O Halloween na cultura brasileira

out 25, 2024 | Família, Leitura, Literatura, Livros

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Vou ser sincera. Quando vi o Halloween no Brasil, achei um pouco ridículo. Isso, anos atrás!

Hoje em dia não me incomoda mais. Ele veio para ficar e, pensando bem, é um fenômeno bem típico da dinâmica brasileira. É da nossa natureza incorporar tradições de outras culturas. Basta olhar para a nossa decoração de Natal. Se importamos até a neve, por que o preconceito com as bruxas?

Guardo lembranças muito legais dessa data, de quando eu era criança, vivendo nos Estados Unidos.

Tinha os docinhos, o medinho(às vezes até medão de verdade), as fantasias incríveis e a decoração das casas. Era uma data em que os adultos também entravam na brincadeira.

Halloween é a data em que é permitido habitarmos um mundo mágico por uma noite apenas. Remete diretamente ao universo da literatura. Criaturas como bruxas, monstros, fantasmas, vampiros, espantalhos, múmias e tantas outras saem dos livros e perambulam pelas ruas. Pensando por aí, existe uma conexão direta entre a data e os livros.

👻 Leia também: Vamos falar sobre bilinguismo, identidade cultural e multiculturalismo

O Halloween no Brasil

Eu me lembro, em especial, do dia seguinte. Eu, em casa, já naquele clima frio, lendo livros de bruxas enquanto me deliciava com os docinhos angariados na véspera.

Hoje, nas redes sociais, tenho percebido essa tendência. Aproveitar a data para falar sobre livros de bruxas. É o que está acontecendo com o meu livro, Sete bruxas e um gato temporário.

É um movimento espontâneo, que acho bem bacana. Já que nos apropriamos de uma data que não tem nada a ver com a nossa cultura, vamos trazer um pouco de cultura literária junto. Sendo que tudo isso está acontecendo de uma forma muito divertida!

O Halloween, de certa forma, cumpre a função do nosso Carnaval. Daquele Carnaval da primeira infância, em que o grande barato é se fantasiar e ver a família toda se divertindo nos bloquinhos da matinê. As duas datas são um grande convite para a brincadeira, e isso é algo que só faz bem à nossa alma e à nossa imaginação.

Pensando assim, ainda bem que é Halloween. Ainda bem que ainda temos datas em que os adultos se juntam às crianças, entram na brincadeira e visitam o maravilhoso mundo das criaturas mágicas.

Tenho certeza que elas ficam muito honradas com a visita! 👻🧛🏼‍♀️

Índigo Ayer

Índigo Ayer, autora do Original "Leitor Desconfiado", compartilha como foi a experiência de ser alfabetizada na Inglaterra, mas mantendo as suas raízes brasileiras por meio da literatura infantil.

    Acompanhe nossas redes sociais