Os cuidados com os bebês prematuros para um desenvolvimento saudável

nov 4, 2021 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

No dia 17 de Novembro, Dia Mundial da Prematuridade, pediatra ressalta a importância da vacinação especial realizada pelos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) (1)

No dia 17 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade. O Novembro Roxo, portanto, é o mês dedicado à disseminação de informações sobre partos prematuros e cuidados com esses bebês.

Em parceria com a Sanofi Pasteur e apoio da Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com, preparamos um texto aqui no Blog Leiturinha cheio de orientações para que esses bebês cresçam de forma saudável e com o processo de imunização em dia.

👉 Ler mais: Paralisia infantil: Você sabe qual o papel dos pais, cuidadores e crianças no combate à doença?

Principais cuidados com bebês prematuros

Sabemos que a gestação e a maternidade estão carregadas de ideais e imagens romantizadas que nem sempre correspondem à realidade da maioria das mulheres. O preparo do enxoval, arrumação do quarto e organização da casa para a chegada do bebê pode não ser uma etapa possível para os pais de bebês prematuros.

Por prematuros, entende-se os bebês que nascem antes das 37 semanas e, por isso, podem precisar de alguns cuidados especiais (2). No mundo, nascem 15 milhões de bebês prematuros todo ano – mais de 300 mil no Brasil, o que nos coloca na 10ª posição nesse ranking (10).

“Dependendo do grau de prematuridade, pode ser um bebê que estará lutando pela vida e precisará de suporte para respirar, se alimentar e para realizar a maioria das necessidades vitais”, destaca Denise Suguitani, fundadora e diretora executiva da ONG Prematuridade.com.

Os bebês que nascem antes do tempo previsto apresentam imaturidade pulmonar, além de outras possíveis intercorrências que podem ter ocorrido durante o momento do parto (3).

“Muito antes da pandemia, os pais de bebês a termo já eram orientados a respeito de cuidados importantes. Uso de máscaras e álcool gel, higienização das mãos sempre que for ter contato direto com o bebê ou depois de tocar em alguma superfície, manutenção do ambiente ventilado, distância de pessoas resfriadas e aglomerações… E, claro, manter o isolamento social até que o bebê ganhe mais imunidade”, esclarece Denise Suguitani.

Como fica o calendário de vacinação dos bebês prematuros

Como parte desse processo de atenção e de cuidados especiais para os bebês prematuros, é necessário destacar que o acompanhamento no hospital, depois da alta, e a vacinação em dia são determinantes para evitar complicações nos primeiros meses de vida (4).

De acordo com a médica Sônia Maria de Faria, pediatra e coordenadora do CRIE (Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais) de Florianópolis (SC), os prematuros possuem características especiais, como a imaturidade do seu sistema imunológico e baixo peso. Esses fatores podem predispor a eventos adversos às vacinas e, em alguns casos, dificuldades técnicas para administração das mesmas.

“Independente da idade gestacional do prematuro, o mesmo deve ser vacinado de acordo com a sua idade cronológica. Esta vacinação deve iniciar no momento do nascimento e continuar até os 2 meses de idade. Algumas vacinas são conjugadas, que combinam proteção para diversas doenças, e possuem o benefício extra de reduzir o número de injeções e, consequentemente, o desconforto para a criança”, esclarece a pediatra Sônia Maria de Faria, coordenadora do CRIE.

O que é o CRIE (Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais)?

Os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) são um dos elos mais importantes no sistema de saúde para esses bebês. Esses são constituídos de infraestrutura e logística específicas e têm como finalidade facilitar o acesso da população a uma ampla gama de vacinas, soros e imunoglobulinas que não são oferecidos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). (11)

Um alerta aos pais de todas as crianças e principalmente ao de bebês prematuros é a importância de não atrasar o período determinado no calendário de vacinação da criança e no calendário de vacinação do prematuro e não esquecer a dose de reforço que é tão importante para todas as fases da vida (5).

Para a pediatra Sônia Maria de Faria, atrasar a vacinação pode ser mais prejudicial para os prematuros. “Devido a imaturidade imunológica desses bebês, o atraso vacinal pode deixá-los mais susceptíveis a infecções imunopreveníveis, assim como mais predispostos a complicações por estas infecções”.

Atenção ao calendário de vacinação de toda a família

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda que todas as pessoas mais próximas ao prematuro também devem estar em dia com as vacinas contra coqueluche, influenza, varicela, sarampo, caxumba e rubéola (4).

Para se manter alinhado com o esquema vacinal de toda a família, confira os calendários de vacinação disponibilizados pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) (6-9). São eles:

Com esses cuidados em mente, é muito mais fácil garantir a saúde dos bebês, prematuros ou não. Para mais informações, confira nosso conteúdo sobre Como a imunização pode contribuir para uma primeira infância saudável

Referências

  • 1. Caderneta da gestante. Ministério da Saúde – Disponível em:
    https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/agosto/31/Caderneta-da-Gestante-2018.pdf [acesso em setembro/2021]
  • 2. Calendário de vacinação para prematuros. SBim – Disponível em:
    https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-prematuro.pdf [acesso em setembro/2021]
  • 3. A Síndrome do Desconforto Respiratório do Recém-nascido: Fisiopatologia e Desafios Assistenciais – Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/1836/1054 [acesso em setembro/2021]
  • 4. Seguimento ambulatorial do prematuro de risco – Disponível em:  https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2015/02/Seguimento_prematuro_oficial.pdf [acesso em setembro/2021]
  • 5. Calendário Nacional de Vacinação. Ministério da Saúde – Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-de-vacinacao [acesso em setembro de 2021] 
  • 6. Calendário de Vacinação Sbim Adulto – Disponível em: https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-adulto.pdf [acesso em setembro de 2021]
  • 7. Calendário de Vacinação Sbim Criança – Disponível em: https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-crianca.pdf [acesso em setembro de 2021]
  • 8. Calendário de Vacinação Sbim Prematuro – Disponível em: https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-prematuro.pdf [acesso em setembro de 2021]
  • 9. Calendário de Vacinação Sbim Idoso – Disponível em: https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-idoso.pdf [acesso em setembro de 2021]
  • 10. IFF. 17 de Novembro Dia Mundial da Prematuridade: IFF participa de estudo que busca reduzir as taxas de prematuridade. Disponível em: http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/178-dia-mundial-prematuridade [acesso em Outubro de 2021].
  • 11. Ministério da Saúde. Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/dezembro/11/manual-centros-referencia-imunobiologicos-especiais-5ed.pdf [acesso em Outubro de 2021].
  • MAT-BR-2106753

Sanofi Pasteur

Este artigo foi produzido pela Leiturinha, em parceira com a Sanofi Pasteur, e com o apoio da Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com, para a campanha "Quem Ama Vacina".

    Acompanhe nossas redes sociais