Conheça as Surpresinhas Leiturinha do mês de agosto

por | ago 13, 2020 | 8 Comentários

A parte mais gostosa da vida são, sem dúvidas, as descobertas. O bom é que isso começa lá na primeira infância mas não tem data e nem idade para acabar. É na infância que conseguimos aproveitar a curiosidade dos pequenos para incentivar o aprendizado e também despertar o interesse por coisas novas. Como por exemplo conhecer novos estilos musicais, descobrir de onde vem o arco-íris ou até mesmo fazer experimentos científicos em casa. Nessa matéria eu vou te dizer como você pode juntar essas três coisas tão diferentes somadas as Surpresinhas Leiturinha do mês de agosto, com muita diversão e ludicidade. 

Você só acredita vendo? 

Chame seu pequeno e olhem juntos para as imagens abaixo. Respondam com sinceridade:

1. Essa imagem está se mexendo?

2. Você vê pontinhos cinzas nas quinas dos quadrados pretos?

3. Qual círculo laranja é maior?

Você sabia que as duas primeiras imagens são estáticas? Ou seja, elas não se mexem. E na terceira imagem, as duas bolinhas possuem o mesmo tamanho (é verdade, pode medir!). O que acontece é que quando olhamos para um determinado objeto, a imagem que vemos é rapidamente enviada para o cérebro (é responsável por identificar aquilo que vemos). Mas, como nada é perfeito, essa troca de informações entre os olhos e o cérebro também podem ter equívocos. É o que chamamos de "ilusão de ótica".

Vamos ao teste prático (e muito divertido)

Neste mês, os pequenos das categorias: Leitores iniciantes, Leitores em Processo, Fluentes e Críticos receberão o Pião da Ilusão. Ao girar a parte branca com bolinhas, o pequeno verá, na prática, a ilusão de ótica acontecer! Ao girar a parte colorida, ele terá contato com o disco criado por um famoso cientista que viveu de 1642 a 1727, Isaac Newton. 

Newton descobriu que, ao utilizar um prisma triangular e atravessar sobre ele um feixe de luz branca, terá como resultado todas as sete cores. Seguindo este mesmo raciocínio, concluiu que a luz do Sol, quando atravessa gotículas de água, resulta em um fenômeno lindo, que chamamos de arco-íris. E, para comprovar o inverso, no caso que a luz branca é resultado da soma de todas as cores, Isaac criou o chamado “disco de Newton”.

Junte o conhecimento a um pouco de música

Se você é um pai ou uma mãe que gosta um pouquinho de rock, vai se lembrar da capa do álbum “The Darkside of the Moon”. Agora faz todo sentido, né? Que tal aproveitar essa experiência ao som de Pink Floyd junto do seu pequeno? Aproveite para mostrar a capa deste álbum, que é a reprodução do experimento de Newton de uma forma diferente do Pião da Ilusão.

Flutua ou afunda? 

Para os pequenos das categorias: Leitores de Berço, Leitores Brincantes e Pré-leitores, a brincadeira é com o Squishy da Laminha! Os pequenos dessa categoria ainda não entendem os conceitos que regem as leis da natureza, mas nem por isso devem deixar de se divertir com elas.

Brincar de “flutua ou afunda” na hora do banho com seu pequeno aproxima um pouquinho a criança da ciência. Além de ser muito divertido e certamente criar momentos gostosos em família.

Espero que tenham gostado das Surpresinhas deste mês e dos novos conhecimentos adquiridos. Conte para a gente como seu pequeno brincou e quais foram as novas descobertas do mês. 

Para receber Surpresinhas incríveis como essas e incentivar a leitura, a diversão e o aprendizado em sua casa desde cedo, faça parte do Clube Leiturinha.

Categorias:
0 - 3 | 10+ | 4 - 6 | 7 - 10 | Leiturinha | PlayKids
Escrito por Marina Monteiro
Sonha com um mundo onde todo mundo tenha acesso à educação. Queria ser professora de História, virou publicitária e trabalhou como Designer de Produto na PlayKids. Seguindo seu sonho, produz conteúdo e entrega, de maneira criativa, conhecimento e diversão.
Relacionados
Como saber se seu filho tem medo além do normal?

Como saber se seu filho tem medo além do normal?

O medo faz parte da natureza humana e é importante para o desenvolvimento emocional, especialmente das crianças. Afinal, é o medo que nos ajuda a avaliar os perigos e possíveis ameaças a nossa saúde, por exemplo. No entanto, é preciso cuidado com o excesso de medo,...

8 Comentários

  1. Avatar

    Muito bom

    Responder
  2. Avatar

    Adorei!

    Responder
  3. Avatar

    Bem interessante

    Responder
  4. Avatar

    Adorei, vai chegar em um ótimo momento.

    Responder
  5. Avatar

    Ele disse q é o perfume dele. Pq sai aquele ventinho quando aperta 😂🤣

    Responder
  6. Avatar

    Cecília adorou!

    Responder
  7. Avatar

    Muito interessante o brinde, estou anciosa para recebê-lo.

    Responder
  8. Avatar

    Muito interativa a surpresinha 👏🏻👏🏻👏🏻

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *