A literatura infantil como forma de combate ao racismo

nov 7, 2023 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A Literatura Infantil pode ser um ótimo instrumento para iniciar um diálogo sobre o racismo com as crianças. De maneira leve e sutil, os livros tem a força de falar sobre temas importantes como empatia, respeito e reconhecimento. Assim,  podemos podemos trabalhar a Literatura como forma de combater o racismo, com diálogo e naturalidade.

Sabemos que o diferente pode causar estranheza em um primeiro momento. No entanto, conforme conhecemos e nos familiarizamos com o novo, compreendemos que o diferente é completamente normal e passamos a conviver com isso de maneira natural e tranquila. 

Entretanto, infelizmente, não é assim que acontece na maioria das vezes. A intolerância à diferença ainda é algo muito presente eracismo é um exemplo muito claro desse preconceito que, mesmo quando velado, causa consequências para quem sofre por ele. Nesse contexto, livros podem ser grandes aliados e a Literatura pode ser uma forma de combater o racismo

Precisamos falar sobre isso com as crianças.

As crianças chegam ao mundo sem qualquer julgamento ou preconceito. A estranheza ao diferente é algo comum, mas a forma como a família e a escola lidam com isso pode reafirmar ou desconstruir possíveis preconceitos formados. Nesse momento, ignorar que a diferença existe não é o caminho, pois os pequenos irão se deparar com ela durante toda a vida. Pessoas com diferentes personalidades, visões de mundo, orientação sexual, aspectos físicos, crenças, gostos, ideias… Enfim, a diferença existe e isso é ótimo! Imagine só se todos fôssemos iguais?

Por esse motivo, o diálogo é muito importante. É preciso esclarecer que as pessoas são, sim, diferentes entre si, mas isso não faz com que um ou outro seja melhor ou pior: o respeito está acima de tudo. A diferença tem que ser apresentada de forma positiva, afinal estamos em um processo de aprendizado e o diferente sempre terá muito a nos ensinar. 

Como a literatura pode ajudar?

A luta contra o racismo começa quando paramos e nos questionamos sobre o porquê do outro ser tratado com diferença, apenas pelo seu jeito de ser. Segundo a psicóloga Letícia Araújo, falar sobre isso com as crianças é muito simples: “a partir dos 3 anos de idade, as crianças já conseguem observar as diferenças e, com suas vivências e experiências, formam suas opiniões. Quando inicia-se este processo, é necessário a intervenção de um adulto para esclarecer possíveis dúvidas. Por isso, o diálogo desde cedo é muito importante”.

A literatura é uma ótima forma de combater o racismo, pois ajuda na hora desse diálogo, “os livros infantis interferem e auxiliam na formação dos nossos pequenos como críticos sociais, dando estrutura para enfrentar o mundo com mais segurança. Introduzir assuntos através da literatura pode ser mais fácil, uma vez que o tema é apresentado de maneira lúdica e de fácil acesso”, afirma Letícia.

Dica de livros Originais Leiturinha:

 

VovôLidô e o sumiço das rosquinhas – Original Leiturinha

Poucas coisas na vida são mais especiais do que a cumplicidade em família, e os quatro irmãos desta história sabem disso. Será que eles conseguirão sair de uma travessura sem precedentes? Tudo vai depender do super-herói VovôLidô e seu ajudante peludo. Capturando a energia da família, Vienno dá o tom quente, marcante e acolhedor à narrativa, enquanto Tino Freitas nos conduz neste divertido mistério cheio de farelos e afetos.

Encontre na Loja Leiturinha clicando AQUI

 

 

 

 

 

 

Trançando o amor – Original Leiturinha

Lorrane Fortunato nos leva para a casa de Conceicinha, no dia mais especial da semana, o dia de fazer as tranças. Na casa de Conceicinha, o momento de trançar os cabelos era especial, cheio de memória e muito afeto! Ancestralidade, pertencimento, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários – são temas centrais da obra que nos emociona e nos faz querer estar bem pertinho de quem amamos! Isabela Santos nos presenteia com ilustrações cheias de cores e texturas, completando de sentidos essa obra especial.

Encontre na Loja Leiturinha clicando AQUI

 

 

Moradas – Original Leiturinha

As moradas são muitas e diversas. Onde mora o silêncio? E o escuro? Nesse livro sensível e poético, a premiada autora Marilda Castanha desenha um universo de possibilidades e moradas, mas uma delas, em especial, é um lugar em que todos queremos viver.

Encontre na Loja Leiturinha clicando AQUI

 

 

 

Outras dicas de leitura:

 

Amoras – Editora Companhia das Letrinhas

Em seu primeiro livro infantil, Emicida cria, a partir do seu rap de mesmo nome, uma história cheia de simplicidade e poesia, mostrando a importância de nos reconhecermos nos pequenos detalhes do mundo! Com ilustrações de Aldo Fabrini, este livro mostra aos pequenos que precisamos sempre nos orgulhar de quem somos.

 

caderno de rimas do joao leiturinha

 

O caderno de rimas do João – Editora Pallas

O que é a morte? E o acaso? O amor? No caderno de rimas do João, o ator, e agora autor, Lázaro Ramos capta o mundo e o expressa em versos, abordando temas que irão introduzir sutilmente a poesia política e social  no mundo infantil.

 

Leia mais:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais