Um livro para ajudar os pequenos a lidar com o medo de escuro

fev 23, 2018 | 4 - 6 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Orion é uma constelação. Você pode vê-la de quase qualquer canto da terra, especialmente nas noites escuras de verão. Orion é também  um garotinho. Como toda criança, ele tem medo de algumas coisas… Mas, o que mais o apavora é o ESCURO!

A Equipe de Curadoria da Leiturinha selecionou a obra de Emma Yarlett, Orion e o Escuro para os pequenos leitores, devido à sua temática que aborda o medo de escuro – comum entre as crianças, e, sejamos sinceros, em muitos adultos também!

Orion e o Escuro

Nesta história, o garotinho Orion é muito esperto e inteligente, mas seu medo o impede de ter uma noite de sono tranquila e feliz e de curtir outros espaços da casa. Assim, para se ver livre de seu medo, ele cria ideias mirabolantes: uma lâmpada que dure para sempre, pintar o quarto com tinta fluorescente e até capturar o sol! Mas nada resolve! Até que um dia se cansa de tanto medo e, muito bravo, manda o Escuro ir embora! O que ele não esperava, era que o Escuro, em pessoa, iria lhe fazer uma visitinha! Depois do susto gigantesco inicial, Orion resolve conhecê-lo melhor, e o Escuro o ajuda a visitar lugares que ele tinha muito medo! Descobriram, juntos, que os lugares escuros podiam ser muito divertidos, e que o céu noturno, que trazia a escuridão, era, na verdade, mágico e belíssimo!

Por que a Equipe de Curadoria da Leiturinha recomenda este livro?

Para os pequenos que têm medo de escuro, este livro pode ser um ótimo instrumento. Ele mostra que as fantasias podem ser assustadoras quando a luz está apagada, mas que a mesma fantasia pode criar brincadeiras incríveis e inventar coisas maravilhosas! Para os pequenos que adoram um quartinho escuro e aconchegante para dormir, este livro pode gerar sentimentos de empatia, com os coleguinhas que têm medo, e pode também ser uma experiência divertida, ver o escuro e o céu noturno de uma forma diferente. O olhar assustador pode dar lugar ao olhar curioso, e, então, o escuro pode ser um companheiro de aventuras.

Com detalhes cuidadosos e ótima qualidade gráfica, Emma Yaslett escreveu e ilustrou esta história, que tem como pano de fundo o céu e suas constelações. Num linguajar convidativo e bem humorado, é uma ótima leitura para se fazer em família.  

Confira: 6 dicas para ajudar os pequenos a lidar com o medo do escuro.

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais