Tempo junto: 10 ideias de atividades para fazer com as crianças

maio 20, 2019 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Seja nas férias, em um final de semana, feriado ou mesmo no dia a dia durante semana, é saudável para as crianças passarem tempo junto aos pais, mães, avós, familiares ou cuidadores. Isso fortalece os vínculos afetivos e reforça o sentimento de pertencimento, além de ser uma delícia aproveitar os pequenos e relembrar os próprios tempos de infância, né? Então, confira 10 ideias de atividades para fazer com as crianças dentro e fora de casa:

Atividades para fazer com as crianças ao ar livre

1. Aproveitar a natureza

Uma ótima ideia para curtir com as crianças é ir a lugares repletos de plantas e animais. Vale parque, fazenda, zoológico, chácara, jardim botânico… As opções são várias! Para tornar esse momento ainda mais divertido, que tal propor ao pequeno que leve um caderno para fazer desenhos ou anotar as coisas mais legais que ele descobriu por lá? Ou, também, algum potinho para guardar coisas curiosas que encontrou nestes lugares e pesquisar em casa depois – só não vale levar os animaizinhos pra casa, ok?

2. Criar um jogo de tabuleiro gigante no quintal

Pode ser direto no chão mesmo ou em folhas de cartolina unidas, procure uma fita adesiva colorida e façam primeiro a trilha a ser seguida criando várias casinhas e as numerando. Depois, é só usar a imaginação, criar as regras e desenhá-las nas casinhas – fazer caretas, dar um abraço na pessoa ao lado, fazer mímicas, danças esquisitas, voltar casas, são algumas ideias!

3. Fazer um piquenique

Piqueniques não são tão complicados assim quanto, às vezes, podem parecer. Olha só: uma toalha grandona, alguns lanchinhos, suco, sobremesa e um espaço aberto, pronto! Um piquenique super legal com as crianças. Claro que dá pra complicar um pouco, levar uma caixinha de som, brinquedos e até livros para transformar em um piquenique literário. Mas simples ou cheio de coisas, um piquenique é sempre uma boa pedida! Só não vale esquecer de recolher todo o lixo depois.

4. Ir a museus, livrarias, teatros, cinema…

Atividades culturais da cidade ou da região são ideais para curtir com os pequenos. Assim, todos vivem ótimos momentos, se divertem e, de quebra, aprendem um monte de coisa nova juntos! (Confira dicas de museus para ir com as crianças!)

5. Fazer uma cápsula do tempo

No primeiro momento, peça para cada um escolher um objeto importante – mas não tão importante que não possa ser enterrado -, que tenha significado e escrever um bilhete pro futuro. Depois, vocês vão precisar de algum recipiente bem resistente (os de vidro são ideais!) que feche muito bem. Coloquem os objetos lá dentro e enterrem em um lugar que não dá para esquecer – dá até pra fazer um mapa do tesouro que leva ao local, que tal? Pode ser difícil controlar a ansiedade nas primeiras semanas, mas vale a pena! Depois de um ano, voltem ao lugar onde enterraram a cápsula – onde está aquele mapa do tesouro mesmo? – e a desenterrem. Vai ser emocionante relembrar o porquê dos objetos escolhidos e ler a carta do passado!

Atividades para fazer com as crianças dentro de casa

6. Montar um acampamento

Pode ser na sala, na cozinha, na varanda ou até no quarto, a ideia aqui é montar a barraca de cobertores e cadeiras, apagar as luzes – podem até montar uma fogueira de mentira com uma luminária envolta em papel translúcido laranja – e brincar de acampar! Levem lanternas, livros e lanchinhos para ficar ainda mais legal. (Agora se quiserem fazer um acampamento de verdade, confira 10 dicas essenciais para acampar com crianças!)

7. Desenhar a árvore genealógica da família

Ideia simples para unir a família toda. Seja num papel A4 comum ou numa cartolina, o legal aqui é juntar todos e tentar aprofundar o máximo possível na história da família, relembrando nomes e origens. Liguem para os avós todos, pesquisem muito. Com certeza todos vão aprender muito sobre si mesmos e seus antepassados!

8. Fazer uma noite temática

Festa do pijama, havaiana, de máscaras. Noite italiana, japonesa, árabe. Noite das profissões, dos personagens, do espaço. Escolha um tema e, a partir dele, pense em comidas, filmes, decoração, músicas, sempre temáticos. Podem ser só vocês ou até fazer uma festinha convidando os amigos. Vai ser diversão na certa!

9. Montar uma corrida de obstáculos divertida

Usem toda a criatividade e procurem os mais diversos materiais: colchões, almofadas, toalhas, brinquedos, bolas, travesseiros, qualquer coisa! Distribua-os de forma consecutiva criando um circuito. Se quiser, crie regras – ao passar pela bola, tem que quicar cinco vezes, por exemplo. Uma ótima forma de gastar a energia dos pequenos em um dia chuvoso.

10. Escrever um livro

Pensem bastante sobre o que querem escrever, façam um roteiro e mãos à obra! Se os pequenos ainda não sabem escrever, escreva para eles e deixe a ilustração para suas mãozinhas habilidosas. Aí vale colagem, pintura, canetinha, giz, lápis de cor, pedacinhos de tecido, enfim, o que combinar mais com a história. Depois, compartilhem aqui com a gente as histórias!

E vocês aí na sua casa? Como gostam de passar a tarde com as crianças? Conte para a gente nos comentários!

Leia também:

Paula Piffer

Acredita que a literatura transforma as pessoas e a educação transforma o mundo!

    Acompanhe nossas redes sociais