Ensinar com diversão é o melhor caminho para fazer o mundo melhor! E, nada como uma boa história para isso, não é? Por isso, a PlayKids reuniu seu Time de Curadoria, responsável por selecionar os melhores livros infantis enviados pela Leiturinha, para construir este guia completo de incentivo à leitura para você: pai, mãe, tia, tio, avó, avô, educador(a), professor(a) ou amante do universo literário, descobrir as melhores formas de incluir os pequenos no incrível mundo da literatura infantil! Sinta-se em casa e aproveite as dicas e informações que nossas especialistas em desenvolvimento infantil prepararam com muito carinho.  

O que você vai encontrar por aqui:

“Sonhar histórias, contar histórias, redigir histórias, ler histórias são artes complementares que dão voz à nossa percepção da realidade e podem nos servir como conhecimento vicário, transmissão de memórias” (MANGUEL, 2008, p.19)

Ler… Hábito, amor, rotina, diversão, aprendizado. A leitura é um ato fundamental, não só para o desenvolvimento, como também para a vida. Ler é um ato político: “[…] A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente” (FREIRE, 2006, p.11). Ler nos coloca em contato com a palavra escrita – onde está impressa a memória de toda humanidade e, consequentemente com a literatura. Esta, por sua vez, nos faz mergulhar na alma humana e no do que há de mais profundo em nós, nossa capacidade de sentir, pensar, sonhar.