12 coleções de livros para educação infantil

abr 27, 2020 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Para preparar a aula ideal vale de tudo: vídeos, desenhos animados, fotos, textos e livros para educação infantil. Hoje em dia, ainda temos todo o arsenal disponível online – uma verdadeira infinidade de possibilidades. Nesse sentido, o professor é, sobretudo, um curador. É ele quem seleciona todo o conteúdo que chegará aos seus alunos. Cuidando de todas as referências e zelando pela qualidade dos conceitos aos quais sua sala de aula terá acesso por seu intermédio.

Livros infantis para educação infantil

Pensando nisso, a Loja Leiturinha conta com as mais variadas Coleções de Livros para educação infantil. Esses, de alguma forma, tangenciam o universo escolar: são livros sobre números e operações básicas, alfabetização, filosofia e arte, inclusão, cantigas. Além de muitos outros temas que poderão auxiliar professores de diversas áreas a levar seus conteúdos de forma mais leve e lúdica para dentro da sala de aula (e até fora dela). Confira 12 coleções de livros para educação infantil:

1. Coleção Pequenos Artistas

A arte é fundamental para que nos coloquemos no mundo enquanto sujeitos, expressando nossas subjetividades, habilidades e individualidades e contribuindo para um olhar mais crítico e sensível sobre o mundo. Pensando nisso, a Coleção Pequenos Artistas vai apresentar três grandes artistas aos pequenos: Claude Monet, Edgar Degas e Vincent Van Gogh. Preparem-se para viajar por suas obras e conhecer um pouco de suas vidas e estilos artísticos, em um delicioso momento de leitura.

 

2. Coleção Cinema

O mundo da fantasia é extremamente atrativo para os pequenos. Para compreender a realidade, é necessário, antes, imaginar. O cinema é democrático neste aspecto, pois permite que adultos e crianças viajem para onde quiserem, colocando-se no lugar do outro, em situações diferentes, em momentos diferentes. Por isso, através da Coleção Cinema, unimos estas duas artes, despertando novas sensibilidades estéticas nos pequenos.

 

3. Coleção Filosofinhos

A Coleção Filosofinhos é um convite ao universo dos grandes, ops… pequenos filósofos e suas rotinas, mostrando a forma como eles pensavam a si mesmos e ao mundo à sua volta, ainda quando crianças. Coordenada pela filósofa Maria de Nazareth Agra Hassen e publicada pela Tomo Editorial, estes 9 volumes irão apresentar de Sócrates a Sartre e Simone de Beauvoir de forma leve, bem humorada e acessível. Os textos são rimados e bilíngues, com versões em Português e Francês.

 

4. Mundo Cruel

Metade jogo, metade livro infantil, Mundo Cruel vai tirar adultos e crianças da zona de conforto, fazendo-os refletir sobre atitudes simples e rotineiras das nossas vidas. Perfeito para os pequenos leitores inquietos e curiosos, esse é um livro de filosofia para crianças que instiga o filosofar em sua prática cotidiana, incentivando o pensamento e a visão crítica de mundo, de forma criativa e inusitada.

5. Coleção O Tesouro das Cantigas

Conhecer e ter acesso às cantigas, além de divertido, é um direito de toda criança, pois elas dizem respeito ao imaginário coletivo e social que influenciou e ainda influencia nosso modo de ver e de estar no mundo. Suas letras são carregadas de sentidos e significados, valores morais e elementos específicos da cultura popular. Além disso, estudos ligados à educação infantil têm mostrado o quanto seu uso contribui para o desenvolvimento dos pequenos. A Coleção O Tesouro das Cantigas vai possibilitar deliciosos momentos entre você e seu pequeno, cantando e relembrando cantigas que transcendem o tempo e as gerações!

 

6. Coleção Clássicos Chico e Ziraldo

A Coleção Clássicos Chico e Ziraldo é uma coleção especial para pais e pequenos. Isso porque os dois artistas que a compõem, conseguiram, com toda a sensibilidade que os pertence, criar livros para além das palavras e significados. São duas obras completas: sons, imagens e letras reunidos com fim de tornar os pequenos leitores que as contemplam mais sábios, musicais e felizes.

 

7. Coleção Abremente

Este é um produto desenvolvido por pedagogas e especialistas em educação, e cada livro foi feito para atender uma faixa etária específica, tendo sua linguagem e conteúdo totalmente adaptados. Com a Coleção Abremente, vocês terão desafios e problemas para brincar, resolver e aprender em família, com temas que estimulam a inteligência das crianças. Além disso, os minilivros se abrem em leque e podem ser levados a qualquer lugar.

 

8. Coleção Educação Financeira para Crianças

De forma lúdica, objetiva e divertida, a Coleção Educação Financeira para Crianças aborda esse assunto que pode ser mal compreendido até por alguns adultos, apresentando conceitos básicos de economia que usamos no dia a dia de forma muito simples e de fácil compreensão, além de contar um pouco da história do dinheiro no Brasil.

 

9. Coleção Guimarães Rosa: 110 anos

Para comemorar os 110 anos de João Guimarães Rosa, um dos maiores escritores que o Brasil já teve, reunimos dois grandes livros, para serem lidos por toda a família, para apresentar de forma lúdica, um pouco da obra deste grande escritor! Na Coleção Guimarães Rosa: 110 anos, você conta com uma adaptação cuidadosa de uma das maiores obras da literatura brasileira, Grande Sertão: Veredas, e o finalista do 59º prêmio Jabuti, na categoria Infantil, João, Joãozinho, Joãozito.

 

10. Coleção Idiomas para Crianças

A Coleção Idiomas para Crianças é um verdadeiro convite a um cafezinho, e o melhor: em três idiomas diferentes! Com versões em inglês, espanhol e português, esta é uma releitura da lenda que conta como o café foi descoberto, com detalhes sobre a história e a importância dessa bebida – que é a segunda mais consumida no mundo (perdendo apenas para a água).

 

11. Coleção Apaixonados por Futebol!


O futebol é o esporte queridinho dos brasileiros e o mais praticado do norte ao sul do país! Pensando nisso, reunimos livros especiais para todos os amantes de futebol e, mesmo aqueles que não conhecem tão profundamente o esporte poderão se deliciar com a Coleção Apaixonados por Futebol! que é show de bola!

 

12. Coleção Livros Infantis sobre Futebol!

A Coleção Livros Infantis sobre Futebol reúne 16 histórias em quadrinhos do personagem mais famoso do cartunista e escritor Ziraldo, o Menino Maluquinho! E no Manual do Pequeno Craque Cidadão, traz a história de Joca, um craque de futebol nos campos, nas praia e nas quadras em sua cidade.

 

Confira essas e outras diversas coleções de livros na Loja Leiturinha!

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais