O Rato roeu a roupa do Rei de Roma. Igualzinho todo mundo já sabe. Mas muita calma aí… parece que esta história tem um rumo bem diferente. Nela, a autora Arlene Holanda mostra aos pequenos, num enredo encantador, as consequências de ser ambicioso sem se preocupar com as outras pessoas.

Romeu, o rato que roeu a roupa do rei de Roma

rato-roeu

Autora: Arlene Holanda
Ilustrações: Eduardo Azevedo
Editora: Nova Alexandria
Melhor idade: A partir de 6 anos

Esta história se desenrola em muito mais confusões do que qualquer um jamais imaginou. É verdade! O rato roeu a roupa do rei de Roma mesmo. Do rei mais poderoso do mundo, inclusive. Reinaldo ficou bastante furioso quando viu um furo em sua roupa, sabia perfeitamente que era um roedor. Já estava aos gritos, quando percebeu que desse furo saltou uma enorme serpente venenosa, que estava prontinha para lhe dar o bote – ela estava escondida nas dobras do tecido da sua roupa.

É necessário que as crianças compreendam que o funcionamento das coisas depende de todos nós, e que temos que cuidar do mundo tendo como base os valores que regem a harmonia com todo nosso sistema.

O poderoso rei ficou com muito medo e… adivinhem quem se propôs a ajudá-lo? Romeu, o ratinho com quem ele tanto ficou furioso. Desde então, Reinaldo percebeu que aquele roedor, de quem ele sentiu tanta raiva, arriscou sua vida para salvá-lo e poderia ser seu grande conselheiro. Mais a história não acaba por aí não…

Com muita magia, suspense e ação, esta história nos ensina que devemos tomar muito cuidado quando alcançamos algo e somos bem recompensados, afinal podemos ser vítimas da nossa própria ambição.

Aproveite este momento para bater um papo com seu pequeno leitor, pergunte o que ele entendeu e mais gostou desta história.

Pela equipe pedagógica da Leiturinha.

Leia este e vários outros livros no tablet ou no computador com o App Leiturinha Digital!  Ainda não é um assinante? Então não perca tempo e saiba como participar. Boa Leiturinha!

Profile photo of Equipe de Curadoria da Leiturinha

Esta matéria foi produzida pela Equipe de Curadoria da Leiturinha, composta por psicólogas, pedagogas, educadoras e mamães. Elas são especialistas em literatura e desenvolvimento infantil e são responsáveis pela seleção dos livros enviados mensalmente pelo clube.