Qual a idade certa para aprender inglês?

ago 2, 2023 | Criança, Educação, Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Hello, everyone! Hoje, vamos sanar uma das maiores dúvidas quando falamos do aprendizado de inglês: tem idade certa para isso? E essa pergunta, apesar de ser feita sempre, tem duas respostas diferentes: SIM e NÃO! Mas calma que eu vou te explicar!

Não existe uma idade certinha para começar a aprender o inglês que, se passar dessa idade não dá mais. O fato é que quanto antes introduzirmos esse idioma, melhor. Sempre é possível aprender ou adquirir o inglês, desde bem novinho até em idades avançadas. A questão é que quando eu digo que quanto antes, melhor, quero dizer que em várias áreas o inglês vai ser melhor adquirido, como na absorção dessa língua (quanto mais cedo, mais o cérebro absorve o novo idioma), na facilidade com que bebês e crianças têm para essa língua (quanto mais cedo, mais fácil para a criança aceitar o novo idioma), na comunicação (quanto mais cedo, melhor a criança se comunica no inglês), no interesse (quanto mais cedo, mais chances de a criança se interessar pelo inglês), entre outras. Afinal, todo mundo sabe e sempre fala: quanto mais cedo, melhor. Ou seja, não tem idade certa, para começar deve ser: agora, o quanto antes, hoje, amanhã, mas o mais rápido possível.

Agora, sobre a minha resposta afirmativa, não fique confuso! Sei que você pode estar pensando “Por que ela falou que não tem uma idade certa, sendo que agora ela diz quem tem?” . A intenção não é te enganar, deixe eu te explicar direitinho! O cérebro de um bebê é muito mais plástico (isso se refere à facilidade de ele se “moldar” a qualquer nova informação que é passada constantemente) do que o de uma criança mais velha e muito mais do que o de um adulto. Além disso, as crianças mais novas – até os 4/5 anos – possuem mais facilidade em adquirir o inglês. O cérebro, até essa idade, processa os idiomas de uma maneira diferente da nossa, é como se fosse uma janela de aquisição que facilita MUITO essa absorção ao novo idioma. Então, se eu te dissesse quando começar, sem dúvidas seria até os 4 anos, mas, mais específico ainda: o quanto antes! (igual à resposta anterior!). Outra coisa é que, até os 2 anos o cérebro corta muitas sinapses, ou seja, informações desnecessárias. E começar antes dos dois anos é ótimo pra fortalecer as conexões linguísticas. E, por fim, mais uma coisa: até os 4 anos o cérebro absorve os sotaques e sons específicos em cada idioma, então, já sabe, né? Quanto mais cedo, melhor!

Eu comecei a falar em inglês com o meu filho desde bebê e, apesar de ouvir muitas críticas sobre isso, foi a melhor decisão que tomei para o desenvolvimento dele. Hoje, ele tem 8 anos e foi alfabetizado em inglês (por mim e em casa), e, sem dúvidas, ter começado a falar em inglês com ele cedo, foi ótimo.

Mas, calma! Se você não conseguiu começar antes, lembre-se: quanto antes, melhor! Agora, eu quero saber de você: com quantos anos você aprendeu outro idioma?

Leia também 📚:

👉 Inglês para pais não fluentes

👉Por que estimular o aprendizado em inglês na infância?

👉4 Brincadeiras para aprender inglês na infância

 

Louise Machado

Escritora, pesquisadora e mãe de um pequeno bilíngue de 7 anos. Formada em Letras/UFF e mestranda em Neurociência/UFABC, pesquisa o bilinguismo infantil há mais de 7 anos. *Louise é especialista em bilinguismo e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais