Personagens infantis que desafiaram os padrões e mudaram suas histórias!

jan 8, 2024 | Dicas, Família, Parentalidade

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

São sempre muito bem-vindas histórias com personagens infantis que desafiaram os padrões e mudaram suas histórias, que buscam apresentar outras realidades, outros lados, outras possibilidades. Histórias que saem do convencional e quebram os padrões!
Personagens que surpreendem o público revelando novas facetas e geram a reflexão de que ninguém – nem nós mesmos – precisamos seguir convenções construídas e pré-estabelecidas pela sociedade ou pequenos grupos, são de grande inspiração não só para as crianças, mas também para os adultos!

Inclusive, vamos combinar que o conceito de estereótipo é demais ultrapassado, certo?

É um alívio quando encontramos esse tipo de história e personagens que rompem barreiras e inspiram um pouco mais cada um de nós a tomar fôlego e coragem para sermos nós mesmos, do jeitinho que queremos ser. 
Tem algum que aparece na sua memória de imediato, leitor? Fico muito curioso em saber. Por aqui, eu me lembro de alguns. E quer saber a melhor parte? Nesse trem de lembranças, é possível notar como esse tipo de narrativa ganhou força e tem destaque nas produções, muito diferente das narrativas de princesas indefesas tão antigas. 

Selecionamos e relembramos a seguir algumas personagens que desafiaram geral em busca da própria voz, do próprio modo de ser, da própria roupa. Afinal, menina pode usar azul e menino pode usar cor-de-rosa. Suas jornadas de autodescoberta são inspiradoras e muito divertidas e podem ser uma boa companhia para iniciar o ano com a energia boa e a vontade de seguir o seu caminho.  

Personagens infantis que desafiaram os padrões e mudaram suas histórias!

Vamos relembrar de alguns e, caso tenham ficado de fora algum que vocês leitores achem essenciais, que mexeram com vocês, inspiraram, mandem para a gente ficar sabendo! Vamos adorar saber. 

✨ Os Caras Malvados

Será que essa turma foi a primeira que vocês leitores lembraram? Surgido nos quadrinhos e depois adaptado para o cinema, a carisma desses “caras malvados” é alta. O grupo de animais formado por lobo, cobra, tubarão, tarântula e piranha, de saída, já causava arrepios na sociedade. Então já rolava aquele preconceito básico e enraizado. Nem deu tempo de eles respirarem e já foram acusados como animais desajustados e perigosos. Só que não é bem por aí. E na história acompanhamos que a verdadeira essência de cada um não é o padrão apontado pelo outro. Quando a sociedade parou de julgar, eles mostraram seus comportamentos e personalidades.  

➡️ Inclusive, os livros dos Caras Malvados já foram enviados para algumas categorias de assinantes Leiturinha e estão disponíveis lá na Loja!

✨ Mulan

A lenda chinesa de Hua Mulan inspirou livros, animações e muitas crianças, pode ter certeza. Quem não conhece a história de Mulan, a jovem que, para salvar sua família e ajudar o seu país, disfarçou-se de homem, trajou a armadura e foi uma importantíssima guerreira? Creio que são informações suficientes para constatar como a personagem foi corajosa e assumiu o desejo da própria vida. Incrível!   

✨ Shrek

Esse é um clássico! Os filmes do ogro gente boa segue como uma referência contemporânea de história divertida e surpreendente, claro que sim. Até poderíamos destacar a jornada de Shrek, que quebra os padrões preferindo manter sua vida longe do castelo e seus luxos, mas o real destaque aqui fica com a Princesa Fiona. Ela, com certeza, não se mostrou como aquela “princesinha padrão”, toda cor-de-rosa e de personalidade delicada. Pelo contrário. Mostrou ser uma princesa de opinião própria e que teve coragem para bancar suas vontades e viver do modo que gostaria. A Fiona agitou a cabeça do público e por pouco não lança a hashtag #somostodosogros.  

✨ Detona Raph (1 e 2)

Como adoro as duas animações! No primeiro filme vemos o personagem principal, Ralph, desafiando as regras do jogo, literalmente. Isso já seria o suficiente para ele entrar nessa lista, MAS ainda precisamos falar de Vanellope, a Van ;), uma personagem maravilhosamente incrível, de personalidade incrível, forte e carismática. Enquanto no primeiro filme acompanhamos o início, e nada fácil, da jornada dos dois personagens, a continuação foca muito nas escolhas, reviravoltas e decisões de Van. É de fazer refletir por um bom tempo. Caso ainda não tenha visto, pare de vacilar. E, além de tudo, tem essa cena INCRÍVEL, sabe? Dá play e curte.

✨ Moana

🎶 Aqui sempre, sempre à beira da água, desde quando eu me lembro, não consigo explicar
Tento não causar nenhuma mágoa, mas sempre volto pra água, mas não posso evitar/
Tento obedecer, não olhar pra trás, sigo meu dever, não questiono mais, mas pra onde vou quando vejo estou onde eu sempre quis
O horizonte me pede pra ir tão longe, será que eu vou? Ninguém tentou
Se as ondas se abrirem pra mim de verdade, com o vento eu vou, se eu for não sei ao certo quão longe eu vou 🎶
Esse é o começo da versão traduzida e oficial da música de Moana, “Saber Quem Eu Sou”. A história toda de Moana tem a ver com o tema desse nosso texto. A coragem em pensar e fazer as suas escolhas, em busca de ser quem você é. 

 Valente

Mais uma expoente, Valente! Uma personagem sapeca e divertida, a princesa Merida desafia a família e a sociedade pelo simples motivo de ela querer fazer suas próprias escolhas, e não seguir uma tradição ancestral. Nada mais justo, né?! A animação é um equilíbrio de momentos de aventura, humor e reflexão. Bem, e tem a mamãe urso. Imperdível!

✨ Studio Ghibli

Já comentei de algumas produções do Studio Ghibli aqui nesse post. Então, para não ser repetitivo, vou apenas deixar o link como dica e a lembrança de que, em praticamente todas as narrativas, acompanhamos com uma dose de fantasia, doçura e encanto, personagens carismáticos 

E aí, turma? O que ficou de fora? 
Poderíamos também falar de “A Fuga das Galinhas”, ou então do clássico com Leit go! Let it gooooo, além  de “A Era do Gelo, com o Diego, que enfrentou a pressão da sociedade e escolheu o próprio destino…
Ah, não podemos deixar de fora “Ainbo – a guerreira da Amazônia”, “Coraline”, Mirabel Madrigal, de “Encanto”, alguns personagens de “Toy Story”…  Realmente, tem bastante história para inspirar

Qual inspirou e inspira você? Conta para a gente!

 

Leia também:
👉🏽 Filme infantil: 20 opções para assistir em família
👉🏽 6 filmes para conversar sobre sentimentos com as crianças
👉🏽 4 filmes para falar de diversidade e inclusão com as crianças

Marcelo Jucá

Autor, jornalista e doutorando em literatura. Participa de projetos especiais da Leiturinha e publicou os Originais Leiturinha "Alguém viu o meu chapéu?" e "Eu sou Assim, Assim é Você". Nesta coluna, escreve sobre cultura, infâncias e sociedade, sempre no intuito de provocar curiosidade, reflexões (quem sabe algumas risadas) e novas histórias.

    Acompanhe nossas redes sociais