10 dicas de como começar uma rotina de leitura agora

ago 25, 2020 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Dicas, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Provavelmente você já deve ter ouvido ao menos uma vez sobre os benefícios da leitura. Seja na infância ou na vida adulta, ler é fundamental se você quer ter uma visão mais ampla e crítica do mundo. Mas, em meio aos dias corridos, trabalho e filhos, como começar uma rotina de leitura? Bom, obviamente, não existe uma fórmula mágica para isso, mas algumas dicas podem ajudar. Com base em minha experiência de leitora que cria e recria constantemente uma rotina diferente de leitura, listei 10 dicas para você começar. Confira!

1. Escolha um livro

Comece do começo. Quais temas te interessam? Prefere um autor(a) nacional ou internacional? Gosta de romance, biografia ou não ficção? O primeiro passo é identificar seus gostos e escolher um livro que tenha tudo a ver com você.

2. Não se culpe ou se cobre tanto

Segure a cobrança! Não gostou do livro? Não conseguiu terminar? Mudou de livro no meio da história? Tudo bem! Lembre-se: a leitura precisa ser, antes de tudo, prazerosa. Nem sempre estamos bem e/ou prontos para fazer uma leitura. É natural. Portanto, seja persistente, mas não se culpe se decidir abandonar um livro antes do fim.

3. Explore a leitura de contos e crônicas

Mais curtinhos, os contos e, especialmente, as crônicas são ótimas opções para aquela leitura rápida. Seja na hora do almoço, na fila do banco ou nos minutinhos que sobram entre uma tarefa e outra. Após a leitura obrigatória do vestibular, comecei por uma coleção de contos e deixo aqui minha indicação: Clarice Lispector.

4. Assine um clube do livro, revista, newsletter

A recorrência é uma ótima maneira de incentivar um hábito. Além disso, receber algo em casa com o nosso nome e de nosso interesse vai dar aquele gostinho especial!

5. Leia ao ar livre  

Aproveite os momentos na área externa para ler também. Seja quando levar os pequenos ao parquinho, à pista de skate ou ao clube!

6. Carregue um livro com você

Ter um livro sempre na bolsa é uma ótima desculpa e um belo incentivo para abri-lo enquanto espera o ônibus, uma consulta ou na hora do almoço!

7. Leia sobre suas referências 

Descubra quais livros o seu cantor favorito gosta. Ou então, vá atrás do livro que inspirou aquele seu filme favorito. Além de ampliar o seu repertório, as chances de você encontrar algo que se interessa é enorme.

8. Leia livros diferentes ao mesmo tempo 

Essa é uma ótima maneira de estimular o funcionamento do cérebro! Essa prática é boa, porque você se torna  capaz de se adequar a diferentes tipos de leitura de uma só vez.

9. Invista em um aplicativo de leitura 

Para quem é acostumado e fissurado em bater metas, os aplicativos de leitura são um ótimo incentivo!

10. Leia de tudo!

Estar acostumado a ler notícias sempre curtas pode fazer com que o cérebro se acostume e tenha “preguiça” de ler livros mais longos. Então sempre intercale todos os tipos de leitura: vale artigos, contos, crônicas, reportagens…

Gostou das dicas? Conta para a gente: como você faz para organizar a sua rotina de leitura?

Leia mais: 

Cynthia Spaggiari

Mãe de 3, arquiteta, especialista em Filosofia e oficiante pelo Núcleo de Psicanálise e Educação. Fã dos livros e de arte, atua diretamente com as editoras e autores do Clube Leiturinha.

    Acompanhe nossas redes sociais