8 incríveis curiosidades sobre a Savana Africana

jul 20, 2018 | Educação

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Na Edição Savana Africana do PlayKids Explorer, os pequenos exploradores foram parar em uma Savana lá na África, lar de elefantes, zebras, leões e muitos outros animais! Entrando no clima, preparamos uma lista com 8 curiosidades sobre a Savana que vão render ótimos papos com o seu pequeno.

Confira 8 curiosidades incríveis sobre as Savanas Africanas:

1. A enorme biodiversidade da Savana

Por se parecer com um deserto (um bioma bem diferente), muita gente acredita que não exista muita variedade de animais na Savana, mas na verdade é exatamente o oposto.

Os animais da Savana em PlayKids Explorer

A variedade e quantidade de animais que vivem na Savana é enorme! Na África, o destaque são os grandes mamíferos, como elefantes e girafas, mas a quantidade de aves e insetos é enorme!

2. Os elefantes são os maiores mamíferos terrestres!

São os maiores animais terrestres da atualidade, pesando de 4 a 6 toneladas. Existem 3 espécies de elefante hoje, sendo que o elefante-da-savana é a maior delas.

As outras duas são o elefante-da-floresta, que vive em florestas da África ocidental e é a menor espécie, e o elefante-asiático, que vive na Ásia e possui presas proporcionalmente maiores do que as outras.

3. O desenho de cada zebra é único!

Grandes favoritas das crianças, zebras são equinos, ou seja, da mesma família dos cavalos. Existem hoje 3 espécies de zebras, cada uma com desenhos de listras um pouco diferentes. sendo a zebra-de-burchell, presente em Serengeti a mais comum.

Dentro de cada espécie há um padrão semelhante de listras, mas o desenho de cada zebra é único: não existem dois animais com o mesmo padrão.

4. Serengeti é a savana mais famosa do mundo

Localizada principalmente no território da Tanzânia, é a savana que serviu de referência para a animação O Rei Leão, podendo por isso ser considerada a savana mais famosa do mundo.

É o lar de dezenas de espécies de mamíferos e algumas centenas de espécies de aves.

A Savana de Serengeti em PlayKids Explorer

5. A migração no Serengeti

Os milhares de animais que habitam na Serengeti possuem uma característica em comum bastante curiosa: mudam de lugar ao longo do ano. São quase 2 milhões de animais que viajam até 800 km durante 3 meses para fugir da seca.

As zebras normalmente são os primeiros animais a terminarem a migração, abrindo caminho para muitos outros.

6. O povo Masai

É um povo semi-nômade que vive na savana e em regiões próximas à Serengeti. Usam roupas e acessórios bastante coloridos, que serviram de influência para personagens do filme Pantera Negra.

Com um histórico de guerreiros cujo treinamento envolvia matar leões, é interessante notar que hoje são protetores desses animais, ensinando o mundo a coexistência entre humanos e leões.

7. Existem savanas fora da África

A savana é um bioma que não está presente só no continente africano. Cenários parecidos são encontrados no sudeste asiático, no norte da Austrália e até mesmo aqui no Brasil, que recebe o nome de Cerrado.

A grande diferença da savana africana para as savanas pelo mundo é a presença dos animais de grande porte, como elefantes e girafas, que tornam essa fauna única.

8. Cerrado, a savana brasileira

O cerrado é considerado a savana mais rica do mundo, com quase 5% da biodiversidade do planeta. São mais de 20 mil espécies de plantas e estimativas de que as espécies de animais passem de 300 mil!

Saiba mais sobre a Savana

O mundo animal é cheio de mistérios, por isso aguça a curiosidade dos pequenos… Para trazer essa magia para a hora da brincadeira, o PlayKids Explorer preparou uma Edição todinha feita em homenagem a eles! Os animais da Safana Africana! Para conhecer um pouquinho desta edição, confira Conhecendo a Savana Africana com PlayKids Explorer.

Esta edição está cheia de curiosidades, como estas que você acabou de conhecer, adaptadas à linguagem dos pequenos. As curiosidades que trouxemos aqui servem para deixar o diálogo com as crianças ainda mais interessante!

Gostou? Assine o PlayKids Explorer em: explorer.playkids.com.

Leo Amaral

Midiálogo que ama livros, músicas e desenhos animados. Acredita que a curiosidade é fundamental e deve estar presente em todas as épocas da vida, e que quando a tecnologia e a educação se encontram o aprendizado pode ficar ainda mais divertido.

    Acompanhe nossas redes sociais