Por que ler os clássicos para os pequenos?

dez 9, 2019 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Era uma vez… Um cavaleiro andante, uma família de ursinhos, um boneco de madeira, um par de castiçais roubados, um amor proibido, uma capa vermelha, um coelho com pressa, uma esfinge, uma barata, um labirinto… Era uma vez um livro aberto, um leitor ávido, uma aventura épica! Afinal, por que ler os clássicos para nossos pequenos?

Clássicos literários: verdadeiras heranças da humanidade

Atravessando gerações com narrativas significativas e atemporais, os clássicos universais são verdadeiras heranças da humanidade. Além disso, são direito dos pequenos leitores a uma viagem por universos sonhados e imaginados, porém igualmente reais e concretos, porque humanos. 

(…) não vale à pena ler aos 10 anos um livro que não tenha o que dizer para quem o reler aos 50, em condições de fazer novas descobertas na releitura. (Ana Maria Machado, citando o autor C. S. Lewis, em seu livro: Como e por que ler os Clássicos Universais desde cedo)

Clássicos literários são aqueles que dialogam com questões profundas e universais. Como a vida e a morte, o sagrado, o amor, os medos, a busca por verdades ou respostas. Sem perder a emoção e a aventura, o poder de levar o leitor a uma viagem épica e inesquecível. Nos levando, dessa forma, para universos paralelos, enquanto traz reflexões profundas sobre os mais variados assuntos. Além disso, os clássicos promovem um contato íntimo com o autor e seu tempo. Afinal, traz de volta a atmosfera de séculos passados, de lugares distantes e pensamentos diversos.

Por que ler os clássicos para os pequenos?

Por tudo isso que eles representam (e muito mais!), e pela carga cultural que carregam. Afinal, os clássicos, infantis ou não, são uma herança da humanidade, um tesouro que deveria estar ao alcance de todos. Ana Maria Machado, em seu livro “Como e por que ler os clássicos desde cedo” (2002), defende que os clássicos sejam lidos (ou narrados) para os pequenos desde cedo. Não como algo propositalmente instrutivo, mas como compartilhamento da memória afetiva de quem lê – contar histórias como ato de amor.

Como formas de apresentar os clássicos desde cedo, Ana Maria aponta como possibilidade que os adultos primeiro se encantem eles próprios com as histórias e, depois, as transmitam. Assim, não é crucial ler obra original, já que existem no mercado editorial ótimas releituras e adaptações. Além disso, falar sobre estes clássicos de forma espontânea, contando com suas palavras sobre aquela aventura memorável, já é também uma forma de introduzir os pequenos no universo literário. Desta forma, instiga-os a, mais tarde, buscarem por suas próprias mãos, aquelas leituras de forma mais completa.

Clássicos infantis para você ler com seu pequeno!

Sabendo da importância de ler os clássicos para crianças, a Loja Leiturinha preparou algumas coleções que não podem ficar de fora da biblioteca da sua família! Confira:

1. O Pequeno Príncipe – Tradução de Mário Quintana

Nessa incrível tradução, Mario Quintana, com suas palavras, torna o clássico da literatura infantil, de autoria de Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe ainda mais incrível. Adequado a todas as faixas etárias, esse livro infantil desperta importantes reflexões sobre a essência humana e os reais valores da vida.

2. Biografia do Monteiro Lobato

Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Emília… Agora os pequenos vão conhecer mais sobre a vida e obra do autor do clássico Sítio do Picapau Amarelo. Essa coleção de livros infantis vai apresentar a biografia do Monteiro Lobato para crianças, de uma forma leve e divertida!

3. Clássicos de Ziraldo

O Menino Maluquinho, Uma Professora Muito Maluquinha… Os livros de Ziraldo marcaram a infância de muitas gerações. Essa coleção de clássicos do autor vai render deliciosos momentos de leitura em família! São quatro livros infantis recheados de boas histórias e muito bom-humor!

4. Clássicos da Literatura Infantil Brasileira

Essa coleção de livros infantis traz Chico Buarque e Ziraldo em grandes clássicos da literatura infantil brasileira! Os dois artistas que a compõem, conseguiram, com toda a sensibilidade que os pertence, criar livros infantis para além das palavras e significados. São duas obras completas: sons, imagens e letras reunidos com fim de tornar os pequenos leitores que as contemplam mais sábios, musicais e felizes!

Gostou? Confira essas e outras coleções de livros incríveis na Loja Leiturinha

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais