Você sabe qual a importância dos livros de não ficção infantis?

Jun 16, 2020 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O que são livros de não ficção? São aqueles que apresentam informações sobre temas diversos sem utilizar o recurso da narrativa de ficção. De forma lúdica e atual, esses livros buscam fazer uma introdução sobre os mais diversos conhecimentos gerais. São, por isso, importantes ferramentas de incentivo à leitura e à pesquisa para os pequenos. Assim, os livros de não ficção podem ser utilizados desde muito cedo, a depender da sua complexidade.

Por que é importante fazer com que as crianças conheçam esses livros? 

No campo da educação, um dos objetivos de se promover o contato das crianças com os livros desde cedo é a criação de repertório cultural. Nesse sentido, os livros de não ficção permitem um contato da criança com conceitos importantes e complexos de uma maneira lúdica e adequada às suas possibilidades de leitura. 

Outra possibilidade é o acesso a informações sobre curiosidades que ajudam a responder uma quantidade enorme de perguntas que as crianças costumam fazer. Como por exemplo:  por quê? como? o que? Segundo Vinícius Hilário de Lima, professor de literatura, “incentivar a busca de respostas através dos livros ajuda também a construir o hábito de leitura e de pesquisa de uma maneira natural e divertida”. Assim, os livros de não ficção são tanto fontes para encontrar respostas, quanto pontos de partida para construção de novas perguntas.

A fome de leitura é alimento da curiosidade

Além disso, oferecer livros de não ficção é aumentar a diversidade de estímulos e o repertório dos pequenos. Afinal, uma boa biblioteca é como um grande restaurante self service, em que a pessoa se serve à vontade, do que bem lhe apetecer! A fome de leitura é o alimento da curiosidade. Ela acolhe medos, dá nomes ao indizível, ao que é obscuro para nós. Por sermos tão diversos em nossas singularidades e em nossas necessidades, os livros a nós oferecidos também precisam ser. Assim, a chance de encontrarmos aqueles que nos fazem eco, é muito maior. 

Além de comporem sempre as seleções do Clube Leiturinha, na Loja Leiturinha também temos diversos livros de não ficção para os pequenos lerem e aprenderem muito! Confira 7 coleções imperdíveis:

1.Você sabe tudo sobre dinossauros?

 

Se você tem um pequeno apaixonado por dinossauros este é o livro certo. Lila Prap apresenta com humor as curiosidades e informações mais importantes sobre os seres mais fantásticos que já viveram na terra! Para saber mais ou adquirir, acesse: Você sabe tudo sobre dinossauros?

 

2. Almanaque Histórias em Quadrinhos de A a Z

Dos personagens mais preguiçosos e acomodados, leia-se aqui o Garfield, até supervilões como Ultron, este almanaque apresenta aos pequenos o que são as histórias em quadrinhos. Como elas são feitas, dicas para começar a ler, além de uma numerosa quantidade de personagens, super-heróis e super-heroínas. Este almanaque mostra para os pequenos que todas as histórias podem ser contadas para todas as pessoas, meninos e meninas. O que importa é o quanto a leitura os fazem gostar de ler ainda mais! Para saber mais ou adquirir, acesse: Almanaque Histórias em Quadrinhos de A a Z.

3. Coleção Amazônia para Crianças

Conversar sobre a preservação da natureza com os pequenos é fundamental. Essa coleção de livros infantis vai ajudar pais e educadores a falar sobre a Amazônia para crianças, de forma lúdica e leve! Afinal, a literatura é sempre uma ótima aliada no momento de abordar temas diversos com os pequenos. Para saber mais ou adquirir, acesse: Coleção Amazônia para Crianças

4. Coleção Abremente

 

Os mini livros da Coleção Abremente trazem aprendizado e diversão para os pequenos de várias idades. Favorecem o letramento e a aquisição de conhecimentos básicos e introdutórios como números, alfabeto e muito mais! Para saber mais ou adquirir, acesse: Coleção Abremente.

 

5. Coleção Pequenos Aventureiros 

Todo pequeno explorador precisa de dicas de como conseguir observar e estudar a natureza e tudo o que tem nela. Essa coleção de livros infantis traz dois livros escritos por exploradores e fotógrafos da vida selvagem. Cada livro conta com temas diferentes que buscam informar e aproximar os pequenos deste mundo interessante e muitas vezes desabitado. Para saber mais ou adquirir, acesse: Coleção Pequenos Aventureiros

6. Coleção Apaixonados por Futebol

O futebol é o esporte queridinho dos brasileiros e o mais praticado de norte a sul no país! Pensando nisso, reunimos dois livros infantis sobre futebol para todos os amantes. Mesmo aqueles que não conhecem tão profundamente o esporte poderão se deliciar com esta coleção que é show de bola! Para saber mais ou adquirir, acesse: Coleção Apaixonados por Futebol.

 

7. Coleção Educação Financeira para Crianças

De forma lúdica, objetiva e divertida, essa coleção de livros de educação financeira para crianças aborda esse assunto que pode ser mal compreendido até por alguns adultos. Apresenta conceitos básicos de economia que usamos no dia a dia de forma muito simples e de fácil compreensão. Além de contar um pouco da história do dinheiro no Brasil. Para saber mais ou adquirir, acesse: Coleção Educação Financeira para Crianças

Para saber mais e garantir muita diversão e aprendizado em sua casa, acesse a Loja Leiturinha!

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais