Quem aí ainda tem um grande amigo que fez na infância? Fazer amigos é natural para os pequenos, mas alguns desafios que eles podem encontrar na escola nova, ou num ambiente que não é muito familiar podem ser superados com a ajuda de um livro bastante especial…

Dica de leitura: Um amigo assim para mim
Autora:
 Vana Campos
Editora: Cachecol
Melhor Idade: a partir de 6 anos

Desde o nascimento a criança está em contato com o meio social. A relação que ela estabelece com esse meio influenciará muito em seu desenvolvimento. A amizade, por exemplo, tem um espaço muito importante na vida de qualquer pessoa desde a infância, pois ela constitui os laços de afeto que nos sustentam a vida inteira e que nos permitirão obter conforto nos momentos tristes, dividir nossas alegrias, aprender o sentido de cooperação, lealdade e solidariedade.

A dica de hoje trata desse tema tão importante na vida dos pequenos: a amizade. O livro Um amigo assim para mim, de Vana Campos, nos ensina que o amigo é aquele que é igualzinho a você, só que diferente! Aquele que tem ideias diferentes, mas que combinam com as suas muito bem.

Entender sobre esse tipo de relação proporciona à criança a descoberta de muitos aspectos sobre a convivência em grupo, como por exemplo, a percepção de estar junto com o outro, o respeito e a questão do limite, uma vez que para se estruturar uma boa amizade é necessário seguir algumas regras. Um dos maiores ganhos nessa etapa da vida é conhecimento sobre si mesmo e sobre o outro. Esse aprendizado será proporcional ao amadurecimento da criança.

Algumas sugestões para você que podem ajudar seu pequeno ter boas e duradouras amizades é que oferecer oportunidades de socialização, elogiar os comportamentos sociais positivos dos filhos e mediar soluções de conflitos entre os pequenos amigos.

Leia Um amigo assim para mim no seu tablet ou no computador com o App Leiturinha Digital! Boa Leiturinha! 😙

Profile photo of Equipe de Curadoria da Leiturinha

Esta matéria foi produzida pela Equipe de Curadoria da Leiturinha, composta por psicólogas, pedagogas, educadoras e mamães. Elas são especialistas em literatura e desenvolvimento infantil e são responsáveis pela seleção dos livros enviados mensalmente pelo clube.