Em Perigo de Extinção: um livro infantil sobre educação ambiental

jun 22, 2020 | Clube Leiturinha, Leiturinha, Loja Leiturinha, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O mês de junho sempre foi uma data importante para nós. Todo ano, há 5 edições, comemoramos e relembramos a campanha do Pequeno Consciente – um mês todo dedicado à conscientização ambiental. Neste mês, temos algo ainda mais especial: o primeiro livro inédito Leiturinha. Trazido diretamente da Espanha para os Leitores Fluentes e Críticos do clube! Em Perigo de Extinção, livro infantil sobre educação ambiental, foi escrito e ilustrado por Nono Granero. 

Em Perigo de Extinção foi escrito e ilustrado por Nono Granero, também músico e mestre de bonecos. Como um artista completo, ele consegue transmitir, neste livro, a sensação de urgência e preocupação, que todos devemos ter, em relação à questão das espécies em extinção pelo mundo todo. Especialmente porque esta lista só cresce, ano a ano. Essa realidade desenha uma realidade perigosa, não só para os animais, mas para todo o ecossistema.

“Mesmo que seja de prata, uma gaiola é uma lata”

Os protagonistas deste livro são eles, os animais em extinção, que não querem saber de uma vida enclausurada. Porque, nas palavras de Facundo, o lince-ibérico protagonista dessa história “mesmo que seja de prata, uma gaiola é uma lata”. Dito isso, ele espera uma noite sem lua e foge do lugar em que vivia sob os muitos cuidados e olhares de humanos bem intencionados. 

Em sua jornada, Facundo encontra outros animais na mesma condição que ele. Em busca de outra morada, que lhes dê novos horizontes e a possibilidade de uma vida livre e fértil, eles acabam se envolvendo em uma grande aventura e confusão! Granero nos brinda com uma aventura cheia de ficção científica e leva a imaginação a mil!

A leitura é fluida e os diálogos são sempre muito significativos. Com uma estrutura que nos lembra a história em quadrinhos, o livro promete deixar os leitores presos e atentos, do começo ao fim!

Por mais livros que nos ajudem a ver aqui e além!

Por fim, vale dizer que, livros como este são capazes de alinhavar ficção e realidade de uma forma natural e sutil. Ao ler a última página, os leitores poderão querer usar também da imaginação para criar realidades fantásticas e lúdicas! Quem sabe, instigando a imaginação, não estão sendo estimulados a realmente pensar fora da caixinha? Afinal, os pequenos leitores de hoje, são os futuros pesquisadores e líderes de amanhã.

Para receber livros incríveis como esse e incentivar a leitura em sua casa desde cedo, faça parte do Clube Leiturinha!

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais