Os livros na jornada da autodescoberta em crianças com deficiência

abr 23, 2024 | Clube Leiturinha, Desenvolvimento, Dicas, Família, Literatura, Livros, Parentalidade

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Apesar de todos estarmos em busca de nos entendermos e nos reconhecermos em algum ponto da vida, a jornada da autodescoberta em crianças com deficiência pode ser um tanto mais desafiadora.

Por isso, é fundamental que possamos identificar caminhos para auxiliar os pequenos a se descobrirem!
Através da leitura, eles exploram mundos imaginários e podem também desvendar o mundo dentro de si mesmos.

Neste artigo, vamos explorar como a leitura pode se tornar numa ferramenta poderosa de autodescoberta e reconhecimento para crianças com deficiência, capacitando-as a enfrentar os desafios da vida com confiança e determinação.

Os livros na jornada da autodescoberta em crianças com deficiência

A leitura é uma porta de entrada para um universo de possibilidades! 🤩

Muitas vezes um livro pode ser a chave que abre as portas para a compreensão de si mesmas e do mundo ao seu redor. Ao mergulharem em histórias e narrativas, as crianças são convidadas a se identificar com personagens que enfrentam desafios semelhantes aos seus, permitindo que explorem suas próprias emoções, medos e aspirações de uma maneira segura e acolhedora.
Para fazer isso, a criança não precisa necessariamente saber ler. Você poderá guiá-la neste universo lendo para ela. Despertar o interesse pela leitura é um processo longo que requer paciência e persistência. Mas é importante que saibamos o potencial desta ferramenta maravilhosa (que é o livro) na transformação da vida e na nossa maneira de enxergá-la.

Crie paralelos entre as personagens e a sua criança, você pode começar com livros cheios de imagens, que a ajudem a se sentir integradas.

Lendo as imagens

Quando olhamos para imagens de um livro com uma criança, é importante que façamos o reconhecimento das figuras que compõe o todo da imagem.

Veja como é alto este castelo”, “olha como ele está com cara de bravo”, são indicadores que dão pistas à criança do quanto ela pode enxergar de informações sobre aquela história.
Essas “pistas” prendem o interesse da criança no livro, e a encorajam a querem saber mais sobre o que está sendo narrado.

Por meio da literatura, as crianças com deficiência podem ter a oportunidade de se verem representadas de maneira autêntica, o que é essencial para o desenvolvimento de uma identidade positiva.
Ao se identificarem com as personagens que compartilham suas experiências, elas são validadas em sua singularidade e capacitadas a abraçar quem são com orgulho e autoaceitação.

Além disso, a leitura oferece uma janela para diferentes perspectivas e realidades, permitindo que as crianças com deficiência explorem o mundo através dos olhos de outras pessoas.
O adulto leitor ou condutor, deve encorajar a criança a percorrer estes caminhos. Isso não só as ajuda a desenvolver empatia e compaixão, mas também a ampliar seus horizontes e compreender que suas limitações não definem seu potencial.

O poder do reconhecimento

O reconhecimento é uma parte fundamental do processo de desenvolvimento pessoal.

Para crianças PCDs, isso pode acontecer de várias formas: seja através da validação de suas experiências, da celebração de suas conquistas ou do simples ato de serem vistos e ouvidos.

Na leitura, as crianças com deficiência encontram não apenas uma fonte de entretenimento, mas também um espelho que reflete sua própria humanidade.
Ao introduzir uma criança na leitura, ajude-a a compreender as angústias e sentimentos ocultos de cada personagem, para ajudá-la a se reconhecer nos conflitos.

Ao se depararem com personagens que enfrentam desafios semelhantes aos seus e conseguem superá-los com coragem e resiliência, elas são inspiradas a acreditar em seu próprio potencial e a buscar seus próprios sonhos, independentemente das adversidades que possam enfrentar.

Para que isso aconteça, é importante que você adulto a ajude a perceber essas semelhanças. O convite para a reflexão deve acompanhar o ato da leitura desde cedo, para ela entender que consegue tirar conclusões com base no que está lendo.

Especialmente quando falamos de crianças com deficiência intelectual ou neuro divergência, é importante que os pais conduzam a criança no entendimento utilitário da leitura.
A leitura de conteúdos inclusivos é um convite às crianças com deficiência a se verem representadas de maneira positiva e inclusiva.

Quando encontram personagens que compartilham suas características e vivenciam histórias, elas são incentivadas a se enxergarem como parte integrante da sociedade, com direito a sonhar, crescer e prosperar como qualquer outra pessoa.

Desafios e oportunidades

É necessário reconhecer que a jornada de autodescoberta em crianças com deficiência através da leitura nem sempre é fácil.

Na verdade, pode ser uma jornada repleta de desafios. No entanto, é fundamental entender que esses desafios também representam oportunidades de crescimento e aprendizado!

À medida que enfrentam e superam obstáculos, as crianças com deficiência desenvolvem habilidades de resiliência e autoconfiança que as preparam para enfrentar os desafios da vida com coragem e determinação.
Além disso, é importante ressaltar o papel crucial que pais, educadores e comunidades desempenham no apoio às crianças com deficiência em sua jornada de autodescoberta e reconhecimento através da leitura.

Fornecer acesso a materiais que promovem diversidade e a representatividade na literatura em um ambiente de respeito e aceitação é crucial para que todas as crianças se sintam valorizadas e capacitadas a alcançar seu pleno potencial.

Cada coisa a seu tempo ❤️

É importante lembrarmos sempre que a maturidade emocional e psíquica da criança é determinante para que ela possa melhor absorver as informações e aprendizados que pode retirar de cada história.

A jornada de autodescoberta e reconhecimento é uma parte essencial do desenvolvimento pessoal de todas as crianças, incluindo aquelas com deficiência. Porém, cada indivíduo tem seu tempo de amadurecimento e com as crianças com deficiência não é diferente.

Através da leitura, essas crianças têm a oportunidade de explorar quem são, descobrir seus próprios talentos e fortalecer sua autoconfiança e determinação.
Para que essa jornada seja verdadeiramente enriquecedora, é crucial haver acesso a materiais inclusivos, representativos e acessíveis, num ambiente com apoio e aceitação por parte dos pais, educadores e comunidade.

Somente assim poderemos criar um mundo onde todas as crianças, independentemente de suas habilidades ou limitações, possam se sentir valorizadas, capacitadas e livres para sonhar e conquistar grandes feitos.

Afinal, ler é mais do que decifrar palavras em uma página — é desvendar o mundo e descobrir a si ao longo do caminho. 📖✨

Luciana Garcia

Mãe atípica da Maya, madrasta da Bárbara e da Valentina, atriz e jornalista especializada em humanidades, e certificada em neurociências e Disciplina Positiva. Ministra aulas de teatro para jovens T21 na ONG Teia21 e apresenta o podcast Conversas Atípicas em seu canal do YouTube.

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