Os Meninos da Biblioteca: um livro sobre direito à cultura

ago 25, 2020 | 10+ anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Que as bibliotecas públicas são a porta de acesso da população à cultura, não restam dúvidas. E que, para sobreviver, elas precisam contar mais do que com o apoio do poder público, também. Este é o caso de muitos centros culturais e bibliotecas públicas, especialmente aquelas afastadas dos grandes centros urbanos. Essas casas de livros, gratuitas e aberta a todos, são espaços democráticos onde se concretiza o direito básico do acesso à educação e à cultura. Conheça Os Meninos da Biblioteca, um livro sobre cidadania e engajamento pelo direito à cultura.

Os meninos da Biblioteca: um livro sobre cidadania e engajamento

Os Leitores Críticos do Clube conhecerão Heitor, ou melhor, o Le (de leitor). Ele é um garoto de 11 anos que tem um blog sobre literatura. Sim, ele ama ler! Seu lugar preferido, nem preciso dizer, não é mesmo? A biblioteca. No seu bairro, há um quarteirão cheio de árvores. Feito todinho para abrigar o amor pelo conhecimento. Era lá que ficavam a Biblioteca Anne Frank, a creche, a escola, o parquinho, a APAE. Justamente quando Heitor está procurando um tema para escrever sua história, ele precisa se envolver em sua primeira luta política. Ele precisa salvar o quarteirão que abriga a biblioteca da especulação imobiliária.

Os meninos da Biblioteca é um livro sobre cidadania e engajamento ao direito à leitura emocionante e empolgante. Não dá para não compartilhar da ansiedade sentida por Heitor, seus amigos e vizinhos durante toda a trama. Isso porque, este é justamente o livro em que Heitor se tornou protagonista não só de seu próprio livro, mas dos rumos de sua própria história de vida.

Por tudo isso, este é um livro que ensina e encoraja os leitores a se engajarem com as questões que envolvem a sociedade. Além disso, os estimula a fazer uso dos diferentes instrumentos de poder que existem, como as assembleias e audiências públicas, por exemplo.

Traços de ficção e vida real…

Como uma boa história, este livro tem traços de ficção e vida real. O jornalista e filósofo João Luis Marques, foi o personagem-narrador deste livro, ilustrado pelo artista gráfico Rômolo. É um romance histórico adolescente, com muitas referências literárias e aquela pitada de suspense. Todos esses elementos tornam esta obra ainda mais especial! É muito bom poder ter uma luta tão bem sucedida por um patrimônio cultural, tendo à sua frente, moradores, crianças e adolescentes, fazendo-se ouvir pelo poder público.

A Biblioteca Anne Frank 

Como vimos, a biblioteca Anne Frank, onde se passa a história, é real, e sua luta contra a especulação imobiliária também. Em 2011, os moradores do bairro Itaim Bibi, zona Sul de São Paulo, foram às ruas contra a demolição da biblioteca Anne Frank. O lugar, conhecido como quarteirão da cultura, abriga escolas, creches, entre outras instituições educacionais, como a biblioteca. O impacto das manifestações foi tanto que a Prefeitura teve de ceder à demolição. Até os dias de hoje, se você for ao bairro Bibi, pode frequentar a Biblioteca Anne Frank e desfrutar de contações de história. Além de muitos outros eventos culturais. Hoje,  graças aos moradores da região, ela é um Patrimônio Histórico Tombado.

Visite o Blog do Le-Heitor!

O Blog de Heitor é tão famoso e querido que hoje ele já está até repaginado! Depois de publicar seu primeiro livro como autor-protagonista, e de ter vitória na luta pelo Quarteirão da Cultura, ele continua escrevendo, criando e noticiando o melhor da literatura. Agora com 14 anos, seu Blog está repaginado. Clique aqui para conhecer!

Para receber livros incríveis como esse e incentivar a leitura em sua casa desde cedo, faça parte do Clube Leiturinha!

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais