Descubra os benefícios da rotina para seu pequeno

jan 3, 2024 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Comportamento, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Com certeza, você, pai, mãe ou educador, já ouviu falar em algum momento sobre os benefícios da rotina na vida dos seus pequenos. Mas, afinal, o que é rotina e por que ela é tão importante?

Batendo um papo com sua criança de até 4 anos, você vai notar que a noção de tempo é bem diferente neles da noção de tempo de uma criança mais velha. A criança de até 4 anos ainda não consegue entender o tempo de forma bem definida, para ela o “ontem”, “amanhã”, ou a “segunda-feira” ainda são conceitos muito desafiadores. Mas, em contrapartida, crianças nessa idade já conseguem identificar um sequenciamento de ações simples, por exemplo: primeiro tomamos café da manhã, depois escovamos os dentes e depois vamos para a escola.

Benefícios da rotina nos valores em casa

A rotina é uma ferramenta fortíssima para ensinar valores como autonomia, controle emocional, pertencimento e bom comportamento, e isso são só alguns dos benefícios da rotina: uma vez que ela propõe uma sequência de ações, criando uma posição confortável para a criança, pois, aos pouquinhos, ela entende que tem hora certa para tudo e que ela faz parte do cumprimento das etapas, ou seja, se a criança quer muito brincar, ela entende que primeiro terá que trocar de roupa, e se ela cumprir essa etapa de forma mais rápida, ela conseguirá chegar na hora de brincar mais rapidamente também. Devagarinho a rotina impulsiona o senso de individualidade da sua criança.

Uma rotina com benefícios de verdade é feita em conjunto com a criança, não imposta.

Tente criar um momento agradável para conversar com sua criança sobre o sequenciamento de ações, para que as crianças também entendam os benefícios da rotina. Troque com ele e convide-o para essa atividade gostosa de criação da rotina, dê espaço para que ele contribua. Sugira atividades prazerosas entre atividades que exigem mais concentração, depois convide para registrar esses passinhos. Aqui vocês podem desenhar, fazer colagem, imprimir imagens da internet para cada etapa da rotina. Depois, cole em algum lugar de fácil acesso para vocês. Com a rotina criada, lembre-se diariamente de mostrar para o seu pequeno ou pequena em qual etapa ele está, reforce positivamente, sempre que cumprir as etapas da rotina.

Primeiro a rotina tem que ser importante para você

Sabemos que os pequenos aprendem muito mais com o que fazemos do que com o que falamos, portanto, para que a rotina funcione, é fundamental que primeiramente que você aproveite os benefícios da rotina, para depois tornar ela importante para as crianças. Reforce de tempos em tempos o processo de criação da rotina. Aos pouquinhos, inclua atividades que tenham relação com as tarefas diárias de casa, como arrumar brinquedos e fazer a cama. E cultive o hábito de relembrar a rotina antes de começar a executá-la. Tenha em mente que o processo de aprendizado acontece por meio da repetição.

Rotina pode ser divertida sim.

Crianças querem ser bons filhos e bons alunos, no entanto, o que é esperado é bastante vago para elas, pois elas ainda estão construindo seus valores e crenças.

Se dizemos o que é bacana e esperado em cada momento, fica mais fácil para que a criança entregue aquele comportamento. A definição de etapas de rotina, reforça o senso de pertencimento em seu filho, faz com que ele entenda qual caminho seguir. O reforço positivo é super importante. Se seu filho de 4 anos entendeu que ele tinha que jantar, escovar os dentinhos, brincar e ir dormir, que legal! Diga isso para ele, reforce quão gostoso foram esses momentos e o quanto ele se dedicou para conseguir seguir a rotina. Esse reforço é super bacana para criar laços e estima em seu pequeno. Aprecie esses momentos e divirta-se com a rotina!

Leia também:

Nathalia Pontes

Mestre em Psicologia da Educação, educadora e escritora, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo. É apaixonada por educação, desenhos, viagens e literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais