10 jogos de tabuleiro para jogar com toda a família

nov 24, 2022 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Os jogos de tabuleiro são aqueles que utilizam desenhos ou marcações feitas em uma superfície, como quadros de madeira ou papelão. Além de ótimos passatempos, os jogos de tabuleiro são muito importantes para o desenvolvimento infantil.

Isso porque trabalham o raciocínio lógico, a estratégia, a concentração, a criatividade e também a interação social das crianças. Pensando nisso, que tal conferir 10 jogos de tabuleiro para jogar com toda família? Acompanhe e divirta-se! 👏

10 jogos de tabuleiro para jogar com toda a família

Para além dos muitos benefícios para as crianças, os jogos de tabuleiro são sempre uma forma divertida de passar os momentos em família. Afinal, eles entretêm, divertem e ensinam diversas lições por meio da brincadeira! 😊

Os jogos também são responsáveis por desenvolverem vários aspectos cognitivos e por também estimularem as habilidades psicomotoras dos pequenos e pequenas, por exemplo. Mas o principal é que os jogos contribuem muito para o melhorar os vínculos familiares. Por isso, que tal conferir alguns? 🤔

1. Monta já!

Seja muito criativo e rápido para montar com os blocos o que está escrito nas cartas. Quem adivinhar o que é, ganha mais pontos!

  • Número de Jogadores: 2 a 4
  • Faixa Etária: a partir de 6 anos
  • Tempo Médio: 20 minutos

👉 Leve o “Monta jápara a sua casa!

2. Dobble Clássico – Galápagos

Dobble é um jogo de velocidade e observação no qual todos jogam ao mesmo tempo. Regras tão simples que podem ser aprendidas em 30 segundos e 5 modos de jogo acompanham este party game perfeito para qualquer ocasião.

Seja em uma festa, para quebrar o gelo, entre sessões mais longas de jogos ou mesmo em uma maratona incrível de mini-games! Cada partida de Dobble tem menos de 15 minutos de duração, mas ninguém para em uma partida só. Os jogadores vão querer testar todos os modos de jogos dezenas de vezes!

  • Número de Jogadores: 2 a 8
  • Faixa Etária: a partir de 6 anos
  • Tempo Médio: 15 minutos

👉 Veja o Doubble Clássico – Galápagos na Loja Leiturinha!

3. Jogo da Vida

Jogos de Tabuleiro: Jogo da Vida

O Jogo da Vida traça um paralelo muito interessante com a realidade! Isso porque os jogadores devem escolher uma carreira, decidir se desejam casar, optar ou não por ter filhos e até construir uma fortuna. E vence a pessoa que garantir o maior patrimônio no jogo! 

Dessa forma, esse jogo de tabuleiro envolve tanto sorte quanto escolhas. E isso mostra para as crianças que as decisões existem, e as reviravoltas também podem acontecer em pouco tempo. Assim, é um dos melhores jogos de tabuleiro para jogar com toda a família! 🤩

  • Número de Jogadores: 2 a 8
  • Faixa Etária: a partir de 8 anos
  • Dificuldade: Baixa
  • Tempo Médio: 120 minutos

👉 Conheça melhor o Jogo da Vida – Estrela – Loja Leiturinha na Loja Leiturinha!

4. Cara a Cara

Jogos de Tabuleiro: Cara a Cara

Embora o jogo Cara a Cara seja apenas para duas pessoas, com ele é possível montar um campeonato para toda a família! O objetivo desse jogo de tabuleiro é descobrir quem é a cara misteriosa do outro jogador. 🔎

É preciso usar o raciocínio para fazer perguntas inteligentes, já que só é possível responder com “Sim” ou “Não”. Nesse sentido, é um jogo muito recomendado para desenvolver a percepção e a observação dos pequenos!

  • Número de Jogadores: 2 
  • Faixa Etária: a partir de 6 anos
  • Dificuldade: Baixa
  • Tempo Médio: 10 a 15 minutos

👉 Leve o Cara a Cara com Aplicativo – Estrela – Loja Leiturinha  para a sua casa!

5. Agente secreto

Um crime foi cometido: Onde ocorreu o fato, quem é o criminoso e onde se esconde? Nas quatro malas no centro do tabuleiro estão as fichas para desvendar o crime. O jogador vai precisar ser esperto para percorrer o tabuleiro, ir descartando as pistas falsas até formar seu palpite. Dois palpites errados e o jogador será eliminado! Vence quem tiver mais malas em seu poder no final da partida.

  • Faixa Etária: a partir de 9 anos

👉 Compre o seu “Agente secreto” na Loja Leiturinha!

6. Tapa na Mesa – Patrulha Canina

Com o Tapa na Mesa da Patrulha Canina quem for mais rápido a encontrar o par ganha! Jogo divertido com 48 pares de pecas para brincar com os amigos. Como jogar tapa na mesa?

Cada jogador escolhe sua raquete, as ventosas devem ser encaixadas nas raquetes com a ajuda de um adulto. As cartas destacadas: As redondas ficam sobre a mesa com a face voltada para cima, as quadradas formam um monte virado para baixo. O primeiro jogador pega uma carta do monte mostra para o grupo.

Quem pegar com a raquete a carta idêntica na mesa ganha o par. Se ninguém encontrar, a carta volta para o monte. O jogo continua ate terminar as cartas, vence quem tiver mais pares.

  • Número de Jogadores: 2 a 4
  • Faixa Etária: a partir de 5 anos

👉 Leve o Tapa na mesa – Patrulha canina para a sua casa!

7. Boa viagem Brasil

O Boa Viagem Brasil é um tour pelas principais cidades brasileiras, com belas imagens, referências importantes e informações, esse jogo é uma verdadeira aula de Geografia.

Cada jogador vai escolher um plano de viagem, os meios de transporte que irá usar e administrar o dinheiro que receber para completar o trajeto em primeiro lugar.

  • Número de Jogadores: 2 a 4 
  • Faixa Etária: a partir de 7 anos

👉 Leve o Boa viagem Brasil para a sua casa!

8. Dream On – Galápagos

Em Dream On, os participantes têm apenas dois minutos para construírem em conjunto uma história com o máximo de imagens que conseguirem baixar de suas mãos. Mas o desafio não termina aí! Depois, vão precisar se unir novamente para se lembrar de cada acontecimento.

Um jogo leve e divertido que trabalha a criatividade e a memória em jogadores de qualquer idade. Além disso, Dream On também é um excelente exercício de cooperação, uma vez que todos devem trabalhar juntos para alcançarem a maior pontuação.  💭

  • Número de Jogadores: 2 a 8
  • Faixa Etária: a partir de 8 anos
  • Tempo Médio: 30 minutos

👉 Compre o seu “Dream On” na Loja Leiturinha!

9. Emaranhada

A amiga aranha está com fome e precisa da sua ajuda para levar as moscas até ela. Mas cuidado, você precisa ser habilidoso para não derrubá-las nos buracos da teia! Utilize os fios para guiar as moscas pelos caminhos de forma rápida e sem deixá-las cair. Existem caminhos mais fáceis e mais difíceis, o seu objetivo é levar as moscas por todos eles o mais rápido possível.

  • Número de Jogadores: 1 a 2
  • Faixa Etária: a partir de 5 anos
  • Tempo Médio: 10 minutos

👉 Garante já o seu Emaranhada na Loja Leiturinha!

10. Por um fio

Neste jogo você conhecerá pássaros presentes na fauna brasileira e se divertirá equilibrando-os em cima dos postes, além de descobrir características únicas de várias espécies! Conte com sua sorte, estratégia e destreza para acumular mais pontos. Quanto mais pássaros de sua cor nos fios, maior sua chance de ganhar!

  • Número de Jogadores: 2 a 4
  • Faixa Etária: a partir de 8 anos
  • Tempo Médio: 20 minutos

👉 Conheça melhor o Por um fio na Loja Leiturinha!

Jogos literários em família

Se você gostou da nossa seleção de jogos de tabuleiro para jogar com toda família, mas quer conhecer ainda mais jogos para as crianças aprenderem e se divertirem, a Loja Leiturinha pode ajudar! 

Além de selecionar os melhores livros do mercado, nossa equipe de Curadoria também escolheu jogos educativos bastante animados para toda família. É o caso dos jogos literários!

Que tal se divertir com livros que propõem desafios e brincadeiras com as crianças? Então, confira dicas de jogos literários para estimular o aprendizado da criançada, de acordo com cada etapa do desenvolvimento infantil. Veja a seguir alguns exemplos. 👇

Vai, Lobo!

Vai, Lobo! é um Jogo Literário que conta com os personagens mais queridos da literatura infantil clássica, como o lobo mau, a chapeuzinho vermelho, os três porquinhos e muito mais! Para jogar em família.

Este jogo tem níveis de dificuldade diferentes, o que possibilita que crianças de várias idades aproveitem igualmente! Estimula a coordenação motora, agilidade e concentração e também a criatividade e a imaginação.

👉 Para comprar “Vai, Lobo!”, é só acessar a Loja Leiturinha!

Responda tudo cantando música

Este livro-caixinha contém perguntas que devem ser respondidas cantando um pedacinho de uma música. Não tem resposta certa. É um ótimo exercício de memória, criatividade e interação.

Se você gostou de “Responda tudo cantando música”, confira a Loja Leiturinha e todos os clássicos que ela pode oferecer.

Coleção Abremente

Jogos Literários: Coleção Abremente

Por fim, a coleção Abremente foi desenvolvida por pedagogas e especialistas em educação. Cada livro contém temas e desafios que estimulam a inteligência das crianças, de acordo com cada faixa etária. Assim, você encontra livros para crianças de 3 a 11 anos que podem ajudar a desenvolver o pensamento lógico, resolver problemas e aprender em família! 😄 Além disso, há outras opções da mesma coleção, porém para faixas etárias diferentes.

Gostou de saber sobre os jogos em família?

Como visto, os jogos de tabuleiro e também os literários são experiências incríveis para toda a família. Além de serem opções para descontrair e aprender de forma lúdica dentro da sala de aula! 

E então, gostou de nossas sugestões de jogos de tabuleiro para jogar com as crianças? Que tal continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, em sua casa! 📚❤️

Leia mais:

Michelle Rachid

Apaixonada por comunicação, acredita que a aprendizagem eficaz acontece por meio da leitura e das brincadeiras. Leitora voraz, ama viajar e é fã de carteirinha de animações.

    Acompanhe nossas redes sociais