Qual o talento do seu filho?

fev 3, 2015 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Família, Parentalidade, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Regra geral, os pais sempre desejam que seus filhos desenvolvam talentos que os guiem pela vida e façam com que tenham sucesso. Mas como saber, desde cedo, quais as aptidões de cada criança, de forma a poder aconselhá-la da melhor maneira possível?

Segundo Juliana Palombo, psicóloga e sócia da Palombo RH Consultoria em Recursos Humanos, a manifestação do talento é consequência das relações com o ambiente e dos aspectos culturais a que cada um é submetido, levando em conta também fatores biológicos e psicológicos.

Por isso, não é possível determinar uma idade exata para que as crianças demonstrem aptidão para algo em específico – existindo a possibilidade, inclusive, que alguns dons se manifestem tardiamente, já na fase adulta.

Quando somos crianças, no entanto, os talentos se apresentam com mais facilidade, pois esta é a fase em que o caráter está sendo moldado – fator que, em conjunto com as oportunidades que surgem e as motivações apresentadas por cada um, é peça-chave para o desenvolvimento de aptidões.

Apesar de não existir uma idade-padrão, é certo que todas as pessoas têm habilidades que podem, sim, ser estimuladas logo na infância. Mas apesar de os pais incentivarem o que consideram correto (e desejam para os filhos), nem sempre o resultado é eficaz.

“E isso acontece justamente devido às variáveis que determinaram as aptidões de cada um”, explica a psicóloga.

O que os pais precisam ter em mente é que eles podem (e devem) estimular seus filhos para os mais diversos tipos de talento – esportes, artes, ciências exatas, comunicação, entre outros.

Uma vez que a criança tenha todas as suas competências estimuladas, ela poderá se desenvolver de forma mais harmônica, evitando que apareça qualquer tipo de bloqueio de capacidades.

“Um grande erro é uma pessoa frustrada em algum objetivo buscar a autorrealização em terceiros, por exemplo, uma mãe que queria ter sido bailarina levar sua filha a um processo exaustivo para que se torne uma dançarina, não dando opção para que ela tome outra decisão”, comenta Juliana.

Como pais, a escolha de qual habilidade incentivar é totalmente particular, mas o importante é dar à criança a oportunidade de experimentar o máximo de opções possíveis.

Assim, ela estará segura para buscar um espaço que seja o mais adequado possível para as suas inclinações. “Uma criança bem direcionada torna-se um adulto mais seguro”, lembra a psicóloga.

Mas o que é o talento?

Outro fator muito importante para a evolução dos filhos é que os pais compreendam bem o conceito de talento para que possam passar a mensagem correta às crianças.

Os adultos precisam questionar o que entendem como talento, o que estão apresentando aos seus pequenos e quais são suas expectativas em relação a eles. Só assim será possível direcionar as crianças da maneira correta.

Além disso, é preciso estar atenta aos excessos. A atual geração Z tem a característica de fazer muitas atividades, sem se aprofundar em nenhuma delas. Nesse caso, a única solução é um trabalho focado e direcionado para o autoconhecimento.

Sendo assim, quando a criança demonstra dom para algo em específico, o ideal é que os pais a incentivem, direcionem e apresentem os prós e contras, permitindo que ela fortaleça suas próprias escolhas.

Por Disney Babble.

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais