha resolveu fazer um mês temático em homenagem aos clássicos literários. São diferentes versões e releituras selecionadas e enviadas aos pequenos leitores. Entre elas, a história da Chapeuzinho Vermelho ganhou um cenário um tanto quanto diferente… 

Chapeuzinho Vermelho e o Leão Faminto 

Alex T Smith já é de casa aqui na Leiturinha. Autor de um dos nossos maiores sucessos, “Minha Mãe tem Visão de Raio X”, não ficou em nada atrás nessa obra. Chapeuzinho Vermelho e o Leão Faminto é um reconto repleto de humor e diversão. Nessa versão, o cenário muda um pouco. Ao invés de uma floresta com lobos e uma cesta com docinhos, o autor conta uma história um tanto moderna, que se passa em um lugar diferente: a Savana. E dessa vez o motivo da visita é bem diferente: a vovó dá lugar à Tia Rosa, que estava cheia de pintinhas. Então, sua sobrinha precisou visitá-la. O tão temido lobo deu lugar a um leão um tanto faminto. 

 

Como mediar esta leitura?

Que tal primeiro resgatar o conto original? Chapeuzinho Vermelho nunca perde a graça. Aproveite para cantar aquela canção clássica junto com seu pequeno leitor “pela estrada afora eu vou bem sozinha…”, logo, logo ele a terá na ponta da língua. Depois da leitura da história da Chapeuzinho Vermelho e o Leão Faminto, contextualize a leitura. Onde será que se passa esta história? Qual a diferença entre o conto original e este reconto? Solte sua imaginação para deixar que a fantasia proposta no livro aumente ainda mais! 

Receba histórias incríveis e incentive a leitura desde cedo em sua casa. Faça parte da Família Leiturinha!

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais