A importância da leitura desde o início da vida é algo sabido por muitos pais. Mas como incentivar este hábito entre os pequenos e pequenas? A Leiturinha é uma ótima opção! O maior clube de assinatura de livros infantis oferece diversos planos que se adequam às necessidades e interesses de cada família. Um deles é o Plano Mini!  Ideal para quem quer e gosta de contar histórias para os pequenos, desde o nascimento, o Plano Mini da Leiturinha conta com uma Equipe de Curadoria que seleciona com muito cuidado e critério os melhores livros de histórias para crianças. Assim, os livros infantis selecionados priorizam a contação de história sendo sempre no formato brochura (livros de papel com encadernação comum), e de acordo com três categorias de leituraHistórias para Ler no ColoHistórias de Faz de Conta e Histórias Para se Aventurar.

Entenda melhor cada uma das categorias do Plano Mini da Leiturinha

1. Histórias para Ler no Colo

Principais estímulos: Vínculo, Linguagem, Descobertas
Tipos de livros: Livros em brochura, com histórias imaginativas e temáticas relacionadas à rotina e aos sentimentos.

Não é preciso compreender as palavras para se beneficiar de uma boa história. Os bebês sabem disso e não dispensam uma boa história no colo de quem se ama, por meio de uma mediação atenta e cheia de carinho. Na primeira infância, a literatura já desempenha um papel fundamental: o de inserir os pequenos no universo simbólico da linguagem! Embora os livros interativos (de pano, banho e com recursos materiais) tenham seu papel nesta fase, os livros em brochura não deixam de estimular igualmente, por meio da linguagem e do afeto no momento da contação de história. Assim, nesta categoria, os leitores poderão ter contato com pequenas narrativas para leitura compartilhada com frases curtas e, em alguns momentos rimas, que conferem cadência e ritmo para a leitura, inserindo os pequenos no universo da linguagem. Livros com ilustrações vivas e textos que estimulam a imaginação.

 

2. Histórias de Faz de Conta

Principais estímulos: Imaginação, Alfabetização, Criatividade
Tipos de livros: Livros em brochura, com narrativas de diversos gêneros literários que estimulam o faz de conta e a curiosidade.

Em um momento em que a imaginação está a mil e os pequenos estão se preparando para o processo de alfabetização, histórias mais elaboradas e imaginativas atiçam a curiosidade e o interesse dos pequenos pela literatura. As narrativas, agora mais complexas, desafiam as habilidades de interpretação nos pequenos, mas não dispensam a mediação, que é a melhor forma de incentivar a leitura, apresentar o universo literário aos pequenos e fortalecer os vínculos familiares. Assim, mais do que ler palavras, os pequenos desde cedo, serão estimulados a compreender o contexto, realizando uma leitura de mundo mais ampla. Nesta categoria, selecionamos livros ilustrados, com narrativas emocionantes para a leitura compartilhada, repletas de faz de conta, além de enredos que estimulam a  socialização e o reconhecimento dos sentimentos, aspectos fundamentais para a construção da personalidade.

 

3. Histórias para se Aventurar

Principais estímulos: Leitura Fluente, Pensamento Crítico, Leitura de Mundo
Tipos de livros: Livros em brochura, com enredos envolventes que estimulam uma leitura mais autônoma.

Histórias para leitores fluentes, que apreciam e já se aventuram sozinhos pelo universo da literatura. Nesta categoria, selecionamos livros que se aproximam da realidade dos pequenos, falam “sua língua” e dialogam diretamente com suas questões e seu imaginário, com o principal objetivo de manter seu interesse pela leitura, em um momento da vida em que muitas outras coisas disputam sua atenção. São enviados livros em brochura com narrativas mais densas, porém sem perder de vista a importância das ilustrações vivas e instigantes, proporcionando uma leitura mais autônoma e crítica, estimulando o debate de ideias. Aqui, quando a leitura é compartilhada, os ganhos são ainda maiores, possibilitando que o hábito de leitura seja valorizado junto aos pequenos.

Agora, se você quer uma experiência ainda mais completa, a Leiturinha também conta com os Planos Uni e Duni, que, além dos livros de contação, também enviam livros interativos para os pequenos leitores mais novinhos, além de um material de apoio aos pais e surpresinhas exclusivas! Descubra quais livros infantis vem nos Planos Uni e Duni da Leiturinha!

Profile photo of Sarah Helena

Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia, sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.