Tecnologia na infância: os pequenos já nascem com manual de instruções instalado

Por que a água do mar é salgada? O que o pinguim come? Os índios dormem onde? Coliseu? Que isso? São tantas perguntas desse serzinho pensante. Os pequenos da geração alpha estão sempre cheios de perguntas e também de respostas para tudo. Sabem mexer no controle remoto como se fosse um brinquedo bobinho, usam computadores e tablets como ninguém. Auxiliam até o vovô a se conectar em sites de notícias. Parece que nasceram com todos os manuais de instruções já instalados na mente. Mas e nós? Precisamos apenas de dois pequenos manuais: o primeiro, de como lidar com tanto conhecimento e o segundo, de como lidar com a tecnologia na infância.

Tudo tem seu lado bom!

O uso da tecnologia pelas crianças é um fato inegável. Segundo a pesquisa americana Zero to Eight, realizada em 2017, 95% das crianças de 0 a 2 anos têm acesso a internet em casa, via dispositivo móvel. Proibir o uso de dispositivos tecnológicos não está em pauta hoje. O que está em pauta é o uso da tecnologia de forma correta, para que seja usada como uma ferramenta positiva e que auxilie para o desenvolvimento dos pequenos.

O que o Explorer faz em favor das crianças? 

A tecnologia é um mundo na palma das pequenas mãozinhas. Seu uso permite que a criança se aprofunde sobre determinados assuntos, conheça novas culturas e desenvolva as habilidades socioemocionais. E é pensando nisso e com base em pesquisas com crianças, que a PlayKids desenvolveu um assistente virtual para as crianças.

O uso do App Kode é liberado apenas para os assinantes do PlayKids Explorer, isso porque a experiência é totalmente personalizada.

Os pequenos recebem em casa, todo mês, um livro de atividades totalmente personalizado, com um tema para ser explorado, uma cultura, uma situação e mil possibilidades de se divertir! 

Assim, apresentamos aos pequenos e adultos como encontrar o equilíbrio entre o mundo virtual e o mundo real, sem perder a diversão e ainda estimulando o aprendizado e focando no desenvolvimento infantil. 

Mas como utilizar o Kode – Assistente virtual?

1. Acesse a loja de aplicativos do seu celular: Android ou iOS

2. Coloque sua senha e faça o download do app. Observação: o aplicativo está disponível apenas nas lojas do Brasil.

3. Ao receber seu kit, você deverá acessar o Kode. Ele pedirá para você liberar a câmera do seu celular. Fique tranquilo! Usaremos a câmera apenas para ler os códigos que estarão impressos no livro.

4. Na primeira página do livro, você encontrará um código. Ele está bem sinalizado. Com o Kode aberto, mire a câmera no código (parecido com um QRCode). Pronto! A aventura do seu pequeno irá baixar automaticamente.

5. Ao ler a história, sempre que encontrar códigos com os olhos do Kode impressos no livro, quer dizer que ele tem algo a falar e acrescentar naquele momento da história.

Fácil, né? Além de ser um app bem dinâmico, totalmente seguro, o Kode auxiliará no decorrer das histórias. Trazendo novas informações e, perguntando sempre o que seu filho quer fazer naquela determinada situação. 

Veja o que estão falando do Kode por aí: 

“Meu filho está amando as novas aventuras e o assistente virtual Kode!”

“Nós adoramos o Kode e a interatividade. A proposta é muito redonda e está alinhada com o que as crianças buscam, como protagonismo, contação de histórias e tudo mais.”

“Quando eu saio e volto de novo no App ele fala: “bem-vindo de volta jovem explorador”! Ele é muito fofinho! Quem criou o KODE está de parabéns. Vocês são demais! Obrigada por terem criado o KODE!”

Para colaborar com o desenvolvimento infantil por meio do equilíbrio entre o físico e o digital, assine o PlayKids Explorer

Profile photo of Marina Monteiro

Sonha com um mundo onde todo mundo tenha acesso a educação. Queria ser professora de História, virou Publicitária e hoje é Designer de Produto na PlayKids. Seguindo seu sonho, produz conteúdo e entrega, de maneira criativa, conhecimento e diversão.