Inspirado no método Montessori, que propõe a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo, o “pote da calma” (calming jar, em inglês) é usado para acalmar crianças pequenas depois de uma situação de briga ou choro. O objetivo é distraí-los com a tinta e o glitter se movendo dentro do recipiente. Assim, eles se concentram no vidro, voltam a atenção para o efeito e têm tempo de respirar e se acalmar. Além disso, cria um momento propício para que as crianças se expressem e tentem explicar os motivos de raiva ou tristeza.

Foto: Reprodução
É possível fazer diversos potes, com efeitos variados. Veja o passo a passo a seguir.
Você vai precisar de:
– 1 pote de vidro ou garrafa com tampa
– 1 ou 2 colheres (sopa) de cola glitter
– 3 ou 4 colheres (chá) de purpurina
– 1 gota de corante alimentar
– Água quente

Foto: Reprodução
Dentro do vidro, despeje a água quente e a cola glitter. Mexa até que o glitter da cola se desmanche. A quantidade de água depende da capacidade do pote, pois você deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro para agitar o conteúdo. Acrescente a purpurina e misture novamente. Adicione uma gota de corante alimentar e feche bem a tampa do pote.
E tem episódio de SuperHands ensinando a fazer o Pote da Calma! Confira:
Nesse episódio SuperHands irá nos ensinar como criar uma galáxia dentro de um potinho! Uau, é muito gostoso observar todos esses pontinhos de luz! O episódio traz uma narrativa para a construção desse potinho da calma; o SuperHands chama a criança para criar uma “galáxia”.
Se você já testou? Compartilhe a sua experiência!
Por Pais&Filhos.
Sou fã da “Leiturinha”.
Leiturinha formando futuros leitores
Muito bom
Amei esta ideia do calming jar,irei fazer um para a filha de uma amiga que e bem nervosinha rsrsrs.
Ideia inteligente 😉
Acredito que o conceito da distração com algo que chame a atenção para acalmar os ânimos Tb possa ser usado com crianças maiores … Minha pequena tem 8 anos e constumamos respirar profundamente por algumas vezes qdo ela fica nervosa😉
Será q dar certo depois de pronto transferir pra uma garrafa pet?
Sensacional, vou fazer!
Reitero a pergunta da Cristina: Dá para transferir para a garrafa pet?
Eu achei muito legal
Eu achei muito legal
Adorei a ideia , bora colocar em prática. Espero que de certo!
Uma sugestão seria, junto da criança, colocar em pequenos potes de vidro ou plástico transparente sementes de feijão, milho, ou alguma fruta de fácil germinação, envolvida em algodão, regá-las diariamente, deixadas à sombra, e acompanhar com a criança o processo de germinação e crescimento da planta. Creio que assim passamos para elas a ideia de saber esperar a ação do tempo e de como a natureza age.
Apesar da proposta ser maravilhosa, seria melhor recomendar que se faça em um pote de plástico. Há crianças que nos seus momentos de fúria ou briga, bate nas coisas ou as joga no chão (as minhas, por enquanto, não são assim e espero que continuem não sendo). Claro que existe um processo para acalmar a criança, mas criar uma poça de cola, glitter e purpurina no chão.
Esse método serve para crianças de 5 a 6 anos? Meu filho só quer obedecer a mim e está muito agressivo com os amigos na escola e com os professores.
Ótima ideia, creio que para esse atividade é essencial a presença dos pais, pode até ser feita na pet, má talvez não tenha o mesmo efeito, já que a pet não suportaria a água quente e transferência pode não dar muito certo. Uma coisa que percebi no comentários de vários pais é no sentido do gênio forte da criança, mas creio que com a participação nossa nesta atividade não há nenhum risco e a criança se sentirá mais segura.
Gostei da ideia vou fazer, meu filho tem 3 anos e super teimoso, as educadora diz q nao sabe oq fazer mas, eu estou desespera sem saber oq fazer, com uma crianças de 3 anos querendo controlar os adultos😢😢 e um discispero pra uma mãe 😢😢