Vovô coruja, pequeno feliz

Se a avó é mãe duas vezes, o avô é uma figura paterna mais experiente, sempre pronto para aconselhar, ajudar, inventar os mais diversos brinquedos e brincadeiras e, também, repreender quando necessário. Com mais tempo e mais paciência, o vovô é aquele abraço que dá segurança, aquele ombro que consola, aquela companhia que ensina e diverte! Sem a pressa de outros tempos, o avô pode acompanhar de perto e com calma o crescimento dos pequenos, passando horas e horas os vendo brincar, ou melhor, brincando junto, sem a obrigação e a correria da rotina de outrora.

Afinal, com os cabelos brancos, vem também a vontade de aproveitar cada momento com os netos, o mais devagarinho possível. O coração amolece e, muitas vezes, papais exigentes e rigorosos, se tornam verdadeiros vovôs coruja, prontos para a próxima brincadeira ou para mais uma historinha antes de dormir!

Vovôs ativos na área

Diferente de alguns anos atrás, os vovôs de hoje quase não se parecem com aqueles que passavam o dia todo em uma poltrona lendo seu jornal… Nada disso! A nova geração de vovôs e vovós está pronta para se movimentar, viajar e se divertir! Quem tem a sorte de ter um vovô parceiro por perto, sabe a delícia que é conviver com alguém tão experiente e tão jovem ao mesmo tempo, com um baú de histórias para contar e muita energia para curtir deliciosos momentos com os netinhos. Essa relação, assim como entre avós e netos, é uma incrível troca de afeto, conhecimento e aprendizado.

Vovô, muito obrigado

Avô herói, avô amigo, avô pai, avô professor, avô contador-de-histórias… A realidade é que, pertinho ou de longe, os vovôs são pessoas que marcam nossas vidas de um jeito único, deixando deliciosas lembranças para sempre… 

Hora da história com o vovô

A Equipe de Curadoria da Leiturinha preparou uma dica especial para a hora da leitura entre avós e netinhos! Conheça os 12 livros infantis para ler com os avós.

E você? Você conhece algum super vovô? Compartilhe com ele esta homenagem! <3  

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.