Diversidade cultural brasileira
A diversidade cultural nada mais é do que os diferentes costumes de uma sociedade. De Oiapoque ao Chuí, são mais de 4.175.72 km de distância. Imagina agora o que cabe de diferenças culturais em nosso país? Desde diferenças climáticas, passando por diversas festas, manifestações culturais, comidas típicas, estilos musicais, danças, tradições, vocabulário, expressões, artes… Ufa, quanta coisa diferente!
Mas por que é importante apresentar a diversidade cultural brasileira para as crianças?
A UNESCO apresentou uma Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, em 2001. Nessa declaração, alguns objetivos foram traçados para que, por meio de políticas públicas e organizações sociais, as pessoas tivessem acesso ao diálogo intercultural, diversidade e inclusão de modo que construa-se uma comunidade com pessoas comprometidas com o apoio à diversidade através de gestos verdadeiros e diários.
A ideia é combater os estereótipos para melhorar o entendimento entre pessoas de diferentes culturas. E nada melhor do que começar esse assunto na infância pois as crianças chegam ao mundo livres de qualquer julgamento ou preconceito.
Literatura em Cordel: símbolo da cultura nordestina
No Brasil, temos diferentes hábitos, costumes e tradições culturais, e em cada um dos Estados estamos recheados de diferenças. No Nordeste, temos algumas festas típicas e manifestações religiosas como a lavagem da escadaria do Bonfim, além do Maracatu, da Marujada e da Capoeira. Na literatura, outro ponto muito forte são os cordéis.
Lá no século XVI, espanhóis e portugueses usavam folhas soltas para escrever suas histórias. Com a vinda dos portugueses para o Brasil, a tradição de escrever histórias em pequenos papéis atravessou o Oceano Atlântico e parou em Salvador, na Bahia. Embora a literatura de cordel já existisse na cultura greco-romana, o Brasil tem o gênero reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro e ainda hoje é ofício e meio de sobrevivência de muitas pessoas.
É possível encontrar esta expressão cultural no Brasil todo – graças à nossa diversidade – mas é uma tradição do povo nordestino, que escrevia, através do imaginário coletivo, a memória social e o ponto de vista sobre os acontecimentos vividos ou imaginados.
PlayKids Explorer viaja até Caruaru!
Com o objetivo de apresentar às crianças toda a diversidade cultural brasileira, o clube de assinatura PlayKids Explorer preparou uma edição que levam os personagens Mu e Moscovis para Caruaru, em Pernambuco! Lá, eles participaram da maior festa de São João do mundo e ficaram maravilhados com tanta coisa diferente: é cuscuz gigante, é cordel, é macaxeira ou é aipim?
Também se depararam com diferentes formas de falar a mesma palavra e descobriram o vocabulário local com diversos personagens que entram em cena. Nesta edição, com a ajuda do Kode – assistente virtual que ajuda os pequenos em cada aventura – as crianças podem aprender mais sobre consciência social, reconhecimento da diversidade presente em nosso país e respeito às diferenças.
Para receber um kit com um Livro de Atividades totalmente interativo e personalizado, com aventuras como essa, conheça o PlayKids Explorer! Clube de assinatura que desenvolve as habilidades socioemocionais e aborda assuntos sérios de maneira lúdica e divertida! Para saber mais, acesse o site!