Pulga atrás da orelha: Por que as crianças perguntam tanto?

fev 28, 2020 | Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Os livros e a capacidade de conhecer o mundo através das perguntas

A capacidade de fazermos perguntas é essencial para aprimorarmos o nosso aprendizado, instigar essa habilidade na criança desde cedo é a melhor forma de despertar o saber nela. Vivemos em um mundo acelerado, onde mudanças acontecem o tempo todo. Precisamos motivar a habilidade dos pequenos de entender ainda mais a origem dessas mudanças.

A curiosidade infantil é natural e é preciso que a gente deixe que ela aflore. Afinal, é a curiosidade que norteará todo aprendizado ao longo da vida. Por isso, os livros ajudam os pequenos a se desenvolver da melhor forma possível. Eles instigam sua vontade de aprender e apresentam temáticas que estimulam sua criatividade, principal combustível do aprendizado. 

Por que as crianças perguntam tanto?

A criança baseia sua realidade por meio de perguntas sucintamente elaboradas: Onde? Como? Por quê?. Com isso, ela passa a construir significados da realidade. De acordo com o psicólogo Jean Piaget, durante a infância, a criança anseia por explicações e motivos, não existindo o acaso. Muitas vezes, nós, adultos, acabamos não conseguindo responder a tais perguntas em razão de serem temáticas delicadas ou então assuntos muito triviais. 

Pulga Atrás da Orelha

Autora: Ana Elisa Ribeiro
Editora Gulliver

Esse livro é uma obra bem-humorada sobre um menino perguntador. De onde vêm tantas questões? Pergunta pro pai, pra madrasta, pro tio… Mas as interrogações nunca têm fim. Temos certeza absoluta que todas as crianças irão se identificar com ele! Afinal, todos nós temos uma pulga atrás da orelha!

 

 

Como mediar essa leitura?

Esse é um livro que difere da maioria enviada para os Leitores Iniciantes da Leiturinha. Ele não possui um conflito central ou um mistério, mas sim uma temática comum à infância. Por isso, utilize exemplos presentes no contexto do seu pequeno para tornar a leitura mais interessante. Que tal levantar algumas perguntinhas que ele sempre faz e juntos buscarem as respostas? 

Para receber livros incríveis como esse e incentivar a leitura em sua casa desde cedo, faça parte do Clube Leiturinha!

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais