Caderno sem rimas da Maria: Um livro encantador, inspirado na filha de Lázaro Ramos

maio 4, 2018 | 10+ anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Depois do Caderno de Rimas do João, o livro infantil Caderno Sem Rimas da Maria, de Lázaro Ramos, é Lançamento Exclusivo na Leiturinha. Conheça um pouco desta história encantadora, e por que a nossa Equipe de Curadoria indica esta leitura.

O premiado ator, cineasta e apresentador Lázaro Ramos criou sua terceira obra infantil em Lançamento Exclusivo com a Leiturinha, que, além de ser uma obra brasileira, contém uma riqueza poética e elementos do cotidiano mesclados a questões subjetivas próprias do universo infantil. O livro infantil faz parte da seleção enviada pelo clube de assinatura e aborda várias temáticas sob o olhar desconstruidor de uma criança.

O autor Lázaro Ramos

É de longa data que Lázaro Ramos já figura no meio literário. Escritor desde a  juventude, agora lança seu terceiro livro voltado para o público infantil, com todo peso de sua maturidade artística, literária e de sua experiência enquanto pai.

A Velha Sentada, seu primeiro livro infantil, retrata a história de uma menina que, de tanto usar o computador, parecia que tinha em si “uma velha sentada”. Em sua tentativa de superar essa situação, ela parte em uma aventura de autoconhecimento! Temas atuais com uma linguagem que encanta aos pequenos de todas as idades!

Em seu segundo livro, também enviado aos nossos pequenos assinantes, o Caderno de Rimas do João, Lázaro Ramos capta o mundo e o expressa em versos, abordando temas que irão introduzir sutilmente a poesia política e social no mundo dos pequenos. O livro é um verdadeiro dicionário afetivo, onde cabem questões sobre a infância, família, valores, política, música, vida, saudade, literatura e ainda conta com maravilhosas ilustrações de Mauricio Negro.

cadernos sem rimas da mariaCaderno Sem Rimas de Maria

Editora: Pallas
Texto: Lázaro Ramos
Ilustrações: 
Mauricio Negro

Caderno sem Rimas de Maria é uma obra inspirada em sua filha Maria e nos diálogos travados no cotidiano com ela e seu outro filho, João. A obra nos remete à fala de uma criança e ao seu olhar deslumbrado pelo mundo: tudo quer saber e entender, a tudo questiona e a partir disso, cria sua própria palavra no mundo. Quem, diante de um diálogo com uma criança, sai ileso? Com este livro não é diferente – ao ler, passamos a questionar o que já conhecemos e a razão dá lugar a uma liberdade de criação.

Maria é uma menina “atrapalhante”, que como todo caçula, se inspira no irmão – ainda que seja para se dizer diferente dele! E com isso, inventa seu próprio jeitinho de ver o mundo, criando frases sem rimas, palavras novas e invencionices sem fim! Por exemplo, quando Maria vai brincar de faz de conta e inventa uma roupa feita de coisas como papel ou fita crepe, este se torna um “vestu”; quando Maria deita no chão de tanto rir é porque alguém fez “kiukiu” no seu sovaco e quando ela ri atrasada de uma piada, acaba soltando uma “risilhuda” bem discretamente!

Assim, os livros de Lázaro Ramos abordam temas que irão introduzir sutilmente a poesia política e social no mundo infantil, construindo as bases para um pensamento autônomo e crítico. Obras como esta, interferem e auxiliam na formação dos nossos pequenos como críticos-sociais, dando estrutura para enfrentar o mundo com mais segurança.

Leia também:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais