5 podcasts para mães escutarem

jul 16, 2020 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Se você é mãe provavelmente já leu várias matérias sobre desenvolvimento infantil, saúde da criança, livros, brinquedos, e por aí vai. E você não está sozinha, os conteúdos sobre a infância são muito procurados e acessados por mães ao redor do mundo inteiro. Mas além de conteúdos sobre a criança, tem um assunto que atrai muitas mães: a maternidade real (aquela que não passa no comercial de manteiga e não aparece em propagandas do dia das mães). Na maternidade real, as mães compartilham suas angústias, cansaços, sucessos, erros, injustiças, sonhos, desejos, enfim tudo que cabe em uma vida humana.
É sobre a maternidade real que são desenhados alguns dos podcasts para mães mais sinceros, criativos e empoderadores que se tem notícia. Ficou curiosa? Preparamos uma lista com 5 podcasts que toda mãe deveria ouvir.

1. Calcinha larga

Protagonizado por Camila Fremder, Tati Bernardi e Helen Ramos, o ‘Calcinha Larga’ é um espaço onde frases automáticas sobre a maternidade não tem vez. Autênticas, sinceras e muito divertidas, as apresentadoras falam sobre carga mental, trabalho, culpa, relacionamentos e tudo mais. Já fizeram parte das conversas Maria Ribeiro, Samara Felippo, Rafa Mon, Débora Falabella, e mais uma trupe de mulheres poderosas.

2. Mamilos

Apresentado por Juliana Wallauer e Cris Bartis, o ‘Mamilos’ é um podcast semanal que se propõe a fazer jornalismo de peito aberto. Mesmo que o tema central do podcast não seja maternidade, na extensa lista de conteúdos marcam presença temas como empreendedorismo feminino, sexo, relacionamento, menstruação e muitos outros conteúdos que giram em torno da mulher e da maternidade.

3. Maria vai com as outras 

Apresentado por Branca Vianna, o ‘Maria vai com as outras’ discute a relação da mulher com o trabalho, a vida afetiva, família e muito mais. No formato de entrevistas, Branca Vianna já recebeu programadoras, delegadas, empresárias, camelôs, cientistas, médicas, enfermeiras. É um verdadeiro encontro com as diversas possibilidades de ser mulher no mundo. 

4. Maternitretas

Flávia Carvalho, Kika Moreira e Ana Paula Novato dão voz ao ‘Maternitretas’. Esse podcast tem o objetivo de enxergar o lugar de fala de mães, dando voz e escutando maternidades distintas. Nas palavras das apresentadoras: “A gente sabe que na vida poucas coisas são unanimidades (ou nenhuma). Na maternidade não seria diferente! E pensar diferente pode ser treta! Mas Treta não precisa ser ruim! Tretando podemos conhecer novas formas de pensar, novos jeitos de fazer a mesma coisa.”

5. Mãezona da porra

É apresentado por Martha Lopes e Marcella Chartier. No ‘Mãezona da porra’, são colocados em pauta assuntos como dinheiro, qual a escola ideal, trabalho doméstico, parto, redes sociais, carreira, autoestima e mais uma extensa lista de temas que dizem respeito a mulheres e maternagem. 

Gostou das nossas dicas? Deixe sugestões de outros podcasts que as mães precisam escutar.   

Leia mais:

Juliana Freitas

Formada em Psicologia, é apaixonada pela ciência e pelas artes literárias. Estuda o encontro entre a criança e o livro, a criança e o psicólogo e a criança e o mundo.

    Acompanhe nossas redes sociais