7 curiosidades sobre a Rússia que vocês precisam conhecer

jun 20, 2018 | Educação

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Na Edição Rússia do PlayKids Explorer, os pequenos viajaram para o país que está sediando a Copa do Mundo em 2018 e descobriram mais sobre esse lugar tão gigante e rico culturalmente! A Rússia é especial não apenas pelos seus aspectos geográficos, entre suas tantas características marcantes. Listamos aqui 7 curiosidades sobre a Rússia que contribuem para que esse país seja um dos lugares mais legais para se conhecer melhor. 

Confira 7 curiosidades sobre a Rússia

1. A Rússia é o país com maior território do mundo

Com uma área de mais de 17 milhões de quilômetros quadrados, a Rússia ocupa quase metade da Europa e cerca de um terço do continente asiático!

2. Um dos símbolos da Rússia é a Matrioska

As matrioskas são bonecas que funcionam da seguinte forma: Dentro de uma boneca maior, existe uma sequência de outras menores. Abrindo uma a uma, você encontra as bonecas menores. Para o povo russo, quando presenteamos alguém com uma matrioska, a intenção é desejar sorte e amor. Hoje, existem matrioskas com diferentes aparências, e até mesmo inspiradas em pessoas famosas, como políticos e jogadores de futebol.

3. O balé é uma dança muito famosa na Rússia

Os dançarinos, compositores e técnicos mais famosos do mundo quando falamos em balé, são em maioria de origem russa! Além disso, o Teatro Bolshoi, localizado em Moscou (capital da Rússia), é uma das escolas de balé mais famosas do mundo e uma referência de lugares de apresentações memoráveis.

4. A primeira mulher e o primeiro homem a visitar o Espaço Sideral são russos

O russo Yuri Alekseievitch Gagarin já tinha visitado o espaço em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok-1, quando Valentina Vladimirovna Tereshkova, a primeira cosmonauta também russa saiu da atmosfera terrestre e também chegou ao espaço em 16 de junho de 1963, na nave Vostok VI. Os russos gostam mesmo de viagens espaciais, ein?!

5. As temperaturas por lá podem baixar MUITO

Na região norte da Rússia, em estados como a Sibéria e cidades como Yakutsk,  com temperaturas que podem chegar a 60 °C negativos. Lá, a média das temperaturas anuais é de -21 °C.

6. O Alasca foi um estado russo vendido aos Estados Unidos da América

No ano de 1867, os EUA compraram o território do estado do Alasca do Império Russo. A compra do Alasca fez com que o território Norte Americano crescesse em  1,5 milhão de quilômetros quadrados!

7. O alfabeto russo é bem diferente do nosso

O alfabeto russo ou alfabeto cirílico tem letras bem diferentes, tanto na apresentação escrita, quanto no som falado. Ele é composto pelas vogais: А, Е, Ё, И, Й, О, У, Ы, Э, Ю, Я, e as consoantes: Б, В, Г, Д, Ж, З, К, Л, М, Н, П, Р, С, Т, Ф, Х, Ц, Ч, Ш ,Щ.

Todas essas informações estão presentes na Edição Missão na Rússia do PlayKids Explorer contextualizadas à linguagem dos pequenos de forma lúdica e divertida. Você poderá conhecer muito mais sobre essa cultura e entender como ela foi transformada em uma super aventura presente em um livro personalizado, atividades educativas, cards de realidade aumentada, passaporte e surpresas temáticas!

Assine o PlayKids Explorer e receba um kit temático por mês para o seu pequeno. É só acessar o site!  

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais