Apresentando o fantástico mundo do cinema aos pequenos

jan 29, 2018 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Leiturinha, Livros

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Quem não gosta de assistir a um bom filme? Há pessoas que adoram imergir em uma história daquelas que nos deixam por horas refletindo sobre aspectos reais da vida cotidiana. Também existem aqueles que adoram um cinema fantástico, cheio de elementos ficcionais e que nos transportam para outro mundo. As crianças possuem uma paixão especial pelos filmes infantis: os personagens se tornam seus ídolos favoritos, a trilha sonora se torna as suas canções mais ouvidas, e o quarto passa a ter uma decoração temática especial. Mas existem muitas dúvidas por parte dos pais quando o assunto é cinema. Qual a idade ideal para começar a frequentá-lo? Que tipo de filme meu pequeno poderá assistir? Abaixo, esclarecemos algumas dessas dúvidas para você e seu pequeno ficarem à vontade para curtir seus filmes favoritos!

Qual a idade ideal para começar a frequentar o cinema?

Os pais geralmente percebem qual o momento em que o pequeno começa a se interessar por curtas ou longas. A partir dos 12 meses, os bebês já possuem a capacidade de concentrar sua atenção em musicais ou desenhos de curta duração e essa concentração tende a se manter por mais tempo conforme a criança se desenvolve. Mas, o ideal é que ele comece a assistir os filmes nas telonas a partir dos 24 meses (2 anos). Isso não quer dizer que exibir filmes em casa seja proibido, pelo contrário. O estímulo advindo das telas menores (televisores ou monitores) pode ajudar os pequenos a se familiarizar com os estímulos sonoros e visuais dos filmes. Sabemos que as telas e sons do cinema são mais intensos. Por isso, antes do segundo ano de vida, eles podem acabar incomodando ao invés de entreter. A partir dessa idade, fica mais fácil para os pequenos se concentrarem na trama e aproveitar melhor o filme. O ideal é que o próprio pai/mãe sinta qual a reação dos pequenos diante da tela e, a partir disso, estabeleça qual o melhor momento para levar seu filho ao cinema.

Qual a frequência das idas ao cinema?

Assim como os tablets, computadores e celulares, o contato com as telas deve ser gerenciado pela família. Tudo em excesso, principalmente nos primeiros anos de vida, é mais prejudicial do que benéfico. É claro que um filme no final de semana não fará mal ao seu pequeno. Mas esse conteúdo deverá ser moderado pelo pai/mãe e adequado à rotina e à idade da criança. Uma birra ou uma indisposição não pode ser apaziguada com um filme ou um desenho. Pelo contrário, deve ser separado um momento adequado para os filmes assim como para qualquer outra coisa na vida dos pequenos. Além disso, quanto mais nova a criança é, maior deve ser a mediação e o monitoramento do conteúdo exibido. Geralmente, antes dos dois anos, os pequenos até podem parecer estar literalmente “vidrados” na história, mas pelo grau de desenvolvimento que estão, eles ainda não possuem a capacidade integral de assimilar algumas informações. A presença do pai/mãe é importante para ajudar a criança a digerir algumas informações e também filtrá-las. Trata-se de “mastigar” o estímulo.

Quais filmes ou desenhos são adequados para meu filho?

Quanto mais nova a criança é, mais simples e leve deve ser o conteúdo exibido. Geralmente, até os três anos, os pequenos costumam gostar de musicais e animações. Mas não é qualquer musical ou animação que esses pequeninos podem assistir. Dê preferência a filmes mais simples, sem muito ruído e com músicas mais calmas. Violência e turbulência não são positivas nessa fase. Nesta idade, os pequeno já começam a ter suas preferências em relação a personagens e a títulos específicos. Mas é a partir do terceiro ano que eles realmente criarão verdadeira fixação nos seus personagens favoritos. Após o sexto ano, os pequenos já possuem a capacidade e acompanhar resolução de problemas e a compreender melhor o jogo de regras e a assimilar melhor a mensagem do filme.

Cinema para crianças

O mundo da fantasia é extremamente atrativo para os pequenos! Para compreender a realidade, é necessário, antes, imaginá-la. O cinema é democrático neste aspecto, pois permite que adultos e crianças viajem para onde quiserem, colocando-se no lugar do outro, em situações diferentes, em momentos diversos. Por isso, o cinema tem tudo a ver com a literatura: são artes que nos fazem sentir por diferentes caminhos. 

Gostou? Conta aqui nos cometários pra gente qual o filme preferido do seu pequeno!

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais